Em um cenário pós pandemia, muitas pessoas se acostumaram a utilizar os canais digitais para realizar suas compras, especialmente quando se trata de alimentação. Por isso, é importante conhecer algumas dicas para vender online e arrasar na criação de um delivery simples, prático e eficiente.

Se você tem um serviço de alimentação, como padaria, restaurante, bar, confeitaria e sorveteria, pode optar por essa modalidade para manter seus clientes. Como grande parte das pessoas se acostumou a fazer pedidos de casa, esse serviço tem sido ainda mais procurado pelos consumidores e pode ser uma ótima alternativa para manter o seu negócio funcionando.

Ao longo do post, vamos dar algumas dicas para aproveitar essa nova tendência dos consumidores para adotar o delivery como carro-chefe do seu negócio. Siga com a leitura e confira!

O delivery pode ser uma boa alternativa?

Para o período de adaptação após a pandemia, os pequenos negócios devem apostar em soluções inovadoras. Isso não significa investir alto em máquinas e tecnologias, mas encontrar novas maneiras de atender as demandas do seu público.

No caso de restaurantes e bares que não têm serviço de entrega, o quesito de inovação pode ser por meio do delivery. Assim, para quem tem um estilo de vida com muitos compromissos ou apenas está com preguiça de seguir até um restaurante, a sua empresa apresenta uma ótima solução ao oferecer opções de entrega em casa.

Mesmo que você já ofereça tal alternativa para o seu consumidor, pode fazer algumas mudanças para aproveitar ainda mais esse serviço. Cuidados com a embalagem, o tipo de cardápio e as condições de entrega são muito importantes para otimizar seus resultados.

A seguir, apresentamos dois principais caminhos para você seguir: primeiro, há dicas de como potencializar os negócios que já tem um delivery em funcionamento e, depois, mostramos como criar um do zero.

O que fazer se já tenho um delivery funcionando?

Se você já tem um serviço de delivery, ótimo! Agora, precisa potencializar esse serviço para atender seus clientes. Para isso, alguns cuidados são essenciais na hora de criar ofertas, atender os clientes e divulgar sua marca. Veja, a seguir, quais as melhores formas de reforçar o poder do seu delivery.

Tenha um bom horário de atendimento

Uma dica é ampliar seu horário de atendimento e os dias em que vai fazer as entregas. Para quem não vai ter que atender na loja física, é muito importante contar com um amplo horário de atendimento e, de preferência, na maioria dos dias da semana. Aproveitar os momentos em que poucas empresas estão vendendo é uma excelente maneira de alavancar suas vendas.

Reforce a sua presença digital

Além disso, aumentar a participação do seu negócio na internet é fundamental. Alimente suas redes sociais com conteúdos relevantes todos os dias, criando posts com imagens irresistíveis e capazes de motivar seus seguidores a fazer o seu pedido. Assim, consegue engajar seu público e divulgar ainda mais o seu serviço de entrega.

Uma linha específica de marketing surgiu para explicar o efeito de imagens irresistíveis nas redes sociais. Conhecido como Food Porn, essa tendência sugere que imagens de pratos fartos e saborosos contribuem diretamente para o aumento das vendas e do volume de pedidos do seu ifood.

Use parceiros para potencializar suas vendas

Uma outra opção para otimizar seu delivery é contar com parceiros especializados. Você com certeza já ouviu falar nos aplicativos de entrega, como Rappi e iFood, certo? Se você ainda não tem uma conta nesses apps, pode considerar a opção. Mais para frente, vamos falar sobre as alternativas nesse caso, não deixe de ler!

Também é possível contar com a ajuda de influenciadores de sua região. Pessoas que contam com grandes perfis no Instagram, por exemplo, podem atrair um grande fluxo de clientes para o seu negócio. Entre em contato como tais pessoas e confira suas condições para a criação de um publi post em favor da sua marca.

Como abrir um delivery do zero?

Caso você não esteja atuando com o formato de delivery ainda, não se preocupe. Há várias dicas que podem ajudar nesse momento e vamos lhe ajudar a montar esse serviço do zero. Ao aplicar nossas sugestões, as chances de vender muito são boas. Confira abaixo.

Defina as regiões de atendimento

A primeira etapa para fazer o seu delivery funcionar é definir quais regiões vão ser atendidas pela sua empresa. Se você preferir, pode começar a atender apenas no seu bairro, para as pessoas que já conhecem o seu negócio.

Então, se julgar que o serviço funcionou bem, é só ampliar o raio de entrega em relação à sua empresa. É importante ver quais são os custos do delivery em seu negócio, assim, é plausível calcular melhor a taxa que deve ser cobrada de acordo com o destino do pedido.

Estabeleça como fazer as entregas

Além de ter claro quais são os locais que seu delivery vai atender, é importante saber como será a entrega. Há alternativas como contratar terceirizados ou contar com seus colaboradores.

