Entre os seis segmentos analisados, apenas dois registraram aumento no volume de vendas em comparação ao ano anterior, que foi o setor de artigos farmacêuticos (0,6) e Móveis e Eletrodomésticos (1,6). No recorte estadual, nove estados registraram alta no mês no comparativo ano contra ano.

A 9ª edição do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo aponta crescimento anual de 1,6% do volume de vendas do varejo,  o que conclui a tendência de estabilização apontada em edições anteriores com um indicador positivo, melhorando a expectativa para os próximos meses.  

O que é o Stone Varejo?

O estudo, que apresenta dados mensais de movimentação varejistas, é uma iniciativa da Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros que é a principal parceira do empreendedor brasileiro, em parceria com o Instituto Propague.

O levantamento tem como base a metodologia proposta pelo time de Consumer Finance do Federal Reserve Board (FED), que idealizou um modelo de indicador econômico similar nos Estados Unidos. São consideradas as operações via cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo. O objetivo é mapear mensalmente os dados de pequenos, médios e grandes varejistas e divulgar um retrato do setor nacional.

Análise dos segmentos

Entre todos os segmentos, dois apresentaram alta, sendo um deles o de artigos farmacêuticos com crescimento anual do volume de vendas de 0,6%, com este resultado o setor se consolida como um dos segmentos mais estáveis e de melhor performance no ano.

O outro que cresceu no volume de vendas foi o de móveis e eletrodomésticos (1,6%).

Outros quatro não conseguiram alcançar resultados positivos, com a maior queda registrada no setor de livros, jornais, revistas e papelaria (12,7%). Material de construção (1,3%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,1%); e tecidos, vestuários e calçados (0,8) também tiveram quedas.

"Este resultado consolida a tendência de estabilização que havíamos observado em edições anteriores com um sinal positivo para o setor. É importante destacar, contudo, que após meses de atividade econômica inferior a 2022, o comércio varejista segue ainda pressionado e mais meses de dados são necessários para confirmar o estabelecimento de uma tendência positiva. No entanto, é inegável que esse desempenho recente melhora as nossas perspectivas para o último trimestre do ano, um período importante para o setor, com datas como a Black Friday e o Natal" afirma o pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, responsável pelo levantamento, Matheus Calvelli.

Consulta de dados

Essas e muitas outras informações podem ser encontradas no dashboard do Instituto Propague, que centraliza todos os dados essenciais em um único local, tornando a pesquisa e análise mais simples. Essa plataforma foi desenvolvida para atender às demandas de pesquisadores e interessados no setor, oferecendo acesso fácil a informações valiosas.

Destaques regionais

Nove estados registraram alta na comparação ano contra ano:

  • Tocantins (9,4%);
  • Espírito Santo (3,3%);
  • Pará (2,6%);
  • Santa Catarina (1,6%);
  • Mato Grosso do Sul (1,4%);
  • Rondônia (1,2%);
  • São Paulo (1,0%);
  • Paraná (0,7%); e
  • Minas Gerais (0,4%).

Com relação às quedas os destaques são: Nas regiões Norte e Nordeste: Amapá (14,5%), Amazonas (9,1%), Alagoas (8,4%) e Rio Grande do Norte (8,3%). Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste: Rio Grande do Sul (7,3%), Distrito Federal (5,2%), Mato Grosso (4,6%) e Goiás (2,5%).


Caso tenha se interessado pelo Stone Varejo e tenha vontade de acompanhar mais de perto o desempenho do setor no mês de agosto, confira nosso último artigo:


O que é o Instituto Propague?

O Instituto Propague é uma instituição sem fins lucrativos que surgiu em 2019 e tem a missão de expandir o debate sobre o sistema financeiro no Brasil por meio da produção de conteúdo, tornando-o mais acessível e inclusivo. 

Como plataforma de conteúdo, acredita que compreender o sistema financeiro é fundamental para criar um bom ambiente de negócios, estimular a competição, aprimorar a demanda por serviços e desenvolver inovações.

Quais segmentos o Stone Varejo apresenta?

O Índice de Atividade Econômica Stone Varejo avalia os seguintes segmentos:

  1. Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos;
  2. Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo;
  3. Livros, jornais, revistas e papelaria;
  4. Móveis e eletrodomésticos;
  5. Tecidos, vestuários e calçados;
  6. Material de Construção.