Você sabia que é possível receber pagamento de Pix na maquininha? Esse método inovador facilita o processo de transação por Pix em varejo e restaurantes, dando praticidade e segurança tanto para o cliente quanto para o negócio.
Se você quer entender mais sobre a opção, como funciona e seus benefícios, respondemos a todas as suas dúvidas neste artigo especial sobre o assunto. Confira!
O que é Pix na maquininha como opção de pagamento?
Quando o Pix estreou como forma de fazer transações eletrônicas diretas no Brasil, talvez muitos não imaginaram a velocidade de seu sucesso. Em seus dois anos iniciais, 26 bilhões de transações foram realizadas pelo serviço, com boa parte dos brasileiros aderindo de maneira natural.
Porém, por mais que o Pix seja fácil de fazer, sua implementação em varejos e restaurantes ainda sofre com alguns desafios. Por serem situações em que o cliente deseja pagar rápido e sem muitos passos, a inserção de chave ou a necessidade de ele mesmo colocar o valor e concluir a negociação afastou muitos deles no início.
O Pix na maquininha é a solução que resolve de forma prática e eficiente esse obstáculo de conversão. É um sistema incluído no mesmo aparelho que recebe cartões de crédito, automatizando e agilizando o processo de pagamento por Pix, sem que o consumidor tenha o peso de inserir informações e completar passos de compra.
Como funciona na prática
Nada melhor para entender o que é esse método de pagamento do que imaginar seu funcionamento, na prática. Acontece assim:
- o cliente realiza uma compra processada em um caixa da mesma maneira de sempre;
- ao perguntar sobre o método de pagamento ao cliente e ouvir que pagará por Pix, o colaborador insere manualmente o valor ou dá o comando para que o sistema de vendas se comunique com a maquininha automaticamente;
- ao ser confirmado o valor e a condição de pagamento, o sistema gera um QR Code disponibilizado na tela da maquininha;
- o cliente escaneia o código com seu celular e já recebe todas as informações da transação prontas em seu aplicativo financeiro;
- sem precisar fazer qualquer passo a mais, o cliente verifica os dados e dá autorização para a transação, realizada em uma fração de segundos;
- o sistema da empresa confirma o recebimento, a nota fiscal é gerada, e a compra, concluída.
Caso você utilize também aplicativo de pagamento além da maquininha, todo esse processo é realizado da mesma maneira no celular.
Quais são as vantagens desse método de pagamento?
Como você pôde ver, contar com Pix na maquininha é fácil desde a implementação até a utilização na rotina do seu negócio. Mas o que você ganha ao investir no método? Veja alguns benefícios cruciais para você.
Mais opções para o cliente
Começamos pela questão mais clara e objetiva que os empreendedores conhecem na pele: toda opção a mais para o seu cliente torna-se um argumento a mais de venda.
Quando você oferece Pix na maquininha, inclui uma nova alternativa de pagamento no mesmo fluxo que já implementou, sendo, ao mesmo tempo, familiar e atrativo para seu público.
Mais praticidade e agilidade no pagamento
Como dissemos, o Pix na maquininha evita a situação em que clientes precisam ser agentes ativos no pagamento: quando eles mesmos têm que incluir dados como valores e chaves.
Isso faz com que o processo seja tão ou até mais rápido que o pagamento no cartão. Além disso, você ainda ganha clientes que ainda são avessos à tecnologia, simplificando ao máximo o que precisam fazer para realizar a compra — o que também, consequentemente, diminui as filas no caixa.
Mais controle financeiro
O Pix é uma excelente opção para negócios que querem maior controle sobre suas finanças. Afinal, você recebe o dinheiro na hora e não tem que ficar planejando com crédito ainda não recebido.
Por ser um sistema simples e vantajoso para o cliente, é possível que você aumente a taxa de adesão ao método. Quanto mais utilizam o Pix na maquininha, mais consolidado é o seu faturamento no dia a dia.
Mais segurança
O Pix em si já é um método muito seguro de pagamento. Mas que tal ter uma camada a mais de segurança nesse processo?
Ao incluir o pagamento do Pix em um sistema robusto e consolidado como o da Stone, você garante a legitimidade das transações e evita qualquer vazamento de dados por ter que compartilhar chaves com clientes.
Como utilizar o método evitando erros?
O Pix na maquininha é um método de pagamento eficiente, seguro e prático para os dois lados de uma transação. Contudo, tanta facilidade exige algum preparo. Para terminar nossa conversa, veja três dicas essenciais para utilizar a opção com segurança.
Utilize a melhor tecnologia disponível
Existem diversos dispositivos e serviços que oferecem a tecnologia no mercado, mas a garantia total de segurança e agilidade vem daqueles parceiros com mais experiência e inovação.
Uma boa ideia é contar com uma plataforma digital completa de gestão de vendas e pagamentos, que centralize seus dados e ferramentas de administração financeira, com interfaces automatizadas para transações e flexibilidade do uso tanto em maquininhas quanto em dispositivos móveis.
Assim, você tem controle e visibilidade ao mesmo tempo que oferece praticidade para o público — uma combinação perfeita para o sucesso.
Capacite os profissionais
A velocidade nas transações de compras nunca depende apenas dos sistemas, mas também de quem os opera. Nunca deixe de investir em treinamentos e capacitação para que o caminho entre implementar e utilizar a tecnologia seja o mais curto possível.
Faça uma boa comunicação com o cliente
Como já citamos, mesmo com a popularização tão rápida do Pix, ainda existem pessoas que hesitam ou desconfiam do método de pagamento e preferem não utilizá-lo.
Unindo comunicação de marketing e preparação dos colaboradores, é possível diminuir esse gap ao educar seu público sobre as vantagens do Pix e como utilizá-lo.
O Pix na maquininha é uma solução que veio para ficar e será cada vez mais popular entre os consumidores. Com a parceria certa de implementação, você tem um futuro com mais opções para converter e maior controle financeiro.
Que tal começar esse processo agora mesmo e ampliar suas formas de pagamento? Visite nosso site e entre em contato, estamos prontos para tirar suas dúvidas!
O que você achou deste conteúdo?
Obrigado pela sua avaliação