Quais formas de pagamento você disponibiliza para os seus clientes? Hoje, há muitas alternativas que atendem a praticamente qualquer perfil de consumidor. Mas é preciso diversificar as formas de pagamento que você adota no seu negócio para atingir um público maior e não perder vendas.

Pensando nisso, neste post, vamos apresentar algumas formas de pagamento tradicionais e outras mais modernas para você expandir as possibilidades da sua empresa.

Além disso, vamos ver também como uma maquininha de cartão pode ajudar nesse processo. Quer saber mais? Então, vem ler!

4 formas de pagamento tradicionais

Além do dinheiro em espécie, há diversas outras formas de pagamento tradicionais, bastante popularizadas no Brasil e no mundo. Separamos 4 delas para você saber mais!

1. Cartão de crédito

O pagamento por cartão de crédito ainda é um dos preferidos dos brasileiros. De acordo com um levantamento feito pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), em 2020, R$ 1,18 trilhão foram transacionados por esse meio de pagamento. Em comparação com o ano anterior, o crescimento foi de 2,6%.

A possibilidade de parcelamento  disponibilizada por esse meio de pagamento muitas vezes é vista como vantajosa pelos clientes, que conseguem fazer suas compras mesmo se não tiverem o dinheiro para pagar à vista.

O cartão pode ser utilizado tanto para compras online no seu e-commerce, como físicas, por meio da maquininha no seu estabelecimento ou no caso de entregas à domicílio.

2. Cartão de débito

O cartão de débito é outra modalidade de pagamento que cresceu em 2020. As transações por esse meio chegaram a R$ 762,4 bilhões, com um aumento de 14,8% em comparação com o ano anterior.

Essa forma de pagamento é bastante prática e não ocupa lugar na carteira do cliente, como o dinheiro.

Além disso, ela atende a um perfil de consumidor que tem bom controle dos gastos, já que os pagamentos por cartão de débito são feitos à vista, sem parcelamento.

3. Transferência bancária

As formas de pagamento por transferência bancária mais conhecidas são o TED e o DOC. Elas podem ser vantajosas do ponto de vista da praticidade, já que o usuário só precisa digitar as informações da conta de destino no app da instituição financeira para fazer um pagamento. Mas essas modalidades de transferência possuem algumas diferenças entre si.

As operações por TED podem levar até 2h para serem concluídas, se forem feitas até às 17h. Depois desse horário, o valor cai na conta de destino apenas no dia seguinte.

Já no caso do DOC, transferências feitas até às 22h caem no dia seguinte, mas, após esse horário, elas podem demorar mais de 24h.

Além disso, o limite financeiro para um DOC é de R$ 4.999,99, enquanto no caso do TED, a transferência pode superar esse valor.

Em ambas as situações, não é possível fazer operações aos fins de semana e, para realizar as transferências, você paga taxas que variam conforme o banco.

Essas modalidades são interessantes para vendas por WhatsApp, por exemplo, em que você passa as informações para transferência por mensagem.

4. Boleto

O boleto é uma outra forma de pagamento ainda bastante utilizada pelos clientes para pagar contas de água, luz, gás, entre outras.

Com os apps das instituições financeiras, hoje é mais fácil realizar o pagamento por boleto. Basta apenas aproximar a câmera do celular do código de barras ou digitar o número correspondente. Assim, o consumidor não precisa gastar horas na fila do banco para quitar seus boletos.

Até aqui, vimos 4 diferentes formas de pagamento. Quais você adota na sua empresa e quais ainda pretende implementar?

Expandindo as formas de pagamento aceitas no seu negócio, você aumenta as suas chances de venda. Por isso, confira mais possibilidades a seguir!

3 formas de pagamento inovadoras

Além das formas de pagamento tradicionais, hoje há algumas mais modernas, que se beneficiam muito das constantes inovações tecnológicas do setor. Vamos falar mais sobre 3 dessas novas formas de pagamento. Vem ver!

1. Pagamento por aproximação (NFC)

O pagamento por aproximação (Near Field Communication ou NFC) permite que o cliente pague apenas ao aproximar o seu celular da maquininha de cartão.

O NFC é uma tecnologia bastante segura e que facilita o compartilhamento de informações entre os dispositivos.

É uma forma de pagamento muito prática e rápida, que traz uma experiência diferenciada para o seu consumidor.

Durante a pandemia, o NFC se tornou uma boa alternativa para realizar pagamentos sem qualquer contato.

2. QR Code

Você já ouviu falar em pagamento por QR Code? Nesse caso, o cliente só precisa abrir a câmera do celular e focar no QR Code. Assim, uma nova tela é aberta no smartphone dele para a realização do pagamento.

Você pode incluir um QR Code no seu balcão, por exemplo. Assim como o NFC, essa é uma ótima forma de permitir o pagamento sem contato.

3. Pix

O PIX entrou em circulação no final do ano passado e, até março de 2021, já contava com quase 400 milhões de operações realizadas, segundo dados do Banco Central. A praticidade dessa meio está se popularizando e a tendência é de que seja mais uma das formas de pagamento amplamente adotadas pelos clientes.

Com ela, os consumidores só precisam da chave Pix da sua empresa (CNPJ ou telefone, por exemplo) para concluir a transferência de dinheiro em menos de 10 segundos.

As transações por Pix podem ser feitas em qualquer dia da semana e a qualquer hora. Assim ele é um meio muito mais prático e rápido em comparação com as modalidades tradicionais de TED e DOC.

Agora que você já sabe quais são as principais formas de pagamento para implementar na sua empresa, vamos ver como uma maquininha de cartão pode dinamizar a forma como você vende. Confira!

Benefícios de utilizar a maquininha de cartão

A maquininha de cartão é uma grande facilitadora das formas de pagamento para o seu negócio e para os seus clientes. A seguir, você vai ver 3 benefícios incríveis que essa ferramenta oferece para a sua empresa!

Praticidade

No mercado, há vários tipos de maquininhas portáteis, que podem ser levadas para qualquer lugar, sem fio ou necessidade de conexão com um celular.

Essa praticidade facilita muito os pagamentos dos clientes, principalmente no caso de entregas à domicílio, por exemplo. Assim, você pode vender mais, sem barreiras em relação às formas de pagamento.

Flexibilidade

A maquininha de cartão é bastante flexível, porque aceita diferentes formas de pagamento e variadas bandeiras de cartão. Assim, adotando uma maquininha no seu negócio, você entrega diversas possibilidades de pagamento para o seu cliente e ele pode escolher a sua preferida.

Com isso, seu negócio não perde oportunidades de vendas, já que a diversificação das modalidades financeiras permite atingir as expectativas de um maior número de clientes.

Rapidez

Os pagamentos feitos por meio da maquininha de cartão são processados em poucos segundos.

Com menos burocracia, as operações são concluídas rapidamente, o que significa uma melhor experiência do seu cliente, que não precisa esperar e se sente mais atraído a comprar mais vezes.

Além disso, a agilidade dos pagamentos também otimiza a produtividade da sua equipe, que consegue vender mais em menos tempo.

A maquininha é uma ferramenta muito dinâmica para adotar no seu pequeno negócio e colher todos os benefícios que ela traz.

E você, já conta com uma maquininha para flexibilizar as formas de pagamento para o seu cliente? Se quiser saber mais sobre as vantagens de fazer parte da Stone e se juntar a mais de 1 milhão de lojistas brasileiros, basta acessar nosso site!