dedicação
Carreira e Trabalho

Transformando suor em ouro: a importância da dedicação

Competência e seriedade são duas marcas presentes no trabalho do Bernardinho, reconhecido técnico medalhista de vôlei. Para ele, o fundamento principal de uma carreira vitoriosa é o trabalho. Para isso, é necessário ter dedicação, esforço e um outro ingrediente básico: inteligência.

Bernardinho é uma referência no que diz respeito a esporte e trabalho em equipe. Ele incuta a ideia do suor e da dedicação como meios para alcançar a vitória.  A essência dessa transformação, segundo ele, é uma equação simples: TRABALHO + TALENTO = SUCESSO. Atenção: o trabalho vem antes do talento.

Apoiado no seu próprio exemplo como jogador, ele aposta no esforço, perseverança, disciplina e obstinação. A ideia é que é melhor lapidar até a exaustão o talento médio (e determinado) do que tentar polir o diamante preguiçoso que não deseja polimento.

“Gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração” – Thomas Edison.

Bernardinho se tornou, aos poucos, um símbolo de liderança moderna. Democrático, franco e aberto, mas seguro no momento de decidir. Reconhece seu papel como transformador de vidas.

“No fim das contas, são as pessoas que fazem a diferença.” – Bernardinho

Se pararmos para pensar, as instituições não funcionam sozinhas. Equipes, empresas, corporações e governos são o resultado do trabalho de um grupo de indivíduos. E, nesse processo, é preciso encontrar o que há de melhor em cada um deles para tornar sólida a instituição e fazê-los entender que o talento individual desorientado tende a fracassar, mas a dedicação coletiva leva à vitória.

Tanto no vôlei como na vida, valem os mesmos princípios: a necessidade de identificar talentos, manter as pessoas motivadas, se comprometer com o desenvolvimento de cada membro do grupo e, principalmente, criar um espírito de equipe que torne o desempenho do time muito superior à soma dos talentos individuais.

Os questionamentos também são os mesmos: como trilhar o caminho da vitória, encarar os desafios e pressões e, o mais importante, o que fazer para permanecer no topo.

Isso o levou a formular uma ferramenta de trabalho que chamou de “A Roda da Excelência”. Uma filosofia de vida que o norteou e que o animou desde pequeno. Ele a explica melhor em seu livro Transformando Suor em Ouro, mas nós te damos uma mãozinha e trazemos a explicação dela aqui:

 

A Roda da Excelência de Bernadinho

Como alcançar a vitória com muita dedicação

“A superação é ter a humildade de aprender com o passado, não se conformar com o presente e desafiar o futuro.” –  Hugo Bethlem

dedicação

No centro da Roda de Excelência – como um eixo que a faz se movimentar, sair de onde está e ir em determinada direção – está a busca constante de excelência.

Distribuídos ao longo da sua circunferência, situam-se os seguintes fundamentos: trabalho em equipe, liderança, motivação, perseverança/obstinação/superação, comprometimento/cumplicidade, disciplina/ética/hábitos positivos de trabalho.

A roda se movimenta sobre a estrada do planejamento rumo a um objetivo, uma meta. À medida que ela avança, cada uma das partes de seus seis grupos de componentes entra em contato com o planejamento para que a meta seja atingida. Ou se tenta o melhor sempre ou a roda não sai do lugar. A excelência significa tentar realizar da melhor maneira possível aquilo que se pretende.

Gostou das ideias e ensinamentos do Bernardinho? Então, comece a aplicar esses conceitos valiosos na sua vida e trabalho e alcance o sucesso através de muita dedicação.

 

por Carol Lafuente

Analista de Atração e Seleção da Stone