Quer tirar fotos caseiras com efeito profissional para vender seus produtos? Saiba que isso é possível! Mesmo com a  câmera do seu celular e poucos recursos, você consegue fotos de boa qualidade que chamam a atenção dos clientes e oferecem detalhes sobre os seus produtos. 

No post de hoje, vamos dar algumas dicas para você tirar ótimas fotos e promover os itens vendidos pela sua empresa. Quer conferir? Então, vem ler!

Três principais aprendizados de hoje 

  1. A primeira dica é garantir uma boa luminosidade para as suas fotos. Para isso, priorize a luz natural. Se isso não for possível, compre uma ring light (uma luz artificial em formato de anel) ou utilize uma folha de papel sulfite para refletir a luz. Já para evitar sombras, tire fotos contra a luz. A segunda dica é realizar vários testes e comparar as imagens. Tire fotos dos produtos em diferentes ângulos e peça a opinião de outras pessoas para entender qual a impressão que as imagens podem passar para os clientes. A edição também é uma etapa importante para garantir boas fotos. Aposte em editores de imagens gratuitos, como o Pixlr, ou utilize os profissionais, como o Photoshop. A ideia é fazer ajustes de luz e nitidez, por exemplo. Mas não abuse das modificações, já que isso pode distorcer muito a foto e causar frustração no cliente quando ele receber o produto em casa. O mesmo vale para os filtros, não os utilize de maneira exagerada. 
  2. A próxima dica é evitar fotos tremidas ou borradas, utilizando suportes como tripés para garantir a estabilidade. Além disso, preste atenção à altura da câmera para tirar fotos, já que ela influencia no resultado final. O contexto é outro elemento fundamental para as imagens, principalmente nas redes sociais. Aposte em cenários diferentes para destacar os variados aspectos dos seus produtos, assim como para transmitir determinadas sensações para os seus clientes com as imagens. Já se você trabalha com um e-commerce ou marketplace, o ideal é utilizar um fundo branco simples para destacar apenas o item vendido. 
  3. O enquadramento e o ângulo são outros elementos para prestar atenção. Tire algumas fotos mais de perto, mostrando detalhes da embalagem, por exemplo. Mas também tire outras fotos mais distantes, para oferecer a visão do todo do produto. Por fim, não esqueça da resolução das imagens, que impacta diretamente na qualidade das fotos. O ideal é optar por fotos quadradas, entre 600×600 e 1200×1200 pixels.
  1. Luz

A luz é um dos elementos mais importantes para tirar boas fotos. Dê preferência à luz natural, durante o período da tarde, até às 15h. Caso não seja possível utilizar esse tipo de luz, não acione o flash da sua câmera de celular, porque a foto perde muito em qualidade. 

Se puder, compre uma ring light (uma luz artificial em formato de anel) para garantir a iluminação da foto. Outra opção é usar uma folha sulfite para refletir a luz. O ideal também  é tirar a foto na contra luz para evitar o aparecimento de sombras. 

  1. Testes 

Para garantir a foto perfeita, a dica é: tire muitas fotos, mas muitas fotos mesmo! Teste diferentes ângulos e cenários para comparar as imagens depois. Você pode, inclusive, pedir uma opinião para outras pessoas e perguntar qual a impressão que tiveram ao ver as fotos. Assim, você tem uma ideia da percepção que os seus clientes vão ter ao olhar as imagens.  

  1. Edição 

A edição é uma etapa importante para ter um bom resultado com as suas fotos. Existem editores de imagem gratuitos na internet, como o Pixlr, em que é possível, inclusive, ajustar o tamanho das fotos para o seu site. 

Outros editores profissionais, como o Photoshop, também são indicados para ajustes de luminosidade e contraste. Mas não abuse dessas modificações.

O mesmo vale para os filtros. Com tantas opções, às vezes, fica difícil resistir. Mas é preciso ter cuidado, porque eles podem distorcer a imagem e passar uma falsa impressão para os clientes, que podem se sentir frustrados ao receberem o seu produto em casa. É claro que as fotos dos itens vendidos devem ser atrativas, mas elas devem ser realistas também.  

  1. Estabilidade e altura

Para ter fotos nítidas e evitar imagens tremidas ou borradas, use um suporte, como um tripé, que garante a estabilidade das fotos. Existem diversas opções no mercado, com alturas e preços variados. É um investimento que vale a pena se você quiser ter fotos com efeito profissional no seu site ou nas suas redes sociais. Mas você também pode garantir essa estabilidade, improvisando com o que tem em casa, por exemplo, empilhando livros para conseguir o apoio necessário. 

A altura de onde você tira a foto também influencia no efeito final. Lembra que falamos sobre os testes? Então, aqui também é indicado testar diferentes alturas na hora de tirar suas fotos para ver qual dá uma visão mais real do seu produto. 

  1. Contexto

Para atrair a atenção dos seus consumidores, aposte em contextos irreverentes para as suas fotos. Que emoção você quer passar com essa imagem e com o seu produto? Pense nisso e crie um cenário bacana para incluir o item. Só cuidado para não focar demais nesse cenário e apagar o seu produto. 

Os itens vendidos são as grandes estrelas das fotos e os objetos em volta devem servir para destacar as qualidades dos produtos. Coloque alguns itens lado a lado para mostrar as suas dimensões.  

Já se você vende comidinhas, por exemplo, postar fotos de alguém comendo a receita nas suas redes sociais é uma boa pedida para deixar o cliente com vontade de experimentar. 

Além disso, se um mesmo produto tem diferentes cores ou tamanhos, você pode trazer isso para as suas fotos. Assim, o cliente consegue ver quais opções ele tem. 

Agora, se você trabalha com e-commerce ou marketplace, o ideal é tirar as fotos em um fundo branco simples e mostrar todos os lados do produto. O objetivo aqui é dar destaque exclusivo aos itens vendidos.  

  1. Enquadramento e ângulo 

O enquadramento é uma forma de destacar o seu produto na imagem. Então, tire algumas fotos mais de perto, mostrando detalhes da embalagem ou do item, por exemplo, e outras um pouco mais distantes, que permitam ver o produto inteiro. 

Explorar diferentes ângulos também é interessante para mostrar os detalhes de cada item. Como as redes sociais permitem dispor as imagens em um carrossel, inclua fotos diferentes para que o cliente consiga ver bem os produtos, como se ele estivesse em uma loja física.

  1. Resolução 

A resolução das suas fotos é bastante importante, principalmente, porque as imagens podem pesar no seu site e deixar ele mais lento para carregar. O ideal é optar por fotos quadradas, entre 600×600 e 1200×1200 pixels. 

O que você achou destas dicas? Para otimizar ainda mais as suas vendas online, ouça este podcast com a Sabrina Nunes, dona da Francisca Joias: Como estruturar sua loja virtual do zero.

Obrigada pelo papo e conte com a gente!