Você sabe o que é conteúdo viral? São propagandas que se popularizam, principalmente nas redes sociais, por causa do uso de uma música, uma frase de efeito ou uma piada, por exemplo, e que grudam na cabeça do público.

O que muitas pessoas não sabem é que esse processo não ocorre por mera coincidência e que existe um forte planejamento durante o processo para que ele aconteça.

No post de hoje, você vai aprender mais detalhes sobre o que é conteúdo viral e os seus benefícios para uma marca. Continue a leitura para conferir os detalhes. Não perca!

Quais são os benefícios que os conteúdos virais podem trazer para uma empresa?

O principal benefício de uma campanha é que a partir do momento em que ela conquista o status viral, as chances de popularização do seu serviço ou produto crescem de maneira exponencial. Assim, torna-se mais fácil conquistar novos clientes e aumentar as suas vendas.

É válido ressaltar que nem todas as campanhas devem viralizar, mas ao procurar por formatos e conteúdos que costumam cair nas graças do público, já se torna possível passar adiante a sua mensagem de marketing e auxiliar na conquista de mercado.

Mais um de seus benefícios é que por meio da internet o mercado deixou de ter barreiras, já que uma pequena loja que fica no interior pode vender para o país inteiro.

Nesse sentido, o conteúdo viral faz com que o seu negócio se destaque entre os demais, pois ele cria laços com o público-alvo que o ajudam a dar preferência para a sua empresa do que aos concorrentes.

Na prática, o que costuma acontecer é que o cliente olha para o produto na prateleira, se lembra do conteúdo viral, sorri ao se lembrar da piada ou frase de efeito da campanha e compra o produto por se identificar com ele.

O que leva as pessoas a compartilharem esses conteúdos?

Em geral, as pessoas compartilham conteúdos que geram algum tipo de impacto nelas, mas na realidade esse fenômeno de compartilhamento não tem relação apenas com a sorte, já que existem artifícios psicológicos que costumam ser usados na estratégia.

O que ocorre em conteúdos virais é que eles são capazes de ativar determinados gatilhos no cérebro humano, que fazem com que as pessoas, ao se depararem com ele, sintam vontade de compartilhá-lo com outros indivíduos.

Quais erros devem ser evitados com o marketing viral?

Como vimos, um conteúdo viral é excelente para conquistar a atenção do público, mas existem alguns erros que você deve evitar cometer para que os seus esforços não sejam em vão. São eles:

Abordar assuntos complicados

Assuntos como intolerâncias, fatos históricos que geram mal-estar, situações negativas, entre outros assuntos de gostos duvidosos, mesmo que em um primeiro momento pareçam algo engraçado, devem ser evitados para não prejudicar a reputação da marca.

Focar na publicidade

Uma campanha de marketing tem como principal objetivo promover a marca para aumentar suas vendas. No entanto, essa não deve ser a mensagem passada ao cliente, especialmente em conteúdos virais em que o caráter publicitário deve estar presente, mas não de maneira forte e direta.

Não pensar no público-alvo

Mais um erro que costuma ocorrer com frequência é que as empresas se esquecem de pensar diretamente em seu público-alvo. Contudo, como atingir os consumidores é o principal objetivo da campanha, ele não pode nunca ser perdido de vista.

Fazer sem ter um propósito

A qualidade do material para o marketing viral é fundamental e, por isso, fazer conteúdos sem ter um objetivo claro costuma ser perda de tempo e trabalho. O investimento deve contar com um planejamento estratégico, para que não se perca.

Agora que você já conhece os principais detalhes sobre o conteúdo viral, procure adotar esse tipo de estratégia em seu negócio para promover a sua marca e fazer com que a empresa ganhe destaque e sucesso.

Se quer saber ainda mais sobre esse tema, confira esse vídeo que preparamos: