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Você já ouviu falar em SEO? Ele é uma ótima estratégia para melhorar a sua visibilidade no digital. Para lojas online, o SEO é um elemento importante na hora de fazer as suas páginas aparecerem para os potenciais clientes no Google. 

Com um aumento de 35% nas compras online depois da pandemia, os pequenos negócios devem reforçar suas estratégias no meio digital para acompanhar as tendências do mercado. Nesse sentido, garantir que o seu site seja visto pelas pessoas é uma ótima forma de manter a sua empresa alinhada com o comportamento do consumidor. 

Pensando nisso, no post de hoje, vamos explicar o que é SEO e por que ele é importante para a sua loja online. Depois, você vai conferir algumas dicas para arrasar na sua estratégia de SEO e vender mais. Vem ler! 

Três principais aprendizados de hoje

  1. O SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca) é uma estratégia para melhorar o posicionamento das suas páginas online no Google. A ferramenta avalia uma série de critérios de SEO para ranquear os sites, por isso, é importante seguir esses aspectos se você quer aparecer na primeira página do Google. O SEO é uma ótima forma de ter visibilidade na internet, atrair clientes, aumentar as suas chances de vendas e economizar custos com anúncios.
  2. A primeira dica de hoje é planejar as palavras-chave (ou keywords, kws) que vão ser trabalhadas ao longo das suas páginas online. Para definir quais utilizar na sua loja online, você deve olhar para o volume de busca delas, que mostra quantas vezes elas foram pesquisadas no mês. Algumas ferramentas que ajudam nesse processo são o Semrush e o Planejador de palavras-chave da Google. A segunda dica é criar textos escaneáveis, fáceis de ler e entender. Aposte em frases e parágrafos curtos e em bullet points (listas). As descrições dos seus produtos devem levar a palavra-chave escolhida para a página correspondente e ser muito claras para o cliente.
  3. A terceira dica de hoje é aumentar o tráfego para a sua loja online. Você pode fazer isso direcionando os usuários para o seu site por meio de e-mail marketing e posts nas redes sociais. Os anúncios também são outra forma eficiente de atrair pessoas para a sua loja virtual. Já a quarta dica é ter atenção ao carregamento das páginas. A velocidade é um dos elementos considerados pelo Google na hora de ranquear os sites. Então, garanta que as suas páginas carreguem rapidamente e sejam responsivas. 

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization (ou otimização para mecanismos de busca, em tradução livre). 

Ele é uma estratégia para você melhorar o ranqueamento do seu site no Google. Ou seja, a posição em que as suas páginas online aparecem para os usuários da ferramenta de busca.

O Google analisa uma série de aspectos nas diversas páginas da internet e coloca na primeira posição aquelas que mais atendem aos requisitos. 

Na última parte do artigo, vamos dar algumas dicas para você otimizar o SEO da sua loja virtual e melhorar o posicionamento das suas páginas no Google. 

Mas antes, você vai ver por que exatamente o SEO é importante. Confira agora! 

Por que o SEO é importante?

Investir em estratégias de SEO para a sua loja online é uma ótima forma de melhorar a visibilidade da sua empresa no digital. 

O SEO facilita o acesso orgânico às suas páginas, economizando custos com anúncios e crescendo a sua presença digital com consistência.

Quando o seu site está bem ranqueado no Google, ou seja, quando ele aparece na primeira página da ferramenta de busca (SERP, Search Engine Results Page, a página de resultados), há mais chances de ser visto pelos usuários.

Atraindo mais clientes com essa estratégia, você também aumenta as suas chances de vendas. Mas como trabalhar o SEO nas suas páginas virtuais? É o que vamos ver agora!

Dicas para otimizar o SEO da sua loja online

A seguir, confira uma lista com 4 dicas para mandar bem no SEO da sua loja online!

  1. Planejar as palavras-chave

Um dos elementos mais importantes de uma estratégia de SEO é o planejamento das palavras-chave, ou keywords (kws), usadas no seu site ou blog. 

Elas devem ser repetidas algumas vezes ao longo das páginas correspondentes, para que o Google identifique qual kw está sendo trabalhada e possa ranquear o site. Lembrando que cada página deve ter uma palavra-chave principal, mas você pode trabalhar algumas kws relacionadas também. 

Para escolher quais keywords utilizar no seu site, você deve levar alguns elementos em consideração, como o volume de busca (quantas vezes os usuários digitam a palavra no Google) . 

Não adianta muito trabalhar uma palavra com um volume muito baixo, porque isso significa que apenas poucas pessoas digitam o termo no Google todos os meses. 

A ideia é que o seu site cubra algumas palavras com volume de busca maior, já que isso significa um interesse dos seus clientes sobre o assunto procurado. 

Além disso, não adianta apenas olhar para o volume da keyword, ela precisa fazer sentido para o seu negócio e para o seu consumidor. Então, faça uma pesquisa para levantar quais as palavras-chave que você vai trabalhar no seu site.

Há várias ferramentas que podem contribuir para essa estratégia. Algumas delas são o SemRush e o Planejador de palavras-chave da Google

O Google Trends também pode ajudar você a ter algumas ideias de palavras-chave, identificando tendências do seu setor. 

  1. Criar textos escaneáveis

Para garantir um bom posicionamento no Google, você deve apostar em textos escaneáveis, que sejam fáceis de ler. Então, nada de escrever blocos enormes de texto!

Além de ser necessário utilizar as palavras-chave escolhidas algumas vezes nas suas páginas, aquilo que você escreve precisa ser objetivo e passar a mensagem com clareza. 

Crie frases e parágrafos curtos, além de utilizar bullet points (listas). A ideia é que o cliente bata o olho nas suas páginas e entenda facilmente o que está sendo dito. 

Para páginas maiores ou artigos de blog, você deve dividir os textos em tópicos e utilizar as keywords nos títulos e subtítulos. 

Além disso, é importante que as palavras-chave apareçam nas descrições dos itens correspondentes. A ideia também é descrever de forma única, para se destacar, caso outros fornecedores também vendam os mesmos produtos que você, por exemplo.

  1. Aumentar o tráfego para a sua loja online

Para aumentar suas chances de ter um bom ranqueamento no Google, você deve aumentar o tráfego de usuários que acessam a sua loja virtual

Para isso, aposte em estratégias como o e-mail marketing. Isso permite que você envie as novidades da sua marca para os clientes e inclua links nas mensagens que levam as pessoas para o seu site.

Da mesma forma, faça posts nas suas redes sociais que direcionem os seus seguidores até a sua loja online. 

Os anúncios também são uma forma bastante eficiente para aumentar o tráfego para a sua loja virtual. 

  1. Ter atenção ao carregamento das páginas

Outro elemento importante para uma estratégia de SEO é a velocidade de carregamento do seu site. 

A rapidez é um dos itens considerados pelo Google na hora de ranquear os sites na ferramenta de busca. Por isso, garanta que as suas páginas online estejam otimizadas e sejam responsivas. 

Além de ser um item importante para o SEO, a velocidade de carregamento também mantém os seus clientes na sua loja online. Afinal, ninguém quer ficar esperando um site carregar para fazer suas compras, isso pode ser bastante frustrante. 

E aí, o que achou das nossas dicas de hoje sobre SEO? No mercado, você encontra vários cursos online e gratuitos para aprender mais sobre o assunto. Mas a sua empresa também pode contratar um profissional especializado em SEO para montar estratégias e ranquear a sua loja online no Google. 

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