Sabemos que softwares de gestão são ferramentas fundamentais para conseguir administrar um negócio. Isso acontece por alguns motivos: melhoria da experiência do cliente, redução de custos, velocidade e, claro, por acesso a dados, guiando a tomada de decisão. Neste artigo abordaremos um pouco mais sobre como as informações ajudam a otimizar a operação de um estabelecimento.
Segundo o IBGE, o Brasil fechou o primeiro trimestre de 2022 com uma taxa de informalidade empresarial de 40%. Fato que, além de interferir na economia, prejudica os empreendedores em si. Ter um negócio informal, apesar de parecer um benefício no curto prazo, acaba gerando gargalos na gestão dos estabelecimentos, uma vez que, naturalmente, reduz a exigência do empreendedor para níveis abaixo do ideal.
Dados no controle do negócio
Pensando que esse empreendedor tem menos responsabilidades fiscais ou de controle, o mesmo acaba relaxando em ferramentas de gestão, inclusive, sonegando. Dar margem a esse tipo de administração, no longo prazo, prejudica todo o varejo e o estabelecimento em si. O uso de informações é fundamental para tomadas de decisões, ajudando a direcionar esforços e priorizando investimentos, por exemplo. A cultura da informalidade e da gestão não profissional devem ser combatidas por todos.
Uma vez que há uma clara visão de prioridades, o empreendedor consegue olhar para frente e planejar o próximo passo de várias perspectivas: marketing, financeiro, compras, atendimento, investimentos em melhorias do estabelecimento e por aí em diante. Acima de tudo, dados trazem um controle, garantindo que as ações estão no caminho certo. Sem isso é praticamente impossível conseguir crescer de maneira sustentável.
Software de gestão como forma de auxiliar
O IBGE cita, em um estudo divulgado em 2018, que mais de 70% das empresas no Brasil encerram suas atividades nos primeiros 10 anos. Ainda no tema, a Nube, organização privada de colocação de jovens no mercado de trabalho, elenca como causa desses fechamentos aspectos como: falta de um plano de negócio, desorganização financeira, aspectos ligados ao marketing e metas de venda. Esses fatores mostram uma baixa capacitação do empreendedor brasileiro, sendo ainda mais relevante a necessidade da gestão baseada em dados.
Neste cenário, os softwares de gestão são importantes para facilitar o dia a dia e automatizar rotinas, gerando ganho de tempo nos processos e guiando o empreendedor de forma ampla e imparcial da direção do negócio (números não mentem). Resumindo, dados servem para:
Controle
Ter um fluxo bem definido de entrada e saída de dados (estoque, por exemplo), com análises e acompanhamento do realizado. Isso dá visibilidade por completo da operação e das rotinas dos funcionários, necessidades de compras, fluxo de caixa e gargalos que existam em todos esses pilares.
Produtividade
Centralizar informações ajuda o empreendedor a ganhar eficiência na gestão e decisão, por movimentar o negócio se baseando em fatos e não “achismos”. Portanto, consegue tomar ações estratégicas de forma macro e micro, correlacionando ambas e sendo mais assertivo no resultado.
Velocidade
Da mesma forma que a centralização de dados aumenta a produtividade, com decisões mais assertivas, ela também dá velocidade ao empreendedor que, a partir de um acesso fácil ao banco de dados e análises, consegue de qualquer local direcionar o negócio, não dependendo de terceiros ou outras barreiras (geográficas, recursos humanos, horário de funcionamento, entre outras).
Redução de erros
Fato é que qualquer negócio está exposto a erros, principalmente humanos, ocorridos por falta de capacitação, disciplina ou ferramental. Uma vez que informações vêm à tona, a possibilidade de uma má tomada de decisão reduz consideravelmente. Da mesma forma, ainda relacionado ao controle, é possível fazer ajustes rápidos, resolvendo problemas na “raiz” e não deixando os mesmos escalarem.
Como o Stone Partner Program faz parte disso?
No Stone Partner Program acreditamos que o empreendedor já tem uma luta diária para manter e crescer o negócio. Para tal, precisa de opções de automações e ferramentas que o ajudem a otimizar o dia, gerando assertividade, acesso rápido e simples aos dados do estabelecimento.
Partindo desta premissa, nossas integrações de pagamentos, banking, backoffice, ou qualquer outra que lançarmos, são pensadas para facilitar as rotinas gerenciais, permitindo uma convergência de informações com os nossos parceiros, os softwares de gestão, que por sua vez, são os centralizadores de toda a cadeia. Trabalhamos todos os dias para as APIs e SDKs da Stone conseguirem satisfazer as necessidades dos clientes finais e das empresas do nosso ecossistema de parceiros, trazendo um processo de integração ágil e bem documentado.
Caso você tenha interesse em saber mais sobre o Stone Partner Program, entre no nosso site e fale com a gente. O time entrará em contato para conversarmos e pensarmos num projeto em conjunto.
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