Ampliar a rede de contatos pode ser muito benéfico para o pequeno empreendedor. Mas, no caso do networking, não basta focar apenas no número de conexões. Afinal, esse conceito envolve a qualidade dos seus contatos e a troca de experiência entre vocês.

Por isso, você deve estar sempre em busca de formas para melhorar o seu networking e, assim, aumentar a possibilidade de se posicionar melhor no mercado e ter boas oportunidades.

No post de hoje, listamos 4 vantagens de ter um bom networking e 6 dicas para você melhorar a sua rede de contatos. Vamos lá?

O que é networking?

Networking é um processo em que pessoas ou negócios estabelecem parcerias e constroem relações de médio e longo prazo. Elas podem ser utilizadas para a realização de projetos, o apoio na venda de produtos ou serviços e outras oportunidades comerciais. Ou seja, para garantir que um grupo de pessoas possa crescer lado a lado.

Por que o networking é importante para os pequenos empreendedores?

Empreender no Brasil não é fácil. Muitas vezes, essa é uma atividade solitária, em que uma única pessoa precisa tomar decisões de alto risco para definir o seu futuro. Diante disso, o networking pode ser uma ótima alternativa na busca para o sucesso esperado.

Confira 4 motivos para investir no seu networking e aumentar as suas parcerias de negócios!

1. Recomendação

Quando você cria uma rede de contatos fortalecida e oferece um bom serviço ao mercado, naturalmente, clientes e parceiros passam a indicar o seu negócio para os conhecidos.

Com isso, você amplia ainda mais o seu networking, aumenta a autoridade no seu segmento e melhora as chances de vendas.

Por isso, se preocupe em entregar um serviço de qualidade, além de manter um bom relacionamento com os consumidores, fornecedores e parceiros.

A satisfação desses profissionais com a sua marca pode fazer toda a diferença para o crescimento do negócio e para fortalecer o seu nome no mercado.

2. Atração de talentos

Ao fortalecer o seu nome no mercado, é provável que a sua rede de contatos também tenha boas indicações de funcionários para trabalhar com a sua empresa.

Assim, o networking contribui para a atração e a retenção de talentos. Quantas vezes você viu no LinkedIn alguém pedindo indicação de profissionais para uma determinada vaga? Se você tem uma boa rede de contatos, é possível receber vários comentários indicando talentos para trabalharem com você.

3. Parcerias de sucesso

O bom networking pode trazer parcerias de muito sucesso para você, não apenas no âmbito profissional, como no pessoal.

Com os seus contatos, você pode criar projetos que tenham relevância no mercado, principalmente pela união de forças e audiências. Além disso, um rico networking traz a possibilidade de gerar sócios para as suas ideias e abre oportunidades para novos negócios.

Por isso, utilize o seu networking para enriquecer a sua experiência e ajudar outras pessoas. Além disso, responda todas as dúvidas que surgirem e compartilhe o seu conhecimento sobre determinados assuntos.

Quando você contribui com um conhecimento único, por exemplo, em uma postagem do LinkedIn, mais pessoas podem “ouvir” a sua voz e se interessar pelo que você diz. Com isso, você aumenta a chance de atrair novos contatos que podem acabar fazendo parte do seu networking.

4. Facilidade maior para inovar

Um ponto fundamental para quem empreende é a inovação. Ser uma pessoa empreendedora e inovadora ajuda o seu negócio a estar sempre preparado para atender às demandas de seus clientes e parceiros comerciais. Ou seja, coloca a sua marca à frente da concorrência mesmo em momentos difíceis.

O networking facilita a criação de uma cultura de inovação no seu negócio. Sempre haverá contato com pessoas com novas experiências ou pontos de vista. Afinal, elas já contavam com uma longa carreira antes de conhecer você.

Essa experiência poderá ser aproveitada para otimizar os seus projetos e produtos. Além disso, facilitará a correção de erros e ainda ajudará a evitar riscos desnecessários. Desse modo, você sempre estará preparado para escolher um caminho único para os seus projetos.

Agora que você já entendeu quais as vantagens de ter um bom networking, confira algumas dicas para melhorar a sua rede!

Como melhorar o seu networking?

Agora, precisamos falar sobre como fazer um bom networking. Acredite, não é algo impossível. Basta executar alguns passos e, assim, conseguir construir uma rede de apoio que será a base para um futuro de prosperidade para o seu negócio.

Veja 5 dicas para ter sucesso com sua rede de contatos!

