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O Dia do Cliente é uma excelente oportunidade de ficar mais perto dos seus consumidores. Confira algumas dicas para a data e o mês!

O Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro, está chegando. A sua empresa está preparada? O momento oferece algumas oportunidades para os negócios se aproximarem dos consumidores, expandirem a sua base de clientes, criarem ações criativas de vendas e aumentarem o faturamento no fim do mês.
No post de hoje, confira 7 dicas para melhorar os seus resultados no Dia do Cliente e no mês dedicado ao consumidor. Vem ler!

1. Utilize as redes sociais

Para chamar a atenção dos seus clientes, promover os seus produtos, as suas promoções e aumentar suas vendas, aposte nas redes sociais. Faça um post específico só sobre o Dia do Cliente, pedindo alguma interação no final, seja para os seguidores comentarem algum desejo ou experiência, seja para marcarem algum conhecido nos comentários.

Com isso, além de aumentar o engajamento da publicação, você pode atrair mais pessoas interessadas naquilo que você vende e publica no seu Instagram. Mas é importante criar um post realmente relevante para a sua audiência e que tenha a ver com o Dia do Cliente.
Para manter o público interessado, estenda suas ações em homenagem aos clientes para o restante do mês. Assim, você aproveita o engajamento da data.

2. Faça promoções personalizadas

Promoções focadas no Dia do Cliente também são uma boa pedida para a data. Assim, você cria exclusividade. O tempo limitado da promoção pode estimular as pessoas a comprarem. Afinal, se elas não aproveitarem o tempo em que a oferta fica disponível, perdem a chance de comprar ou tem que esperar até o ano que vem para isso.
Por isso, pense em alguma oferta exclusiva para o dia, seja um desconto, seja um produto especial.
Mas não pare por aí e continue aproveitando o mês do cliente para criar oportunidades de vendas e personalizar ofertas. Com isso, você ganha vantagem competitiva, porque nem todas as empresas vão ter a mesma iniciativa.
Além disso, você pode aproveitar o momento para oferecer condições especiais de pagamento, como possibilidade de pagar em mais vezes, utilizar pix, link de pagamento, cartão ou boleto.

3. Proponha parcerias

As parcerias podem trazer muitos benefícios para as empresas. Mas é preciso encontrar parceiros de negócios que façam sentido para a sua marca. Pense em como você pode complementar aquilo que vende para propor parcerias com outras empresas.
Para o mês e o Dia do Cliente, a ideia é criar kits personalizados que envolvam os produtos ou serviços de ambas as marcas para atrair um público mais amplo. Você e o negócio parceiro podem até fazer uma live para divulgar o que vai ser vendido.
Não esqueça de medir os resultados das suas campanhas de vendas, tanto no geral, como com as marcas parceiras. Assim, você consegue avaliar o que valeu a pena e o que pode ser melhor para o próximo ano.
Além disso, se a parceria vingar, porque não estender as ações em conjunto e criar outras ofertas para os clientes mesmo depois do dia 15?

4. Aproveite para fidelizar clientes

Se você fizer alguma parceria para o Dia do Cliente, é provável que aumente a sua base de seguidores e de pessoas interessadas na sua marca. Por isso, é importante aproveitar o momento para fidelizar esses novos clientes.
Então, aposte em entregar conteúdo relevante para essas pessoas e ofereça um serviço de excelência para elas, inclusive, durante o pós-venda.
Se você ainda não utiliza o e-mail para se comunicar com os seus consumidores, essa pode ser uma oportunidade para começar. Por esse canal, você pode enviar lembretes de eventos, de lançamentos e de promoções para os clientes.
Além disso, você garante uma outra forma de comunicação com as pessoas que não seja pelas redes sociais. Afinal, problemas com essas mídias podem acontecer e, se você não tem mais nenhuma forma de contato com os seus clientes, o seu negócio fica mais vulnerável aos prejuízos financeiros.

5. Crie anúncios

Os anúncios são uma forma muito eficiente de conectar os seus produtos às pessoas interessadas no que você vende. Mas, para que o seu anúncio se destaque no feed, é necessário despertar a curiosidade do público e alinhar a oferta proposta com a audiência trabalhada.
Pense no público-alvo, em quais interesses essas pessoas podem ter, na faixa etária e na região que você quer alcançar com seus anúncios. Como estamos falando de uma estratégia paga, quanto mais refinado for o seu conhecimento sobre o público, maiores as chances de ter um retorno positivo com essa iniciativa.
Mas antes de criar os seus anúncios, defina um orçamento e um período para as suas campanhas. Esse planejamento é fundamental para você acompanhar seus resultados e a evolução dos seus anúncios ao longo do tempo. Teste diferentes chamadas e compare quais anúncios converteram mais e geraram mais vendas.

6. Foque no atendimento

Lembra que falamos sobre fidelizar os novos clientes? Então, nesse cenário, o atendimento é um dos aspectos mais importantes. E isso não podia ser diferente, ainda mais no mês do cliente.
Mas o que significa entregar um atendimento de excelência para os seus consumidores? Um dos pilares dessa prática é responder a todos os seus clientes com rapidez. Afinal, as pessoas estão cada vez com mais pressa de receberem respostas das empresas. Depois, é preciso realmente resolver as demandas que chegam dos seus clientes.
Se você ainda não adota sistemas especializados em suporte, considere essa possibilidade. Afinal, eles tornam o atendimento muito mais rápido e fácil, tanto para os clientes, como para a sua equipe.
Essas ferramentas permitem categorizar e organizar os chamados, delegar tarefas e acompanhar os status das solicitações, o que ajuda muito a não deixar os clientes sem resposta.
Mas mesmo que não seja o momento de adotar um sistema como esse na sua empresa, se preocupe em absorver a demanda que chega, para manter a satisfação dos consumidores.

7. Prepare a sua equipe

Ainda pensando na excelência do atendimento, é fundamental preparar a sua equipe para o Dia do Cliente e para o restante do mês.
Quando você faz promoções, o interesse das pessoas pelos seus produtos podem aumentar. Da mesma forma, podem surgir mais dúvidas e um volume maior de solicitações. Por isso, o seu time precisa estar preparado.
Para os seus funcionários não ficarem sobrecarregados, é interessante criar um processo eficiente para o atendimento e estabelecer uma espécie de protocolo para responder as perguntas mais frequentes dos clientes. Se você achar necessário, contrate funcionários temporários para o período.
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