currículo
Desenvolvimento Pessoal

Como criar um currículo vencedor

“Pode dar uma olhada no meu currículo?” Provavelmente, você já falou ou disse essa frase um dia, não? Pois esta é uma das frases que mais escutamos nos últimos anos, em diferentes níveis, do estagiário ao gerente.

Isso normalmente acontece porque as pessoas não são chamadas para as oportunidades que realmente desejam. E na tentativa de descobrir algo errado, começam a pedir ajuda para mais pessoas, a fim de detectar um possível erro que justifique não terem sido chamados.

Mas o fato é que, com as inúmeras possibilidades de trabalho, aumentou-se a exigência quanto a clareza sobre si e daquilo que se deseja para a vida profissional. Ninguém quer contratar uma pessoa que esteja simplesmente a fim de trabalhar em qualquer coisa (relembre aqui o perfil de candidato que as empresas buscam). E quanto maior o “desespero” para trabalhar, maior a probabilidade de esse discurso aparecer, não é mesmo? Mas, então, como melhor estruturar um currículo?

 

Dicas para montar seu currículo

  1. O currículo deve ser escrito para um objetivo específico que você deseja. Procure pensar em 3 ou 4 maiores projetos ou diferenciais que você contaria para uma empresa ou área desejada.
  2. Ao invés de descrever as suas funções, procure focar em grandes desafios, coisas que você se orgulha de ter realizado e COMO essas experiências estão relacionadas ao seu objetivo.
  3. Foque em enviar currículos para oportunidades onde você realmente deseja atuar e faça contatos e e-mails de apresentação para pessoas que já atuam nessas áreas. Neste texto, entenda como escolher uma empresa com a sua cara.
  4. Não adianta dizer que você quer atuar em uma área de uma maneira geral. Ao invés disso, procure dar mais personalidade para o que você realmente gosta nesta área.
  5. Procure trazer projetos e contextos que demonstram o seu lado organizado, inovador, de relacionamento ou tantos outros aspectos que você deseja demonstrar. (Esses são apenas alguns exemplos).

Quando você partir de um objetivo profissional mais claro, ficará mais fácil pedir a avaliação do seu currículo para pessoas da área em que deseja atuar. Elas vão poder te dar um retorno, fazer algumas sugestões e também te dizer se falta algo para se capacitar a chegar lá.

E você, que outra dica daria para construir um currículo vencedor?

Luís Abdalla

Fundador e CEO da Seja Trainee e idealizador do Programa Seja seu Potencial e Seja Trainee Digital.

Este foi um texto escrito pelo pessoal do Seja Trainee, uma instituição parceira da Stone que, assim como nós, busca esticar e qualificar jovens talentos. Esse é o quarto de uma série de textos que serão produzidos com essa parceria, buscando ajudar os jovens talentos a entrarem no mercado de trabalho!