1. Crie conteúdo relevante nas redes

Utilize as suas redes sociais para promover conteúdos relevantes para os seus contatos. Essa é uma ótima forma de ganhar visibilidade, aumentar a sua autoridade online e ajudar outras pessoas no digital.

Quais são as suas especialidades? Sobre o que você gostaria de falar? Pense nisso e comece a produzir conteúdos, sempre se preocupando em entregar algo de valor para a sua audiência.

O LinkedIn é uma excelente ferramenta para criar conteúdo e se conectar com pessoas da sua área. Você pode tanto postar artigos maiores como posts menores no feed. Não esqueça de pedir para os outros curtirem, comentarem ou compartilharem o conteúdo. Com isso, mais pessoas podem consumir o que você produz. Então, se você quer se tornar uma referência no seu segmento, aposte na produção de conteúdo online.

Além do LinkedIn, você pode criar um blog para escrever artigos ou utilizar o Instagram para realizar postagens relevantes para os seus seguidores. Compartilhe os bastidores do negócio e outros materiais que apenas você poderia produzir com base na sua experiência.

2. Adicione pessoas que tenham a ver com você

Para ampliar o seu networking e trazer mais contatos relevantes para a sua rede, busque adicionar pessoas que têm propósitos semelhantes aos seus, mesmo no caso de segmentos diferentes. Esse alinhamento pode criar uma conexão mais rápida entre vocês e abrir oportunidades importantes para ambos.

Utilize palavras-chave no LinkedIn para procurar afinidades com outros profissionais e selecionar os contatos que você quer ter na sua rede.

Quando adicionar alguém, lembre-se de enviar uma mensagem personalizada para a pessoa. Nela, explique por que você quer adicioná-la e como acredita que esse contato pode ser mutuamente benéfico.

Apenas se conectar com outras pessoas no LinkedIn, sem qualquer objetivo, pode até aumentar o número de contatos, mas não necessariamente amplia o seu networking.

3. Participe de eventos

Eventos da sua área são uma ótima oportunidade para ampliar o seu networking. Atualmente, existem diversos eventos online em que é possível estabelecer parcerias com outros participantes.

Além disso, também existem vários eventos gratuitos que podem render excelentes contatos. Então, é importante se manter aberto e disposto a conversar com outras pessoas para apresentar o seu negócio e oferecer ajuda para quem precisar.

4. Faça cursos

Os cursos sobre as suas áreas de interesse ou atuação, além de contribuírem para o seu aprendizado, são ótimas oportunidades para conhecer pessoas.

Normalmente, os cursos têm grupos exclusivos em que os alunos podem trocar experiências e dados de contato. Com isso, também é possível expandir a sua rede e melhorar a qualidade do seu networking.

5. Entre em grupos

O Facebook tem diversos grupos sobre os mais variados assuntos. Certamente, pessoas do seu nicho de mercado estão ativas nessas comunidades online.

Então, na área de busca do Facebook, digite o termo que corresponde ao seu segmento e procure os grupos com os quais você mais se identifica. Em seguida, selecione aqueles que você tem interesse em participar.

Para aumentar a sua rede de contatos, faça comentários relevantes nas postagens das outras pessoas e contribua com o seu conhecimento em posts próprios.

6. Não tenha medo de compartilhar ideias e projetos

Para construir uma boa rede de networking — e colocá-la em prática — é fundamental compartilhar ideias e projetos. Conforme a sua rede for ampliada, não deixe de utilizá-la para avaliar quem pode ajudá-lo a alcançar as suas metas estratégicas. Faça isso considerando o perfil de cada parceiro e os seus pontos fortes.

Se uma parceria for recusada, não desanime! Procure mais pessoas na sua lista de networking ou vá atrás de novos aliados. Assim, você sempre terá novos meios de executar um projeto e atingir os seus resultados!

Ter um negócio de sucesso no Brasil é um dos maiores desafios que alguém pode vencer. Afinal, é preciso lidar com uma grande concorrência, carga tributária pouco flexível e um país de dimensões continentais. Justamente por isso, quem empreende precisa estar atento para buscar as melhores oportunidades para o seu futuro.

É para isso que o networking serve. Ele ajuda a encontrar possibilidades de parcerias a médio e longo prazo que sejam robustas e alinhadas com o seu perfil, facilitando projetos e a formulação de estratégias de vendas. Por isso não deixe de seguir as nossas dicas para ampliar a sua rede de contatos.

E aí, o que você achou do artigo sobre networking? Se após você investir no seu relacionamento com parceiros você precisar de apoio para otimizar o seu dia a dia com soluções financeiras inovadoras e pensadas para os empreendedores brasileiros, conheça nossas soluções!