Google
Desenvolvimento Pessoal

Aprenda com o Google como contratar talentos é a coisa mais importante que você faz – Parte 1

A gigante de tecnologia Google dá segredo de seu sucesso: não importa o cargo, invista tempo e energia para garantir a contratação dos melhores funcionários possíveis. 

Neste texto, já havíamos indicado a leitura do livro “Como o Google funciona”, uma vez que ele trata bastante de cultura organizacional, gestão de pessoas e defende a necessidade de se investir em uma nova categoria de profissionais: os criativos inteligentes, que unem conhecimento técnico, tino comercial e uma criatividade sem limites (leia mais sobre eles aqui). 

A grande lição é que, em um tempo de mudanças drásticas e cada vez mais rápidas nos negócios, é fundamental para gestores e empreendedores saber abraçar o espírito de inovação constante e atrair e manter a maior e melhor quantidade possível de talentos. E para contratar os melhores, o Google segue o modelo acadêmico: investir muito tempo. Além disso, a seleção é feita por funcionários do mesmo nível, com decisões tomadas em comitê. A ênfase é sempre nas pessoas. Os criativos inteligentes” importam mais que o cargo.  

Descubra abaixo outras táticas que têm funcionado para a empresa manter-se como uma das mais valiosas e admiradas de todo o mundo: 

 

Táticas do Google para contratar os melhores: 

– “Efeito rebanho”:

Uma força de trabalho de pessoas incríveis não só faz um trabalho sensacional como atrai mais pessoas incríveis. Os criativos inteligentes querem trabalhar com criativos inteligentes. O efeito rebanho é mais poderoso ainda quando a empresa é nova. O ideal é criar uma cultura de contratação de excelência, de modo que a própria empresa queira disseminar isso na entrada de conhecidos.  

– Pessoas apaixonadas:

Elas não precisam dizer que amam. Elas VIVEM essa paixão. Quando as pessoas começarem a falar, dê ouvidos. Preste atenção em como são apaixonados e, assim, você terá uma maior compreensão sobre sua personalidade.  

– Contrate “animais” capazes de aprender:

Contrate pessoas mais inteligentes do que você. Não as contrate pelos conhecimentos que possuem, mas pelas coisas que ainda não sabem. Qualquer um que continue aprendendo permanece jovem (independentemente de ter 20 ou 80 anos). Nunca prefira especialização em detrimento da inteligência. O mundo está mudando depressa, por isso, procure pessoas que estejam sempre dispostas a aprender e se adaptar. Apenas amo ser curioso” foi o que Albert Einstein alegou certa vez.  

Depois de contratados os ‘animais capazes de aprender’, propicie um ambiente no qual eles sejam sempre capazes de aprender coisas novas e no qual você também possa aprender com eles. Neste outro artigo, comentamos como o Google dá autonomia a seus funcionários e “permite” a cada um escolher o direcionamento de sua carreira e a velocidade com que deseja ser promovido. 

– Caráter:

Isso é fácil. Basta verificar como a pessoa trata os outros, independente do status ou sobriedade. Antigamente, em algumas entrevistas de emprego, o pessoal da Google chamava o candidato para um bar, para ver como ele trata o garçom e como se portava “mais à vontade”. Certa vez, já optaram não contratar o candidato por ter tratado mal a recepcionista da empresa. O pessoal da Google costuma, inclusive, perguntar para os auxiliares como os candidatos os trataram, caso tenham tido contato.   

– Contrate pessoas “interessantes:

Você conseguiria passar várias horas conversando com o candidato numa boa? Seria um tempo bem gasto ou preferiria estar lendo e-mails ou checando seu Facebook?   

– Diversidade na contratação é a coisa mais importante a ser feita:

Pessoas com diferentes formações veem o mundo de maneiras distintas. Assim, quando reunidos em um ambiente de trabalho, todos se integram para gerar uma perspectiva mais ampla e inestimável.  

 

Curtiu a primeira parte da nossa lista? Então, não perca a segunda, na próxima semana! Sempre aproveite para aprender com os melhores como eles fizeram para alcançar seu sucesso e tamanho. Essa é uma ótima forma de ganhar tempo e evitar algumas quedas no caminho. Até semana que vem!

por Livia Kuga 

Líder do time de Atração e Seleção da Stone