Todo mundo está falando em marketing de relacionamento, mas você tem dúvidas sobre o que exatamente isso significa? Não se preocupe, faz parte do processo empreendedor estar em constante aprendizado.
Para que você não fique mais confuso com esse tema, que tal descobrir do que se trata, a sua importância e como colocar em prática em seu negócio? Essas são exatamente as informações que vamos te contar. Basta continuar a leitura!
O que é marketing de relacionamento?
Trata-se de uma vertente do marketing que envolve um conjunto de estratégias tanto publicitárias quanto de atendimento voltadas a construir um relacionamento contínuo dos clientes com a marca, tornando-os fãs dos produtos ou serviços oferecidos.
Mais que isso, cria um vínculo de proximidade profundo entre empreendimento e consumidor, já que por meio de diversas ações consegue ativar o componente emocional superando o mero contato comercial. Entenda melhor a seguir!
Qual seu objetivo?
Enquanto, em outras estratégias publicitárias o objetivo é apenas vender, o marketing de relacionamento visa desenvolver um laço a longo prazo do negócio com o cliente para se aproximar desse público garantindo sua preferência. Dessa maneira, busca alimentar tal relação e consolidá-la como positiva para:
- reduzir a influência da concorrência;
- atrair novos consumidores;
- obter divulgadores;
- fidelizar compradores;
- gerar receita recorrente;
- aumentar o valor médio de compra;
- garantir a manutenção e o crescimento do empreendimento.
Para que serve?
No marketing de relacionamento não basta conseguir fechar a venda, é preciso manter o cliente atraído e dando preferência para o negócio em suas relações de consumo. Esse favoritismo deve ser baseado em mais que a qualidade dos produtos ou serviços, na falta de opções ou outras estratégias tradicionais, depende de ações de aproximação e engajamento para ser bem sucedido.
Como funciona?
Como em qualquer relacionamento, as interações são fundamentais para o funcionamento desse tipo de marketing. Assim, contato e comunicação são fatores determinantes. Entretanto, nem sempre isso significa uma conversa direta.
Ou seja, desde aquela postagem de divulgação nas redes sociais, que serve para captar a atenção de potenciais consumidores, até boas práticas que garantam a confiança do público, são parte do processo de fazer com que os clientes se sintam acolhidos e respondidos pela marca.
Quais são os meios envolvidos?
A aplicação do marketing de relacionamento depende de 3 importantes pontos: ferramentas, canais e metodologias. Quanto às primeiras, tratam-se especialmente de softwares de coleta de dados, soluções de automação e sistemas de gestão dos processos.
Em relação aos métodos de posicionamento, os mais úteis envolvem principalmente conhecimentos sobre branding, estratégia de conteúdo, jornada do cliente e customer success. Já as vias de contato que se destacam são:
- e-mail;
- redes sociais;
- chats;
- aplicativos de mensagens instantâneas;
- site;
- SAC.
Como implementar o marketing de relacionamento em um negócio?
Não é possível dizer que o marketing de relacionamento é fácil de implementar. Afinal, construir uma relação de confiança a longo prazo com seu público depende de diversos aspectos. Mas, com nossa ajuda você vai fazer acontecer. A seguir, veja as melhores dicas para garantir seu sucesso nisso!
Foque no consumidor
O marketing de relacionamento é totalmente vinculado ao que o consumidor espera e valoriza. Assim, para implementá-lo com sucesso, antes de mais nada é preciso colocar o cliente no centro das estratégias do negócio.
Desde os produtos ou serviços disponibilizados até a atuação dos setores de propaganda, vendas ou atendimento devem ter suas definições, direcionamentos, metas, ações e planos pautados pelo foco no público.
Conheça o cliente
Todas as ações, estratégias e comportamentos da marca devem ser guiados pelo perfil do consumidor que visa atingir. Sem isso, tanto os recursos empregados estão sendo desperdiçados no que não gera resultados quanto às atitudes adotadas podem afastar seus clientes ao invés de atraí-los.
O ideal é entender hábitos, necessidades, demandas, desejos e problemas deles. Assim como, buscar saber suas características demográficas — idade, classe social, área em que residem etc. Cruzando esses elementos será capaz de conhecer os principais grupos a atender. A partir disso, fica fácil definir a melhor abordagem.
Segmente e personalize
Agora que você já entende o perfil dos consumidores que buscam pelo seu estabelecimento, é hora de focar suas estratégias neles. A segmentação permite criar ações específicas visando atender certos grupos, classificados por critérios relevantes como características pessoais, comportamentais e demográficas, chegando diretamente a eles.
De forma complementar, a personalização aprofunda esse afunilamento para direcionar as atividades planejadas para o marketing de relacionamento para cada potencial cliente de maneira individual.
