Aprender como encantar clientes é fundamental para que sua empresa se mantenha competitiva e com plena capacidade de crescimento. Assim, melhorar a experiência do seu público promete aumentar os lucros no curto prazo e levar a expansão da marca em momentos futuros.

O encanto, diferente de outras formas de relacionamento com a audiência, representa um grau mais profundo de fidelização, alcançado apenas por meio de produtos e serviços de qualidade, alinhados a um atendimento humanizado e atencioso.

Se você quer aprender como encantar seus clientes e potencializar suas vendas, continue a leitura!

O que significa encantar os clientes?

Esse termo que parece até associado a ideias lúdicas, normalmente indica uma situação de ótima relação entre os consumidores e a empresa. Tal prática traz diversos benefícios para negócios de todos os tamanhos.

A Disney, por exemplo, é reconhecida por encantar os visitantes e oferecer um atendimento de primeira linha em seus parques, atraindo pessoas do mundo inteiro a fim de conhecer os produtos e serviços ofertados. Agora, olhando para a realidade do seu negócio, podemos definir o encanto dos clientes como:

  • aumento da satisfação dos consumidores;
  • recomendação;
  • fidelização de clientes;
  • menor custo de aquisição de clientes;
  • fortalecimento da autoridade da marca; e
  • ganho de credibilidade no mercado.

Como encantar os clientes na prática?

Agora que você já entende como esse conceito é importante para auxiliar no desenvolvimento de melhorias na empresa, veja como adaptar esses conceitos teóricos para o dia a dia do seu negócio.

1. Faça o arroz com feijão

O primeiro passo para encantar clientes é fazer o básico bem feito, o famoso arroz com feijão. Por meio de um trabalho simples e competente, você pode superar as expectativas dos consumidores e apenas depois, pensar em aprimorar diversos aspectos do seu negócio.

A verdade é que grande parte das empresas brasileiras ainda precisam melhorar questões básicas como gestão, atendimento, cumprimento de prazos e demais pontos que compreendam o mínimo necessário. Ao cuidar bem desses aspectos simples, você já está acima da média nacional, sem dúvida alguma.

Depois, você pode pensar em estratégias de fidelização de clientes, entender quais as dores, os desejos, os medos e as objeções da sua audiência. As suas decisões devem se basear nesses elementos, para garantir que as necessidades dos clientes serão supridas pelos seus produtos e serviços.

2. Entregue valor

Com o objetivo de encantar clientes, você precisa gerar valor para o indivíduo que depositou sua confiança na sua oferta. Isso significa oferecer soluções para os problemas desses consumidores de forma que eles realmente enxerguem o quão valioso o seu serviço ou produto é, fazendo com que o preço não seja uma objeção.

Muitas vezes, quando o cliente acha que algo está caro, é porque não enxerga valor no que está sendo vendido. Então, a fim de que o público fique encantado com os seus produtos e a qualidade do seu serviço, é preciso contribuir com o sucesso dos seus clientes.

Assim, eles passam a valorizar ainda mais a sua empresa, se tornando promotores da marca, o que reduz custos para o seu negócio e aumenta sua cartela de consumidores.

3. Supere as expectativas

Uma vez que você já garantiu o básico bem feito e tem em mente que é preciso entregar valor para os seus clientes, supere as expectativas do seu público. Entregue além do combinado e faça ofertas exclusivas, ou seja, mostre opções que os consumidores não encontram nos seus concorrentes.

Para isso, você precisa ter conhecimento de mercado, saber o que outras empresas desse setor estão fazendo e como você pode se destacar. Analise as lacunas do seu nicho e tente suprir com produtos e serviços incríveis na intenção de superar as expectativas dos clientes.

4. Foque na jornada de compra

A jornada de compra do cliente deve ser um dos seus principais focos estratégicos para garantir o encantamento. Você precisa considerar:

  • os pontos de contato do cliente com a empresa;
  • os canais de atendimento utilizados pelo consumidor;
  • por quais etapas ele passa antes de comprar;
  • quais as principais dúvidas que ele tem ao longo da jornada;
  • quais as necessidades do cliente em cada fase do relacionamento com a sua empresa.

Garanta a melhor experiência possível em cada um desses pontos e não esqueça de tirar todas as dúvidas que o seu cliente tem com o objetivo de diminuir os atritos de compra.

Isso com certeza irá melhorar a qualidade do serviço oferecido e, consequentemente, a percepção do valor que o cliente tem a respeito da sua empresa. Encantar consumidores vai além de apenas causar uma boa impressão. É preciso gerar um impacto positivo na vida deles e solucionar problemas, conectando sua marca aos seus clientes.

