Quer começar a usar o Facebook para otimizar os resultados do seu negócio? Essa rede social oferece diversas oportunidades para os pequenos negócios divulgarem seus produtos e serviços, aumentarem suas vendas e atraírem novos clientes. 

Aliás, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking dos países com mais usuários ativos no Facebook durante a quarentena. E a rede também foi a preferida dos brasileiros em abril de 2020. 

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para você mandar bem na sua página do Facebook e melhorar os resultados do seu negócio. Quer saber mais sobre o assunto? Então, vem ler! 

Três principais aprendizados de hoje

  1. A primeira dica de hoje é criar uma conta Business no Facebook. Esse modelo oferece diversas vantagens para quem tem um pequeno negócio, aumentando suas chances de vendas e de atração de novos clientes. Já a segunda dica da lista é apostar em grupos para engajamento. Você pode criar o seu próprio grupo e oferecer conteúdos exclusivos para membros. Mas há a opção de publicar em outros grupos, divulgando seus serviços, desde que isso não descumpra nenhuma regra estabelecida. Também é interessante comentar na publicação de outros participantes para aumentar sua rede de contatos. 
  2. A nossa terceira dica é investir em anúncios. Esse é um dos grandes benefícios de utilizar o Facebook de forma profissional. Aqui, é fundamental refinar bem o seu público para ter um bom retorno financeiro. Capriche também na arte e na mensagem da sua campanha para atrair a atenção dos consumidores digitais. A dica número 4 é garantir a comunicação com o público. Não deixe seus seguidores sem resposta e procure interagir com todos os comentários. Isso impacta diretamente na percepção do público sobre o seu serviço. 
  3. A quinta dica de hoje é a frequência de postagens. Crie um calendário de conteúdo seguindo um certo padrão de tempo entre uma publicação e outra. É preciso manter a sua página sempre ativa. Já a sexta e última dica de hoje é a integração com outros canais. Considere integrar o Messenger do Facebook a uma plataforma de chatbot. Esse tipo de tecnologia otimiza muito a produtividade da equipe e a qualidade do atendimento ao cliente, por conta das automações que oferece, como respostas rápidas e conversas fluidas. 
  1. Criação de uma conta Business

O primeiro passo para usar o Facebook de maneira profissional é criar uma conta comercial na plataforma para gerenciar o seu negócio online. 

Com isso, você pode desfrutar de todas as ferramentas que essa possibilidade oferece e levar os clientes até o seu site ou e-commerce, por exemplo. 

Então, mão na massa! Capriche na descrição do seu serviço, na foto principal da página e na imagem de capa. Não esqueça também de disponibilizar o contato do seu negócio, como telefone e e-mail, além do próprio Messenger do Facebook. 

  1. Grupos para engajamento

Um dos pontos altos do Facebook é a grande quantidade de grupos que ele abriga. Você pode, por exemplo, criar um grupo próprio, relacionado ao seu negócio, e fazer postagens sobre seus produtos ou com conteúdos exclusivos para os membros. 

Mas também é possível publicar em outros grupos do seu nicho, divulgando seus serviços. Só confira primeiro as regras de cada um para não postar algo proibido. 

Os grupos são espaços gratuitos de bastante visibilidade e engajamento. Por isso, aproveite a oportunidade para compartilhar conteúdos realmente relevantes para o público que acompanha as postagens. Não se esqueça de responder às interações para impulsionar ainda mais as suas publicações. 

Além disso, você pode se manter ativo nos grupos e comentar em outras postagens para expandir sua rede de contatos. 

  1. Investimento em anúncios

O Facebook é um ótimo lugar para anunciar os seus produtos. Mas para que os anúncios tragam bons resultados, é preciso seguir algumas diretrizes. 

Entre elas, está a definição do público-alvo que deve ver as campanhas. Você precisa selecionar as características do perfil de cliente desejado para o seu anúncio, indicando faixa etária, profissão e região, por exemplo. 

Além disso, é preciso caprichar na arte e na mensagem da campanha. Os consumidores digitais são bombardeados de informações no feed. Por isso, seus anúncios precisam se destacar para serem clicados. 

Confira este artigo sobre como anunciar no Facebook e otimizar os seus resultados.

  1. Comunicação com o público

A interação com os seus seguidores é um dos pontos mais importantes para utilizar o seu Facebook de forma profissional e crescer sua página organicamente. 

Responda a todos os comentários e mensagens privadas. É importante gerenciar essas interações, que podem render ideias interessantes para o seu negócio. 

Não deixe ninguém sem resposta, já que isso pode comprometer a visão do público a respeito do seu serviço. 

Além disso, evite conflitos nos comentários e tente resolver as questões mais complexas por mensagens privadas. 

  1. Frequência de postagens

Não basta criar a sua página comercial se você não alimentá-la. Afinal, ela precisa ser atrativa aos novos seguidores e manter esse público ativo nas suas redes sociais. Por isso, crie uma frequência de postagens. 

Tenha um calendário de conteúdo para definir quais publicações serão feitas na semana e no mês. Você precisa ter consistência para crescer sua página e atrair mais seguidores. Além disso, se você tem um blog, integre a estratégia de conteúdo e divulgação, publicando seus artigos no seu Facebook. 

  1. Integração com outros canais

Já pensou em integrar o seu Messenger a uma plataforma de chatbot? Essa é uma ótima forma de agilizar o seu atendimento no Facebook, por conta das automações que essa ferramenta oferece. É possível criar mensagens automáticas de boas-vindas e direcionar o atendimento, fazendo perguntas específicas ao cliente. 

Além disso, os chatbots podem resolver solicitações mais simples, otimizando a qualidade do serviço de suporte e também a produtividade da sua equipe. 

E aí, o que você achou das nossas dicas? Esperamos que você já comece a usar o Facebook de forma profissional! 

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