Ofereça um atendimento humanizado
Quando o assunto são as interações, é importante garantir que elas sejam humanizadas. Não se engane, no mundo cada vez mais digital isso nem sempre é simples de fazer. Para tanto, variedade de canais, naturalidade na linguagem, prontidão de resposta, clareza das informações e frequência de contato fazem toda a diferença.
Nesse sentido, a comunicação não deve parar ao alcançar a venda. No marketing de relacionamento antes, durante e depois desse momento tem igual papel para atingir o objetivo maior.
Desenvolva um programa de fidelização
Hoje em dia quem não quer benefícios na hora de comprar, não é mesmo? Programas de fidelização usam eventos, descontos progressivos, cupons, prêmios, frete grátis, brindes ou outras vantagens para gerar a recompra.
Essa estratégia funciona como porta de entrada para o marketing de relacionamento, ao provocar contatos constantes. Nessas oportunidades você consegue investir na construção de uma relação sólida e de confiança.
Acompanhe os feedbacks
A associação entre marketing e comunicação é óbvia, certo? Só que enquanto as ações de divulgação e de contato que partem do empreendimento ficam em evidência, o retorno do cliente não costuma ser lembrado como parte disso.
Porém, o que muitos gestores não percebem é que ignorar, não saber receber ou dar pouca importância aos feedbacks acarreta muitas perdas.
Afinal, quando são positivos viabilizam o aumento da utilização do que é bem-visto pelo público. Em contrapartida, se são negativos, ter essa informação vinda do consumidor oferece a oportunidade de resolver o problema antes que cause grandes impactos.
Faça pesquisas de satisfação
No mercado de hoje não dá para ficar esperando, não é? Então pense: se entender o que precisa ser melhorado ou compreender os pontos fortes com potencial para ampliar os resultados positivos é útil, que tal ser proativo? As pesquisas de satisfação são uma ferramenta nesse sentido, uma vez que buscam pelo feedback.
Mais que saber o que incomoda e o que agrada ao público, elas dão visibilidades a aspectos que você pode não estar percebendo, servem para atualizar os perfis de consumo e, ainda, possibilitam a mensuração de quantos desses consumidores realmente se tornaram divulgadores ou qual quantidade deles não se importam de quem compram.
Trabalhe a imagem do negócio
Se por um lado, a receita para o marketing de relacionamento está em focar no cliente, isso não significa ignorar a imagem do seu negócio ou deixá-la em segundo plano. Ser bem-visto no mercado é primordial para posicionar a marca como referência e ganhar a confiança do público. Por outro lado, não ter esse cuidado abre a porta para danos que podem colocar abaixo tudo de bom que foi construído até então.
Priorize a qualidade
O último elemento, que tanto é capaz de contribuir para o desenvolvimento de um vínculo profundo e duradouro com os clientes, como tem o potencial de acabar com as chances de sucesso do marketing de relacionamento, é a qualidade.
Sua presença ou ausência é o que primeiro os consumidores observam para decidir se vão seguir com seu negócio ou trocar seu empreendimento pela concorrência. Afinal, acima de tudo, o que mais pesa na decisão de compra é o quanto o que você oferece realmente significa uma solução para ele.
Além disso, a forma como ele é tratado durante o atendimento é determinante para a experiência de consumo ser considerada positiva ou negativa. Ou seja, qualificar processos, produtos e serviços deve ser uma prioridade.
Por que o marketing de relacionamento é um importante recurso nos negócios?
Se até aqui você conheceu e entendeu o que é preciso fazer para investir em marketing de relacionamento, agora temos uma ótima notícia: ele mais que compensa os esforços necessários. Isso porque oferece diversas vantagens como:
- potencializar os resultados comerciais;
- facilitar a atração de novos clientes e a retenção de compradores;
- aumentar o engajamento, impulsionando a divulgação espontânea e a presença digital;
- posicionar o negócio como referência, agregando valor;
- possibilitar um contato direito com quem realmente consome e se interessa pelo seu empreendimento;
- permitir cultivar vínculos profundos e difíceis de quebrar com os consumidores;
- proporcionar maneiras eficazes de identificar demandas e oportunidades;
- melhorar a experiência do público;
- ajudar a otimizar o funil de vendas e direcionar melhor os recursos;
- diminuir os gastos em publicidade sem perder espaço no mercado.
Apesar da complexidade de sua implementação, o marketing de relacionamento é uma estratégia publicitária que agrega os mais valiosos benefícios para os negócios que investem nela.
Pois, no fim das contas o vínculo criado com os clientes a partir de seu uso são mais profundos do que meras relações comerciais, dificultando que a concorrência tome seu lugar de preferência.
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