Além disso, deve-se estipular os veículos que serão utilizados nas entregas. É viável utilizar bicicletas, que podem representar um custo baixo, mas o raio de atendimento também é reduzido, passando pelas motos e até carros, que terão uma despesa elevada. Com base nisso, é possível realizar os cálculos para otimizar os resultados.

Outro ponto importante é estabelecer um horário de entrega. Se o maior movimento costumava ser no almoço, foque nesse momento. Ampliar as entregas de final de semana pode ser uma boa para aumentar as opções dos clientes. Mas, para isso, você precisa avisar os consumidores que vai começar a entregar aos finais de semana.

Defina uma estratégia

É importante estabelecer uma estratégia para otimizar as vendas do seu delivery. Por exemplo, é necessário saber como atingir o máximo de clientes potenciais para comprar de você. Também é importante estudar que tipo de embalagem pode manter seu produto apropriado para consumo.

Além disso, sua empresa vai atender apenas pelo delivery ou vai ter atendimento presencial. Esses são alguns dos aspectos que precisam ser planejados no intuito de garantir que você consiga resultados satisfatórios.

Conte com boas opções de pagamentos

Já realizou alguma compra em um delivery que tinha poucas alternativas de pagamento? Isso acabou complicando seu pedido, não é mesmo!? Para atender nesse formato é relevante oferecer ao seu cliente diversidade para não desestimular os pedidos.

Com o avanço dos meios de pagamento, isso está cada vez mais simples. Porém, sua empresa deve saber aproveitar de todos eles. É preciso contar com opções para pagar no crédito, no dinheiro, no pix e outras facilidades que estimulem os consumidores a comprar da sua empresa.

Otimize a experiência do consumidor

Apostar em maneiras que geram mais satisfação ao consumidor ao comprar do seu delivery é um passo importante para manter as vendas sempre altas. Por exemplo, você pode escrever recados gentis e encaminhar junto ao pedido, desejando um bom apetite.

Além disso, é preciso ter embalagens que tragam uma degustação excelente. Por exemplo, imagine pedir um sorvete e receber derretido. Seria horrível, não é mesmo. É importante pensar em cada detalhe com o objetivo de maximizar a jornada de consumo e incentivar novos pedidos.

Escolha os canais adequados

Quem opta por trabalhar pelo delivery precisa estudar quais são as melhores opções disponibilizadas para que o cliente faça o pedido. Há diversas alternativas, desde aplicativos consolidados no mercado até atendimento pelas redes sociais.

A fim de estabelecer as melhores opções, vale analisar os custos e entender como funcionam cada um deles. Por exemplo, os apps tradicionais costumam cobrar taxas, que devem ser incorporadas na precificação.

Já para atender nas redes sociais ou WhatsApp, deve-se ter uma boa estratégia. A seguir, vamos detalhar mais sobre quais são os melhores canais de venda para você apresentar o seu negócio. Vale pensar em combiná-los para ter ainda mais alcance.

Quais são os melhores canais de vendas para delivery?

Utilizar os canais de vendas alternativos são uma boa forma de manter a sua empresa funcionando mesmo em épocas de crise. Há diversos aplicativos que trabalham com entrega no formato de delivery e utilizá-los é uma boa saída, dado que os consumidores recorrem muito a eles. Se você quer conhecer as principais alternativas, continue a leitura.

Rappi

O Rappi é um aplicativo de delivery não apenas de comida, mas de farmácias e outros serviços. A vantagem do app é que não existe um valor mínimo para o seu cliente realizar o pedido e é possível fazer o rastreamento em tempo real.

Para cadastrar o seu estabelecimento no Rappi, é fácil. Você só precisa enviar um e-mail para [email protected] mostrando seu interesse, ou clicar neste link. Aqui, você vai precisar preencher um formulário com algumas informações, como:

  • o nome e a localização da sua loja;
  • seus pontos de venda;
  • seu nome e telefone; e
  • o tipo de cozinha que você oferece.

Antes de realizar esse procedimento, verifique se o Rappi atende a sua região, afinal, ele não está presente em todas as cidades brasileiras.

iFood

Outra alternativa muito conhecida de delivery é o iFood. Ele é um dos apps preferidos dos clientes por oferecer praticidade na hora de fazer o pedido e rapidez na entrega. Além disso, é customizado para sugerir que o cliente faça o mesmo pedido novamente, estimulando o consumidor a sempre comprar de você. Então, pode ser uma ótima opção para o seu negócio.

Você também consegue registrar todo o seu cardápio no app para as pessoas escolherem o que comer e não perderem a chance de comprar seus pratos preferidos. É importante dizer que são cobradas taxas das empresas cadastradas. Então, verifique quais são elas e veja se vale a pena para você, com base nas suas previsões de lucro.

UberEats

O Ubereats também deixa você cadastrar todo o seu cardápio no app. A diferença para os aplicativos anteriores é que o Ubereats faz a conexão com os entregadores cadastrados, facilitando o processo.

