Você tem planos de empreender? Essa é uma decisão importante que reverbera em todos os setores da sua vida e pode partir de um sonho, de uma inquietação ou até de uma insatisfação com o emprego atual.

No post de hoje, vamos te mostrar quais são algumas das motivações que levam as pessoas a empreenderem. Também vamos apresentar algumas histórias inspiradoras para motivar você a abrir um negócio próprio. Vem ler!

Por que empreender?

Quais são as motivações que levam alguém a abrir o próprio negócio? É claro que cada caso é um caso, mas há alguns motivos mais frequentes que fazem as pessoas encararem os desafios do empreendedorismo. Separamos algumas dessas razões para você conhecer e, quem sabe, se identificar!

Estar mais perto da família

Ser dono do próprio negócio significa ser o próprio chefe e fazer os próprios horários (mesmo que, na maioria das vezes, quem empreende trabalhe mais horas). Isso significa que você pode ficar mais perto da família e, em alguns momentos, trabalhar de casa, por exemplo, ou abrir uma empresa em um lugar bem perto da sua casa.

Além disso, negócios familiares, por exemplo, permitem que a família trabalhe junta e esteja sempre por perto.

Se você tem o objetivo de ficar mais perto dos seus familiares, abrir um negócio pode ser um passo importante para alcançar essa meta.

Esgotamento com o trabalho atual

Muitos empreendedores começaram no ramo dos negócios porque não se identificavam mais com o emprego que tinham. Esse é o caso de Rodrigo Mello, dono do Bamba, uma casa temática de samba em Cabo Frio. O empreendedor estava insatisfeito com a profissão de jornalista quando decidiu se aventurar e empreender no ramo de gastronomia, sua paixão.

O esgotamento do trabalho atual pode ser uma grande motivação para mudar de vida e construir algo próprio, que traga mais satisfação e senso de propósito para você. No início, essa pode até ser uma decisão desconfortável. Mas sair da zona de conforto às vezes é necessário para alçar voos mais altos, principalmente quando falamos de empreender.

Às vezes, não é propriamente o esgotamento com um trabalho que motiva a mudança, mas alguma insatisfação quanto à localização. É o caso do empreendedor Flávio Stern, que buscava ares mais tranquilos quando decidiu abrir o Trilhas do Araçari, restaurante vegetariano em Nova Friburgo, em plena mata atlântica. Stern queria mudar de vida, sair da agitação metropolitana do Rio de Janeiro e viver num ambiente mais tranquilo. Então, teve a ideia de se mudar de cidade e abrir seu restaurante.

Exercer uma atividade que seja um sonho

Qual é o seu sonho? Rodrigo sempre gostou de cozinhar e aproveitou essa grande paixão para abrir o seu negócio. Ele acreditou que seria capaz de desenvolver a empresa com base na sua paixão, e o Bamba, que começou como um trailer, foi evoluindo até se tornar a casa de samba que é hoje.

Seguir o seu sonho ao abrir um negócio pode fazer com que você desenvolva algo único, autoral e original, como aconteceu com o dono do Trilhas do Araçari e com o dono do Bamba.

Por isso, para ter uma boa ideia de negócio, pense no que você mais gosta de fazer, quais são seus sonhos, o que realmente te dá prazer e quais atividades que, quando você faz, não vê o tempo passar. Esse exercício pode trazer um direcionamento para a escolha da sua empresa.

Desenvolver uma habilidade

Stern sempre gostou de inventar na cozinha e aproveitou o Trilhas do Araçari para inovar na cozinha e ter sua própria horta, com alimentos sempre frescos e que são plantados de acordo com o cardápio.

Assim, desenvolver uma habilidade pode ser uma ótima motivação para começar a empreender. Se você ainda não tem certeza sobre que tipo de negócio quer abrir, mas sabe que quer empreender, uma dica é, justamente, pensar nas suas habilidades. Pense no que você faz e que as pessoas sempre elogiam e nas capacidades que você pensa que pode desenvolver.

É claro que é preciso ter alguma afinidade e ter gosto em relação a essa habilidade. Então, você pode unir paixão e capacidade para ter uma boa ideia de negócio e começar a empreender.

O importante é ter a sua motivação clara para trilhar um caminho único com a sua empresa, sem perder de vista o seu sonho e as suas habilidades. A jornada nem sempre será fácil, a rotina de quem empreende é muito dinâmica, cheia de urgências e de novos problemas. Por isso, ter um propósito claro e trabalhar com algo que você goste são fatores que podem ajudar você a manter a motivação ao longo do tempo e não perder o pique ao tocar uma empresa.

Agora que você já conhece algumas razões para empreender, vamos falar um pouco sobre como abrir uma empresa pode impactar a vida dos donos de negócio. Confira!

Como ter um negócio impacta a vida dos empreendedores?

Ter um negócio molda sua perspectiva sobre o futuro e pode trazer uma nova visão sobre o que é o futuro ideal para você e para a sua família. Além disso, com frequência, a vida do empreendedor envolve ter sonhos, pensar em como expandir a empresa e alcançar resultados mais ambiciosos.

O empreendedorismo também faz com que os lojistas busquem se atualizar sempre, procurando mais informação sobre negócios e gestão financeira, além de melhores oportunidades para desenvolver a empresa.

Donos de negócio também podem impactar a vida de outras pessoas, gerando empregos, movimentando a economia e engajando os funcionários em um propósito. Mas, para isso, esses empreendedores precisam realmente acreditar naquilo que desenvolvem e se dedicar ao crescimento da empresa, buscando referências que apoiem suas trajetórias e os ajudem em seus desafios diários.

A vida de todo mundo que decide empreender é profundamente impactada. Por isso, você precisa contar com parceiros de negócio que facilitem sua jornada. Conte com a Stone para apoiar você no seu sonho de ter um próprio negócio!