Você está pensando em criar uma loja virtual para o seu negócio? Em 2020, os brasileiros começaram a comprar online ainda mais e a tendência é que esse comportamento se mantenha ou até cresça nos próximos anos. 

Seja em um marketplace, seja em um site próprio, marcar presença online com uma loja virtual pode trazer excelentes resultados para as pequenas empresas. Mas como dar início a esse processo? No post de hoje, trazemos algumas dicas para você criar e crescer o seu e-commerce com qualidade e consistência. Quer saber tudo sobre o assunto? Então, vem ler! 

Três principais aprendizados de hoje

  1. Ao criar a sua loja virtual, é preciso caminhar aos poucos e focar em um público, em um nicho e em um produto específico. Isso é importante para consolidar o seu caminho no online e ganhar consistência nas operações para, depois, partir para a expansão do negócio. Além disso, desde o início, é preciso ter foco no cliente. O objetivo aqui deve ser atrair e fidelizar consumidores para criar um público fiel e crescer de maneira exponencial. Aproveite a proximidade com os clientes nessa fase da sua loja online para pedir a opinião deles e aprimorar o seu serviço. 
  2. Como estamos falando de uma plataforma virtual de vendas, é preciso que os seus produtos sejam atraentes como se estivéssemos falando em uma loja física. Ofereça o máximo de informações possíveis para que os clientes tenham uma ideia realista sobre o que estão comprando. Nesse sentido, aposte em fotos de boa qualidade e em vídeos que mostram o produto sendo usado. Outra dica para começar e crescer o seu negócio online é ter um plano. Ele será importante para guiar suas ações. Pense em quais mercados você quer conquistar no futuro e estabeleça o passo a passo para chegar onde quer. Com o tempo, esse plano pode mudar, mas, no início, é interessante ter um norte para seguir. Da mesma forma, estabelecer uma rotina consistente é fundamental para obter bons resultados com a sua loja online, Então, trabalhe sua organização, seu foco e sua disciplina para não desistir no meio do caminho e para persistir nos seus objetivos com o novo negócio. 
  3. Tão importante quanto ter uma loja online atraente é investir na sua divulgação. Utilize as redes sociais para mostrar seus produtos e direcionar clientes para o seu e-commerce. Elas também são eficientes para estabelecer uma relação mais próxima com o consumidor. Por fim, com o tempo, a sua loja virtual tende a crescer, mas é importante manter a qualidade do seu serviço. Assim, se você conquistou credibilidade junto ao público, procure manter os valores que fortaleceram a marca desde o início. Essa consistência será fundamental para o sucesso da sua loja online no futuro. 
  1. Comece aos poucos

A gente sabe como começar um negócio pode dar um ânimo para quem empreende, mas é preciso ter calma e caminhar aos poucos. Mesmo se você já tem uma loja física, um e-commerce exige uma dinâmica diferente e é preciso entender o que funciona melhor nesse caso para expandir o negócio. 

O fundamental nesse início é aprender a gerenciar seu tempo e suas responsabilidades. Nesse sentido, é importante saber dizer não, até para si mesmo. Tentar ganhar diferentes mercados de uma vez só, por exemplo, pode ser um pouco arriscado e tirar o seu foco. 

Por isso, se dedique a um nicho, a um público e a um produto central. Empregando esforços nessas frentes, você ganha em qualidade e consistência, gerando bons resultados que, no futuro, vão permitir a expansão do negócio.  

Concentre-se na solução de um problema principal para os seus consumidores e vá criando autoridade sobre o assunto para ganhar o mercado. Com o tempo, você pensa em soluções complementares para crescer o seu mix de produtos ou serviços. 

Além disso, se grande parte dos seus clientes está, por exemplo, no Instagram, você pode dar o primeiro passo nessa rede social antes mesmo de ter um site.

  1. Foco no cliente

De nada adianta ter produtos incríveis e uma plataforma eficiente para a sua loja virtual, se o seu foco não está no cliente. É ele quem vai guiar suas decisões sobre o que vender, quais as melhores condições de pagamento, a forma de comunicação mais adequada e o que otimizar no seu negócio. 

