Você pode não conhecer a fundo, mas hoje em dia o lojista enfrenta várias dificuldades ao fazer a gestão de pagamentos do seu negócio.
São centenas de transações a serem recebidas, dezenas de pagamentos a serem realizados e muitas vezes falta tempo para organizar e conciliar esses pagamentos. O que acaba refletindo e gerando erros em seu fluxo de caixa.

E sabemos que o fluxo de caixa é uma das principais dores de qualquer negócio, já que sinaliza a saúde financeira de uma empresa. Muitos empreendedores têm dificuldade em realizá-lo com excelência por falta de tempo, de controle, complexidade, gestão manual, entre muitos outros erros comuns, seja por inexperiência do lojista ou desconhecimento sobre a área financeira.

Mas o que é o fluxo de caixa, afinal?

É uma ferramenta fundamental de controle financeiro para qualquer negócio. Toda empresa, independente do porte e do nível de maturidade, deve se preocupar com o fluxo de caixa.

Ele revela o saldo disponível do empreendimento e possibilita uma visão correta de quanto capital a empresa tem, onde e para qual finalidade foram gastos os recursos.

Para ficar mais claro – no fluxo de caixa é preciso ter todos os registros das movimentações, sejam elas:

  • Pagamentos realizados: de funcionários, compras, fornecedores, despesas fixas e variáveis, comunicação, manutenções, serviços terceiros, impostos, infraestrutura do local, limpeza, etc
  • Recebimentos realizados: sejam de vendas feitas à vista, a prazo, em cheque, duplicatas, rendimentos de aplicações etc
  • Previsão de pagamentos e recebimentos: tudo que o lojista  já sabe que vai gastar ou receber. Ex: caso tenha feito uma compra em 12x, já deve ser registrado todos os gastos que terá mês a mês. Assim como se tiver feito uma venda em 12x, é preciso registrar o valor que irá receber a cada 30 dias.

Então, somente realizando um fluxo de caixa completo e adequado que o lojista terá total controle financeiro de sua empresa. Temos um outro artigo aqui no nosso blog, pra te ajudar a entender um pouco mais sobre esse tema!

Como ter um bom controle de fluxo de caixa?

Para conseguir ter um bom controle de fluxo de caixa, o lojista precisa fazer conciliação, ou seja, comparar todas as entradas e saídas e ver se todos os valores estão batendo.

A conciliação é em geral um processo totalmente manual. E para fazer isso, o lojista passa horas juntando informações de recebimentos de seus bancos, verificando se os recebimentos estão certos, organizando os dias em que vão receber os pagamentos. Isso tudo enquanto precisa pagar seus funcionários, gerir seu negócio, vender seus produtos/serviços e pagar suas contas.

Já dá para entender o quanto é uma tarefa que demanda tempo e é trabalhosa, certo?
E é aqui onde o Stone Partner Program  entra para facilitar a automatizar esse processo tão doloroso para seu cliente!

A conciliação Stone

A Stone permite que sua conciliação de recebíveis demonstre todo o movimento financeiro processado com a adquirente (vendas, recebimentos, cancelamentos, ajustes, chargebacks e taxas), mostrando o valor líquido e bruto de cada movimentação. É possível fazer também o cruzamento das informações da adquirente com as informações enviadas no extrato bancário.

A conciliação diz a real situação financeira de um negócio, auxiliando na tomada de decisões importantes. É a partir desse exercício que o empreendedor coloca lado a lado despesas, recebimentos e o saldo disponível, conferindo se as movimentações previstas foram realizadas e se os resultados encontrados apresentam ou não divergências

Quem recebe por meio de boletos, cartões de crédito ou débito, por exemplo, depende dessa tarefa para evitar prejuízos.

Os valores originados de vendas ou da prestação de serviços caem diretamente na conta bancária da pessoa jurídica. Portanto, é a partir da conciliação que é confirmado se o valor a receber da adquirente e os descontos, como aluguel de terminal, foram recebidos/descontados corretamente.

Como você pode ajudar seu cliente com essa funcionalidade?

Olhando para isso, como você, com seu software de gestão, pode ajudar ainda mais o seu cliente nesse grande desafio?
Se posicionando ainda mais como parceiro do seu cliente, trazendo produtos que façam sentido para ele, que atendam sua necessidade e que o ajudem em uma das suas principais dores.

Temos a solução para você levar conciliação automática para seu cliente, fazendo assim com que ele poupe várias horas por mês e tenha o resultado que precisa!

Como você consegue levar esse benefício para seu cliente?

Ao se tornar um parceiro do Stone Partner Program, conseguimos te ajudar a ter um produto ainda mais completo integrando nossa conciliação de recebíveis com o seu software.
Com isso, seu cliente não precisa mais ficar contando filipetas, perdendo horas para saber quanto vai receber e em qual dia. Todas essas informações ficarão disponíveis no seu software para seu cliente somente consultar.

Imagine quanto tempo você estará devolvendo ao seu cliente,  para ele usar da melhor maneira que entender e fazer seu negócio crescer.
Você consegue integrar seu software com nossas soluções de pagamento por meio de APIs e SDKs. Temos vários tipos de soluções para atender bem a necessidade dos seus clientes. De soluções de venda integrada à conciliação. Tanto para pagamentos no mundo físico quanto no mundo digital.

Falando especificamente de conciliação, a integração é feita por uma API, em que enviamos diariamente informações da programação de recebimento do lojista para seu sistema. E assim, você consegue disponibilizar esses dados no seu front. Com isso seu cliente consegue consultar a agenda de recebíveis de tudo que foi transacionado pela Stone dentro do seu próprio software.
Clique aqui e conheça mais nossa API de Conciliação.

Alguém já fez isso?

Sim! Temos vários parceiros que já tem produtos integrados com a gente.
Um deles é a Dental Office, um software para clínicas e consultórios odontológicos. Olha o que falam sobre nossa parceria:
“Temos certeza que esse passo, em conjunto com a Stone, é um importante avanço para facilitar o controle financeiro e otimizar o tempo dos nossos clientes, com muita segurança. Ao longo destes primeiros 12 meses de parceria, percebemos a satisfação dos clientes e já estamos nos preparando para oferecer mais soluções integradas para ajudar na gestão de clínicas e consultórios odontológicos de todo o Brasil.”

E você, quer também oferecer essa solução integrada e levar ainda mais valor ao seu cliente?

Fale com a gente! É só preencher o formulário neste link e entraremos em contato para entender como a Stone pode te ajudar a evoluir!