5. Crie uma estratégia de pós-venda

O processo de encantar clientes não termina quando uma compra é finalizada. É preciso garantir também uma excelente experiência de pós-vendas a fim de manter a satisfação do consumidor lá no alto.

Mantenha contato com seus clientes depois da compra, perguntando se o produto atingiu as expectativas e o que mais você pode fazer para ajudá-lo. Além disso, é interessante manter o relacionamento com o consumidor a longo prazo na intenção de entender como o seu negócio consegue contribuir para outras necessidades que o cliente possa ter no futuro.

6. Fortaleça o relacionamento

Uma das melhores maneiras de encantar clientes é fortalecer o relacionamento com eles e apostar em estratégias de fidelização. Mas como fazer isso? Com atendimento de primeira, baixo tempo de espera, alta taxa de esclarecimentos e resolução de problemas.

Nunca deixe um cliente sem respostas e busque sempre permitir o acompanhamento da solicitação do consumidor para ele ter perspectivas de quando o seu problema será resolvido e qual o status atual do chamado.

Além disso, a fim de fortalecer o relacionamento, é necessário ir atrás das informações sobre os clientes, expandindo seu conhecimento sobre quem são eles, do que eles precisam e qual o momento de vida que estão enfrentando. Assim, você consegue aprimorar suas soluções e personalizar cada vez mais o seu serviço para um público fiel.

7. Estruture a empresa

A excelência nos serviços oferecidos aos seus clientes vem de dentro da sua empresa. Por isso, se o seu objetivo é encantar consumidores, é preciso estruturar o seu negócio de ponta a ponta, fortalecendo, principalmente, 3 pilares: processos, pessoas e soluções de tecnologia.

A sua empresa deve ter operações organizadas e controladas por métricas e metas bem definidas. Além disso, o time precisa ser constantemente treinado para enfrentar os novos desafios da empresa e atender a demanda de clientes, principalmente em um momento de escalada do negócio.

8. Use a tecnologia

Outro ponto importante é adotar ferramentas tecnológicas para suportar os processos e facilitar o trabalho da equipe. Hoje, existem diversas soluções de gerenciamento de time e de atendimento ao cliente que automatizam tarefas manuais, agilizando as operações na sua empresa, além de aumentar a produtividade dos profissionais.

Por isso, analise as possibilidades disponíveis e defina quais tecnologias você precisa adotar com a intenção de otimizar o fluxo de trabalho na empresa. Tudo isso contribui ativamente para um melhor desempenho do negócio junto aos clientes e, consequentemente, para um serviço de excelente qualidade, que encantará seus consumidores.

9. Tenha um bom atendimento

O atendimento não poderia ficar de fora da nossa lista. Para muitos consumidores esse é um fator determinante na decisão de fidelidade à marca. Portanto, não deixe de treinar sua equipe, oriente sobre as boas práticas e, principalmente, tenha empatia com seu público.

A capacidade de se colocar no lugar do cliente é fundamental a fim de desenvolver produtos com mais qualidade, conhecer de fato as suas dores e conseguir apresentar soluções inovadoras nesse mercado.

10. Diversifique as opções de pagamento

Ao implementar melhorias nos sistemas de pagamento, você traz mais inteligência, segurança e praticidade para a empresa e aos consumidores. Por isso, implementar diversas possibilidades de pagamento contribui diretamente para o conforto do público.

Opções de pagamento à vista e parcelado, são os mais básicos, mas é possível estender essa lista na intenção de incorporar o PIX, QR Code, Transferências, PayPal e outras alternativas. Assim, o cliente pode utilizar o meio de pagamento que é mais conveniente em seu planejamento financeiro, garantindo que o processo de compra seja ainda mais simples.

Quais os benefícios de encantar os clientes?

Ao colocar tais ideias em prática, você consegue aumentar a satisfação dos atuais clientes, potencializar sua fidelidade e ainda pode atrair um novo público. Assim, com mais vendas e recursos disponíveis, sua empresa entra em um ciclo positivo de desenvolvimento que gera mais resultados e permite melhorias constantes em sua oferta.

Mesmo que você consiga implementar apenas algumas das ideias apresentadas, isso já funciona no intuito de melhorar aspectos fundamentais da empresa, mudando definitivamente a imagem de sua corporação no mercado.

Viu como encantar clientes é uma prática possível para qualquer realidade? Diferente do que muitos empreendedores imaginam, empresas líderes não iniciam sua trajetória com grandes investimentos, mas com pequenos ajustes no cotidiano que tornam a experiência de consumo do seu público cada vez melhor.

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