Ao começar sua loja online, foque em atrair novos clientes e fidelizar os consumidores. Assim, você cria um público fiel enquanto ganha novos consumidores de maneira exponencial. Afinal, se um cliente tem uma boa experiência com a sua marca, pode indicá-la para os conhecidos. 

Uma dica é pedir a opinião de quem já comprou de você para entender como foi essa experiência de compra e encontrar possíveis gargalos nos seus processos. Com isso, você terá uma ideia mais clara sobre os pontos fracos e fortes do seu negócio, investindo naquilo que já funciona e repensando o que ainda não está bom. 

  1. Produtos atraentes

A sua loja virtual precisa passar uma imagem realista dos seus produtos para o cliente, como se ele estivesse na loja física vendo os itens. 

Se, no estabelecimento, o consumidor consegue manipular os produtos, no online é necessário entregar o maior número de informações possíveis sobre o que está sendo vendido. Isso inclui tamanhos, texturas, tecidos, cores, entre outros elementos, que vão dar a real dimensão dos itens para os clientes. 

A loja online também depende muito das fotos que você incluir no site. Essas imagens compõem a sua vitrine e devem ser atraentes para despertar o desejo de compra no consumidor. Se você utiliza suas redes sociais para vender, pode criar cenários e situações em que o produto é usado, além de fazer vídeos para mostrá-lo. 

Tudo isso é necessário para evitar que o cliente fique decepcionado ou se sinta enganado ao receber o produto em casa e ver que a imagem do site não corresponde ao que recebeu.  

  1. Tenha um plano

Ao dar o primeiro passo em direção a qualquer negócio, é preciso saber onde você quer chegar. Então, embora você deva começar aos poucos e focar em apenas um nicho, por exemplo, pense em diversificar seu mercado no futuro. 

Com a sua loja virtual no início, é possível realizar uma série de testes para entender por onde seguir e validar se o caminho traçado inicialmente é realmente o melhor para a sua empresa. 

Assim, é claro que os planos podem mudar no meio do caminho, mas é interessante ter um norte para guiar suas decisões no começo. 

  1. Tenha uma rotina

Se você já tem uma loja física, sabe da importância de ter uma rotina para manter a consistência do negócio. Ao criar uma loja online não é diferente. 

Para garantir uma frequência na execução das suas tarefas, organização, foco e disciplina são necessários. Afinal, no início, o seu e-commerce pode não trazer os resultados esperados. Mas com uma rotina consistente, você constrói sua loja online e começa a colher os frutos das suas ações.

  1. Invista em divulgação

Uma forma de atrair novos clientes para a sua loja virtual é apostar na divulgação do seu novo negócio. Nesse sentido, vale a pena estar presente nas redes sociais e criar alguns anúncios. Aqui, a frequência de postagens também é importante. Crie conteúdos de diferentes tipos para se comunicar com o seu público e, às vezes, faça publicações sobre  os seus produtos. 

A ideia é mostrar a sua marca e fortalecer os laços com os consumidores. Além disso, as redes sociais são ótimas ferramentas de atendimento ao cliente. Como o negócio ainda estará no início, você vai conseguir dedicar bastante atenção a cada consumidor que te procurar por inbox, por exemplo. 

  1. Mantenha a qualidade

Embora, como vimos, seja mais simples para os pequenos negócios oferecer um atendimento dedicado no início, é importante manter esse cuidado quando a sua loja virtual for crescendo. Equilibre os pratos para não perder a qualidade no online e nem no estabelecimento físico, se você tiver. 

Ao longo do tempo, um serviço de excelência contribuiu para criar credibilidade junto ao público. Mas, quebrando essa confiança, você perde todo o esforço dedicado no fortalecimento da sua marca. Por isso,  para crescer sua loja online, tenha o seu propósito no horizonte e não perca a qualidade. Além de ajudar a manter um público fidelizado, isso vai te diferenciar da concorrência.  

O que você achou destas dicas? Para ter ainda mais sucesso nas suas vendas online, dá uma olhada neste vídeo: Dicas de como vender online.

Obrigada pelo papo e conte com a gente!