Para cadastrar o seu restaurante, é só clicar aqui e preencher os dados solicitados. É um aplicativo bem avaliado pelos clientes, mas, como ele ainda não está presente em todas as cidades, vale conferir se ele atende a sua região.

WhatsApp

O WhatsApp é uma ótima ferramenta de vendas. Mande uma mensagem para os seus clientes avisando que você pode entregar os pedidos na casa deles. Informe os horários em que o serviço fica disponível e envie seu cardápio.

Para potencializar seu negócio, mande as promoções do seu negócio por meio dele e deixe o canal aberto na intenção de que os consumidores falam com você quando precisar. Disponibilize o número para contato no seu site e nas redes sociais.

É importante que ele fique bem visível para os clientes não terem dificuldade de realizar os pedidos. Existem alguns sistemas de atendimento ao cliente que permitem integração com o WhatsApp para facilitar ainda mais o contato da sua empresa com o seu consumidor. Essa pode ser uma boa opção para centralizar os seus canais de atendimento e estreitar o relacionamento com seu cliente.

Como as redes sociais podem ajudar?

As redes sociais também podem ser uma boa alternativa para atender os seus clientes e vender os produtos que você tem. Ao estabelecer uma boa estratégia é possível potencializar as vendas e otimizar os resultados da empresa.

Instagram

Foram apresentadas algumas opções de aplicativos de delivery, mas, se preferir, você não precisa utilizá-los e pode montar a sua entrega de forma independente. Agora, estando em um app ou agindo por conta própria, você precisa divulgar para os seus clientes que sua empresa está fazendo entregas e o Instagram é uma excelente ferramenta para isso.

Produza conteúdos diariamente

Faça um post anunciando seu serviço de delivery e alimente a rede com conteúdos diários. Nossa dica é que você aposte em stories de manhã, de tarde e de noite para ficar sempre presente na fila dos usuários.

Crie receitas incríveis para os seguidores

Use esse momento para ensinar alguma receita e aproximar seu público da sua marca. Aproveite os stories para engajar o público e faça enquetes perguntando que tipo de conteúdo ele quer consumir. Com isso, você terá mais conteúdo relevante para produzir e compartilhar.

Capriche no seu Feed

Monte um post por dia com algum item do seu cardápio, divulgue promoções e apresente os bastidores do seu negócio. Também é bacana mostrar como o seu negócio está alinhado com boas práticas de higiene e de cuidado com os alimentos que vão dar vida aos pratos do cardápio.

Use a publicidade paga no horário das refeições

Para ter um alcance ainda maior do público, promova anúncios pagos para divulgar seus serviços e deixe seu inbox sempre aberto para receber pedidos e mensagens dos clientes. Nesse momento, é fundamental atender bem. Não deixe ninguém sem resposta, seja simpático e entregue os pedidos no prazo. Isso vai aumentar sua credibilidade e a recomendação da sua loja.

Facebook

Outra rede social famosa no Brasil é o Facebook. Muitas empresas já usam esse canal para vendas. O Messenger é uma espécie de chat dentro da rede e você pode utilizá-lo para se comunicar diretamente com seu cliente e fazer todo o atendimento por ele.

Ajuste o perfil

Mude a sua foto de capa e insira o logo da sua marca com o anúncio de que você está fazendo delivery. Assim, a primeira coisa que o cliente vai ver quando entrar na sua página é que você faz entregas.

Explique as regras do delivery

Muitos clientes podem ficar frustrados com seus pedidos por não compreender com clareza qual o tempo estimado de entrega e para quais regiões está disponível, por exemplo. Assim, vale fazer um post explicando exatamente como funciona esse serviço, qual o horário de atendimento, quais produtos você entrega e demais informações que são importantes para orientar o público.

Crie conteúdo de valor

Poste receitas e conteúdos relevantes na sua página, mostra os bastidores do negócio e torne seu perfil comercial mais humanizado. Isso faz com que as pessoas se sintam mais próximas da sua marca e as vendas refletem esse aumento na fidelização.

Utiliza fotos com estilo Food Porn

Vale investir em imagens atrativas, daquelas que dão água na boca, sabe? Por meio delas, você consegue instigar o desejo dos clientes por uma refeição saborosa. Vale colocar na legenda qual o nome do prato e convidar o leitor para realizar seu pedido no seu delivery.

Aposte em um atendimento de qualidade

Aqui vale a mesma regra dos outros canais: ofereça um excelente atendimento ao seu consumidor. Nunca deixe uma pergunta sem resposta, uma reclamação sem retorno ou um elogio sem curtir e agradecer. Lembre-se que, agora, esse tipo de interação e cuidado fazem ainda mais a diferença!

Viu como usar essas dicas para vender online pode potencializar seu delivery e trazer ótimos resultados para o seu negócio? Ao aproveitar o espaço que as redes sociais disponibilizam, você consegue alcançar novos públicos e fidelizar os indivíduos que já conhecem a sua marca. Então não perca mais tempo e inicie suas atividades no digital imediatamente.

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