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Você sabe como encantar clientes? Essa prática traz diversos benefícios para as empresas de todos os tamanhos. A Disney, por exemplo, é reconhecida por encantar seus visitantes e oferecer um atendimento de primeira linha em seus parques. 

Mas, especialmente para os pequenos negócios, encantar clientes pode significar:

  • aumento da satisfação dos consumidores
  • recomendação
  • fidelização de clientes
  • menor custo de aquisição de clientes
  • fortalecimento da autoridade da marca
  • credibilidade no mercado

Então, se você quer colher todos esses resultados, confira as dicas que preparamos para você encantar clientes. Vem ler!

  1. Faça o arroz com feijão 

O primeiro passo para encantar clientes é fazer o básico bem feito, o famoso arroz com feijão. Essa é a base para, em seguida, superar as expectativas dos consumidores, já que os principais pilares do trabalho já estão garantidos. 

Para criar suas estratégias e fidelizar os clientes, entenda quais as dores, os desejos, os medos e as objeções da sua audiência. As suas decisões devem se basear nesses elementos, para garantir que as necessidades dos seus clientes serão supridas pelos seus produtos e serviços. 

  1. Entregue valor

Para encantar clientes, você precisa entregar valor. Isso significa oferecer soluções para os problemas desses consumidores de forma que eles realmente enxerguem o quão valioso o seu serviço ou produto é, para que o preço não seja uma objeção. 

Muitas vezes, quando o cliente acha que algo está caro, é porque não enxerga valor no que está sendo vendido. Então, para que o público fique encantado com os seus produtos e a qualidade do seu serviço, é preciso contribuir para o sucesso dos seus clientes. 

Assim, eles passam a valorizar ainda mais a sua empresa, se tornando promotores da marca, o que reduz custos para o seu negócio e aumenta sua cartela de consumidores. 

  1. Supere as expectativas 

Uma vez que você já garantiu o básico bem feito e tem em mente que é preciso entregar valor para os seus clientes, supere as expectativas do seu público. Entregue além do combinado e faça ofertas únicas, que os clientes não encontram nos seus concorrentes. 

Para isso, você precisa ter conhecimento de mercado, saber o que outras empresas do seu setor estão fazendo e como você pode se destacar. Analise as lacunas do seu nicho e tente suprir com produtos e serviços incríveis para superar as expectativas dos clientes. 

  1. Foque na jornada de compra 

A jornada de compra do cliente deve ser um dos seus principais focos estratégicos para garantir o encantamento. 

Você precisa considerar:

  • os pontos de contato do cliente com a empresa
  • os canais de atendimento utilizados pelo consumidor
  • por quais etapas ele passa antes de comprar
  • quais as principais dúvidas que ele tem ao longo da jornada
  • quais as necessidades do cliente em cada fase do relacionamento com a sua empresa

Garanta a melhor experiência possível em cada um desses pontos e não esqueça de tirar todas as dúvidas que o seu cliente tem para diminuir os atritos de compra. 

Isso com certeza irá melhorar a qualidade do serviço oferecido e, consequentemente, a percepção do valor que o cliente tem a respeito da sua empresa. 

Encantar consumidores vai além de apenas causar uma boa impressão. É preciso causar um impacto positivo na vida deles e solucionar problemas, conectando sua marca aos seus clientes. 

  1. Crie uma estratégia de pós-venda

O processo de encantar clientes não termina quando uma compra é finalizada. É preciso garantir também uma excelente experiência de pós-vendas para manter a satisfação do consumidor lá no alto. 

Mantenha contato com seus clientes depois da compra, perguntando se o produto atingiu as expectativas e o que mais você pode fazer para ajudá-lo. Além disso, é interessante manter o relacionamento com o consumidor a longo prazo para entender como o seu negócio consegue contribuir para outras necessidades que o cliente possa ter no futuro. 

  1. Fortaleça o relacionamento 

Uma das melhores maneiras de encantar clientes é fortalecer o relacionamento com eles e apostar em estratégias de fidelização. 

Mas como fazer isso? Com atendimento de primeira, baixo tempo de espera, alta taxa de respostas e de resolução de problemas.

Nunca deixe um cliente sem respostas e busque sempre permitir o acompanhamento da solicitação do consumidor para que ele tenha perspectivas de quando o seu problema será resolvido e qual o status atual do chamado. 

Além disso, para fortalecer o relacionamento, é necessário ir atrás das informações sobre os clientes, expandindo seu conhecimento sobre quem são eles, do que eles precisam e qual o momento de vida que estão enfrentando. Assim, você consegue aprimorar suas soluções e personalizar cada vez mais o seu serviço para um público fiel. 

  1. Estrutura a empresa internamente

A excelência nos serviços oferecidos aos seus clientes vem de dentro da sua empresa. Por isso, se o seu objetivo é encantar consumidores, é preciso estruturar o seu negócio de ponta a ponta, fortalecendo, principalmente, 3 pilares: processos, pessoas e soluções de tecnologia. 

A sua empresa deve ter operações organizadas e controladas por métricas e metas bem definidas. Além disso, o time precisa ser constantemente treinado para enfrentar os novos desafios da empresa e atender a demanda de clientes, principalmente em um momento de escalada do negócio. 

O terceiro ponto é adotar ferramentas tecnológicas para suportar os processos e facilitar o trabalho da equipe. 

Hoje, existem diversas soluções de gerenciamento de time e de atendimento ao cliente que automatizam tarefas manuais, agilizando as operações na sua empresa, além de aumentar a produtividade dos profissionais. 

Por isso, analise as possibilidades disponíveis e defina quais tecnologias você precisa adotar para otimizar o fluxo de trabalho na empresa.

Tudo isso contribui ativamente para um melhor desempenho do negócio junto aos clientes e, consequentemente, para um serviço de excelente qualidade, que encantará seus consumidores. 

O que você achou do post de hoje? Se você quer saber mais sobre encantamento de clientes, confira o episódio do nosso podcast sobre o assunto, com José Galló: Podcast – Você sabe o que é encantamento de clientes na prática?

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