O mito da liderança mais perigoso é que os líderes nascem assim – que existe um fator genético para a liderança. Isso é um absurdo; na verdade, a verdade é o oposto. Os líderes são feitos, em vez de nascidos” – Warren Bennis. Por isso, nosso texto de hoje falará sobre nossos principais meios de desenvolvimento de lideranças.

Para começo de conversa, liderança NÃO é um dom divino!

Se você não sabia, passará a saber agora: a polêmica é o motor da história. Da polêmica entre evolucionismo versus criacionismo, passando pela grande disputa Toddy versus Nescau, até chegar na questão mais definitiva para a humanidade atualmente: é biscoito ou bolacha?

Quando o assunto é liderança, também existe uma grande polêmica que mobiliza as paixões dos entendidos no assunto. Podemos resumir a controvérsia entre dois grupos: nature e nurtere. Nesse momento, você deve estar se perguntando: que parada é essa?

Nature é a visão de que as diferentes características humanas, principalmente as subjetivas como o comportamento humano, são determinadas biologicamente, ou seja, são determinadas desde o nosso nascimento. Já nurture é a interpretação que diz que os comportamentos humanos são produtos culturais, dados pelo contexto em que as pessoas estão inseridas e, portanto, podem ser modificados.

Mas o que isso tem a ver com liderança? Tudo! Como a liderança é uma característica comportamental dos seres humanos, dependendo da sua visão, você pode achar que o líder nasce líder ou que o líder se torna líder. E isso faz toda a diferença.

Como construímos o desenvolvimento de lideranças

Acreditamos que todos podem formar e aprimorar comportamentos e características através de treinamentos, desafios, disciplina e muito trabalho duro! Não à toa, somos a maior fábrica de esticar gente do país. Em 2017, investimos muito no treinamento da nossa liderança. Tivemos a primeira edição da Academia de Líderes no primeiro semestre de 2017, recolhemos as lições aprendidas e fizemos duas novas iniciativas no segundo semestre, o Stone Made Leader e o Stone Impulse Leader.

O Stone Made Leader é o programa de treinamento dos líderes mais antigos e que possuem maior complexidade de gestão. Totalmente baseado em uma metodologia de aprendizagem autônoma voltada para adultos, o Made treinou 95 líderes em pelo menos um dos nove conteúdos abordados, que variavam de Oratória e Comunicação até Desenvolvimento de Pessoas, passando por Gestão de Processos.

Já o Stone Impulse Leader é o programa voltado para formar os recém-líderes de nossa companhia nos conteúdos do ciclo de gestão de pessoas. Nele, os líderes aprendem e praticam desde conceitos de Atração e Entrevista, até a parte de Sucessão e Demissão. No último trimestre de 2017, o Impulse treinou 269 líderes em 3 aplicações.

Estamos colhendo todos os feedbacks sobre os programas para melhorar ainda mais as experiências de treinamento da nossa liderança, porém o retorno das primeiras versões já tem sido muito positivo. O resultado? Vemos direto de quem treinamos.

Para Roberto Neumann, da área de Projetos, esses treinamentos são a melhor forma de desenvolvermos nossos times. “A capacitação dos times tem de ser foco dos líderes, mas eles também precisam aprender isso”, explicou.

Já para Marina Dias, do nosso time de Experiência Interna, o mercado em que estamos inseridos e o fato de termos muitos jovens nos nossos times torna esses treinamentos ainda mais necessários, uma vez que é preciso “entender mais do negócio e do seu campo de atuação num mercado que muda muito”.

Você deve ter percebido que o Made e o Impulse são faces da mesma moeda e se complementam. Com metodologias e conteúdos específicos para cada público, eles têm o alcance necessário para os diferentes perfis de liderança. Só no último trimestre de 2017, quase 400 líderes foram treinados. E em 2018 tem mais. MUITO MAIS!

2018 será chave no treinamento e preparação da nossa liderança para o novo ciclo de crescimento que realizará a nossa sonhada transformação no mercado de pagamentos. Precisamos treinar intensamente os guerreiros para a vitória que virá! Ou como diria o grande Leônidas I, de Esparta: AÚÚ!

E aí, sua empresa tem investido intensamente no desenvolvimento das lideranças?

por João Oliveira,
time de treinamento & Desenvolvimento na Stone