Quer começar a construir uma área de marketing no seu pequeno negócio? Não pense que, para isso, você precisa de grandes investimentos ou começar com uma estrutura robusta logo de cara. É possível ter bons resultados começando aos poucos, mas também é necessário ter consistência e disciplina. 

No post de hoje, separamos 5 dicas para você aplicar na sua empresa e começar a estruturar as suas ações de marketing. Vem ler! 

Três principais aprendizados de hoje 

  1. A primeira dica é fazer um plano de marketing. Ele vai guiar toda a estrutura da área no seu negócio, pelo menos, no início. É importante que o planejamento inclua os canais de comunicação com o cliente, metas para cada canal, número de pessoas da equipe, métricas, persona, ferramentas e orçamento. Já a segunda dica é definir a sua persona, o perfil do seu cliente ideal. Esse elemento envolve as necessidades, as dores e os hábitos de consumo dos seus consumidores. A persona é importante para alinhar sua comunicação e o tipo de conteúdo a ser produzido pela sua empresa.   
  2. A terceira dica é, justamente, focar na produção de conteúdo. Para isso, é recomendável criar um calendário editorial, com as datas de postagens e a indicação do que vai ser postado. Considere também quem vai ficar responsável por essa etapa. Não adianta criar uma meta muito elevada, se não há braço para cumprí-la. A quarta dica de hoje é adotar algumas ferramentas para suportar as suas estratégias de marketing e os seus canais de comunicação com os clientes. Hoje, existem diversos sistemas de automação que otimizam muito o trabalho da equipe. Além disso, as planilhas de Excel, dependendo do nível de maturidade da sua empresa, podem ser bastante eficientes para avaliar os resultados do negócio. 
  3. Já a quinta e última dica é estabelecer as métricas mais importantes para a sua área de marketing. Escolha algumas para focar sua atenção e não se perder no meio dos números. Existem diversos tipos de métricas de marketing, como acessos ao seu site/blog, conversões nas suas páginas de vendas e compartilhamentos dos posts das redes sociais.
  1. Plano de marketing

Para começar o marketing da sua empresa do zero, você precisa ter um plano. É preciso considerar as ferramentas que você já tem e pensar no que vai precisar para colocar a área de pé. 

Nesse planejamento, é necessário incluir:

  • canais de comunicação com o cliente
  • metas para cada canal 
  • número de pessoas da equipe e função de cada uma delas
  • métricas utilizadas para avaliar os resultados
  • ferramentas tecnológicas para suportar as estratégias
  • público-alvo e persona do negócio
  • orçamento disponível para começar

Realizando esse plano, fica muito mais fácil implementar o marketing na empresa com consistência e resultado. 

  1. Persona 

Como vimos no tópico anterior,  estudar a persona é importante para guiar suas estratégias de marketing. 

A persona do seu negócio é um perfil fictício do seu cliente ideal, envolvendo os desejos, as características, os hábitos e as dores dos seus consumidores. 

Defini-la é importante não apenas para a área de marketing, mas também para vendas e atendimento. Afinal, a persona traz o olhar do seu cliente para dentro do negócio, permitindo que você otimize as estratégias a partir dessa visão. Esse elemento é fundamental para alinhar a sua comunicação e as suas ofertas às expectativas dos clientes.

Para saber quem é a sua persona, converse com seus clientes já existentes para entender as necessidades deles e o que os motivou a comprar do seu negócio.

Se você ainda não tem clientes, vale fazer um estudo de mercado, analisar o público dos seus concorrentes e conversar com pessoas que você acredita que se beneficiariam do seu produto ou serviço. 

  1. Conteúdo 

O conteúdo é um dos principais pilares do marketing digital para pequenos negócios. Mas é preciso ter uma boa estratégia para realmente ter resultados. Postar de vez em quando no seu blog ou na sua rede social e não interagir com o público só vai fazer você perder tempo e dinheiro, sem nenhum retorno. 

O ideal é montar um calendário editorial, estabelecendo com antecedência quais conteúdos vão ser postados, quando e em quais canais

É claro que, no começo, muitas vezes é difícil estabelecer a frequência de postagens ideias, assim como quais os melhores temas para trabalhar. 

Para ajudar na definição dos assuntos a serem tratados, utilize o Google Trends, que mostra os temas mais populares do momento. Outra dica é conversar com seus clientes ou potenciais consumidores para entender o que eles querem saber. 

Já na hora de definir a frequência das postagens, considere o possível de ser feito. Com quantas pessoas você pode contar para produzir conteúdo para a empresa? Você pode tanto contratar alguém, como recorrer a agências ou a um profissional especializado que vai prestar esse serviço. 

Se, nesse início, você for ficar responsável pela produção de conteúdo, é importante ter disciplina para cumprir com a frequência estabelecida. Mas isso não deve tomar todo o seu tempo, para não comprometer outras frentes do negócio. 

  1. Ferramentas 

Na etapa de planejamento, você deve ter estabelecido quais os canais de comunicação com o seu cliente, certo? Mas cada um deles exige diferentes ferramentas para uma estratégia eficiente. 

Se você definiu que vai utilizar o email para divulgar seus produtos e falar com seus consumidores, qual plataforma vai ser utilizada para isso? Existem ferramentas de disparo automático, por exemplo. Com elas, é possível escrever uma mensagem, definir um conjunto de remetentes para o e-mail e agendar a data de envio. 

Esses sistemas otimizam muito o trabalho da área de marketing, por contarem com automações, o que melhora a produtividade, evita erros e retrabalho.

Outras ferramentas mais simples, como o Excel, devem ser consideradas também, dependendo do nível de maturidade do seu negócio. As planilhas podem ser utilizadas, por exemplo, para avaliar suas métricas. 

  1. Métricas

Como o conteúdo e o planejamento, as métricas compõem outro pilar fundamental do marketing para pequenos negócios. Elas mostram a eficácia das suas estratégias e permitem que você crie ações específicas para modificar os resultados ruins. 

Defina quais as métricas mais importantes para orientar as suas decisões. Esse filtro no início da sua área de marketing é necessário para você não se perder no meio de tantos números.

Alguns exemplos de métricas valiosas para a área de marketing são:

  • acessos ao seu site/blog
  • conversões nas suas páginas de vendas
  • compartilhamentos dos posts das redes sociais

E aí, já sabe quais adotar no seu negócio? A gente espera que este post tenha ajudado você a dar o primeiro passo no marketing do seu negócio. Para não perder os conteúdos publicados aqui no Papo de Balcão, participe do nosso grupo no Telegram, só clicar no link pelo celular: Grupo PDB.

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