A franqueza no trabalho é a maneira mais fácil, rápida e barata de resolver as coisas. Ser franco consigo mesmo e com os outros leva o time todo a vitória.

Quem nunca falou aquela famosa mentirinha branca para não magoar alguém? Ou quem nunca já atenuou uma verdade que devia ser dita para não parecer “grosso(a)” demais? A verdade é que fomos educados e acostumados desde crianças a não sermos completamente francos com os outros — e nem mesmo com a gente. Mas, aparentemente inofensivas, essas pequenas mentiras ou omissões podem — e com certeza vão — prejudicar muito as relações de trabalho e negócios.

Cada vez mais, as empresas têm descoberto que a franqueza no trabalho é a maneira mais fácil, rápida e barata de resolver as coisas. Jack Welch foi um dos precursores desta filosofia, através de sua gestão na General Eletric. Welch defende que “a falta de franqueza bloqueia ideias inteligentes, retarda as ações rápidas e impede que as pessoas capazes contribuam com todo o seu potencial” (Este trecho é retirado do sei livro “Paixão por Vencer”).

Por isso, devemos ser francos com nós mesmos, assumindo nossos erros, e com os outros, mostrando a eles quando estão errados também. Só assim o time mantém um bom fluxo de ideias/ações e evolui. Parece algo simples, né? Mas ser franco não tem a ver com dizer o que se pensa, é muito mais do que isso. Ser franco significa adotar uma série de conceitos e comportamentos no seu dia a dia. Selecionamos três formais principais de adotar a franqueza no trabalho:

1. Franqueza no trabalho é não se omitir

Conceitos:
· Nunca guarde sua opinião para você. Se não concorda com algo, deixe claro.

· Não se omitindo, você está colaborando para o desenvolvimento de uma pessoa. Por isso, a franqueza é um reflexo do espírito de time.

· Ser franco é uma maneira de demonstrar respeito por você, seus pares e gestores.

Na prática:
· Franqueza não é um valor comum no mercado de trabalho. Aproveite as oportunidades do dia a dia, mesmo as pequenas, para transformar a franqueza em um hábito.

· A franqueza deve existir em todas as suas relações, sejam elas para cima, baixo ou para os lados. Procure sempre se comunicar da forma mais reta possível. O cargo da pessoa com quem você está interagindo não pode influenciar como você se comunica com ela.

· Procure ser o mais direto possível nas suas relações com as pessoas. Seja objetivo na comunicação e evite ficar dando voltas para chegar no ponto que você deseja.

· Nem sempre as pessoas estão prontas para receber um feedback direto. Por isso, tente utilizar perguntas para que a conclusão venha do próprio destinatário da mensagem (quando a pessoa cria o próprio raciocínio para chegar a uma conclusão, normalmente é mais eficaz do que você entregar uma franqueza pronta).

2. Franqueza no trabalho é ser propositivo

Conceitos:
· Crítica sem sugestão não é franqueza, é reclamação.

· Sempre vá direto na fonte do assunto.

· Elogie, dê feedback positivo. Franqueza não deve ser usada somente para coisa ruim, o feedback positivo faz as pessoas felizes e pode ajudar na evolução delas.

Na prática:
· Se você não concorda com alguma coisa, fale para o dono do assunto. De nada adianta comentar com um amigo sobre um assunto que não é dele. Isso é fofoca.

· Franqueza não é gritar com os outros e destratá-los. Também não se confunde com desabafo (se estiver de cabeça quente, “espere uma rodada”). Independente do quanto você discorde da pessoa, respeito é essencial.

· Evite críticas apenas destrutivas, normalmente elas fazem com que as pessoas assumam posição defensiva e afasta o resultado do desejado.

· Para desarmar quem fica na defensiva, a franqueza deve ser vista sempre como um “presente” para que a pessoa possa melhorar e se desenvolver.

3. Seja franco consigo mesmo

Conceitos:
· Para ser franco com o outro, é primordial você conseguir ser franco primeiro consigo. Para isso, esteja sempre refletindo sobre os seus atos e realizando uma autocrítica.

· Franqueza é uma via de mão dupla, é importante saber escutar para ser capaz de ser franco com os outros.

· Franqueza não é ser arrogante. Ninguém é dono da verdade, por isso é importante primeiro exercitar a franqueza consigo mesmo para depois ser franco com o outro.

Na prática:
· Comece pensando sobre como você se comporta e no que está te atrapalhando a evoluir. A partir do momento que você conseguir ser franco consigo mesmo sobre o que te atrapalha, fica mais fácil ser franco com os outros sobre o que você não concorda.

· Primeiro saiba escutar (por isso é importante ser franco consigo, para não ficar na defensiva) e depois seja franco com os outros.

· Se desamarre da vaidade, tanto para falar, como principalmente para escutar.

· Sempre cheque seu próprio ego, em geral ele é um grande vilão para a prática da franqueza com os outros e especialmente com você mesmo.

Agora já não parece mais tão simples, não é? Caso se sinta perdido(a) em meio a tantas orientações, não se preocupe. Te oferecemos o caminho inverso também e separamos algumas ações que podem te guiar a saber o que NÃO significa ser franco.

O que não é franqueza no trabalho?

· Grosseria não é franqueza: não seja estúpido com os outros.

· Reclamar não é franqueza: se o intuito não é agregar, guarde para você.

A maior verdade de tudo isso é que ser franco é um desafio diário e deve ser trabalhado para se tornar um hábito. Quanto mais você pratica, mais natural e fácil a franqueza se torna. E mais importante de tudo, mais leve e eficiente se torna o time. Como coloca Welch em um de seus livros, se você quer ser um vencedor em uma empresa vencedora, deve ter a franqueza como um elemento indispensável no ambiente de trabalho — e na vida.

E você, é franco no dia a dia?