Os pequenos negócios são maioria no Brasil. Agora que estamos vivendo momentos desafiadores e de grandes transformações, é preciso partir em busca de oportunidades para que o seu negócio não seja prejudicado.

Os pequenos negócios que não têm uma reserva de emergência ficam mais vulneráveis a momentos de instabilidade. Mas é possível passar por eles adotando estratégias que ajudem a criar valor para as entregas, atrair o público e minimizar custos.

Estamos sempre buscando alternativas para ajudar você a enfrentar momentos difíceis. Por isso, preparamos mais este post, agora, trazendo algumas dicas para você elaborar novas estratégias para criar e aproveitar oportunidades. Continue lendo e garanta seu sucesso!

Por que é importante criar boas oportunidades?

Você já deve ter ouvido a expressão dar tiro para todos os lados. É isso que acontece em alguns negócios, que tentam aproveitar qualquer oportunidade que apareça sem muitos critérios. Ações como essas levam a decisões impensadas.

É importante não esquecer que cada negócio tem o seu próprio segmento, os produtos ou serviços que entregam e um público-alvo. As melhores oportunidades são aquelas baseadas nesses três pilares. Dessa forma, fortalecemos a imagem do negócio, geramos valor para as entregas e alcançamos as pessoas certas no momento ideal.

Com isso, conseguimos aumentar nossas chances de venda porque estamos tomando decisões estratégicas. Criar boas oportunidades é importante para que os seus esforços sejam direcionados para o foco correto, assim como os investimentos.

Ou seja, o tempo e os recursos são melhor aproveitados e conseguimos atender uma necessidade ou demanda de mercado com mais precisão. Logo, surgem maiores chances de sucesso.

A análise e o conhecimento do público e do mercado são essenciais para gerar essas boas oportunidades. Inclusive, desenvolver diferenciais oferecendo para o consumidor aquilo que os concorrentes ainda não oferecem, ou explorar recursos, estratégias e segmentos de mercado que a sua empresa pode atender e ainda não aproveita.

Em resumo, as boas oportunidades contribuem para fortalecer o negócio no mercado, atrair e conquistar mais público, se equiparar ou ficar à frente da concorrência, aproveitar áreas que ainda não estão sendo exploradas, melhorar a gestão do tempo e de recursos e ainda minimizar custos para ter um retorno mais alto.

Como criar boas oportunidades?

Elas podem estar onde você menos espera e garantem estabilidade durante momentos desafiadores. Veja como encentrar e aproveitar boas oportunidades!

Marque sua presença Digital

Mesmo que você só atue em loja física, precisa pensar em migrar para o digital. Afinal, os canais online são a forma de contato que você pode ter com o seu cliente agora. Se você já estava presente nas redes sociais, esse é o momento de investir nos seus conteúdos, atrair mais clientes e vender!

Redes Sociais

As pessoas estão cada vez mais conectadas e, principalmente em função do isolamento social em decorrência da crise sanitária, adotaram de forma mais intensa o hábito das compras online, além de explorar o meio digital de diferentes formas.

Por isso, você deve aproveitar o momento para fortalecer a sua marca nas redes sociais. Se você ainda não tem um Facebook ou um Instagram para o seu negócio, é hora de montar o seu perfil!

Agora, a presença da sua marca na internet é mais importante do que nunca. Portanto, alimente suas redes sociais com conteúdos relevantes sobre o seu nicho de atuação. As redes funcionam também como um excelente canal de atendimento ao cliente e uma oportunidade para vender.

O momento pede maior conexão virtual e as redes sociais permitem que você não só apresente seus produtos e serviços por meio das fotos, posts escritos e stories, como se mantenha em contato com os clientes. Use esses canais para realizar o atendimento e esclarecer todas as dúvidas que os consumidores têm sobre a sua empresa.

Além disso, você pode abrir as suas redes sociais para fazer lives com especialistas, trazer dicas, curiosidades, entretenimento e o que mais for de interesse do seu público e estiver relacionado com seu ramo de atuação. Fortalecendo sua marca no digital você vai conquistar a confiança de mais clientes e estreitar as conexões com eles.

Vendas online

Como dito, as redes sociais são uma poderosa ferramenta de divulgação e vendas. Mas, somado a elas, você também pode optar por uma plataforma de e-commerce para ou até mesmo um blog ou site próprio. Os marketplace estão em alta no momento, já que oferecem uma estrutura completa para vender pela internet, e geralmente de graça.

Para dar um suporte ao seu processo de vendas online, envie e-mails periódicos para os seus clientes divulgando suas promoções e dando dicas na sua área de atuação. Por exemplo, se você tem um salão de cabeleireiro, pode produzir conteúdos ensinando técnicas de penteado. Se a sua loja vende cosméticos, monte alguns artigos dando dicas de maquiagem.

Montar um curso online também é uma ótima forma de estimular suas vendas, gerar outra fonte de renda e ganhar autoridade no seu nicho. Mobilize sua equipe para ajudar nesse projeto, e procure disponibilizar algo que esteja relacionado àquilo que o seu negócio faz.

Sistema de entrega

Você faz entregas para o seu cliente? Muita gente acha que as entregas ficam restritas ao delivery de restaurante, mas não é assim. Praticamente qualquer empresa que vende produtos pode adotar o serviço de entrega.

Farmácias, lojas de cosméticos, de artesanatos, livrarias, docerias. Todos esses tipos de negócio permitem fazer entregas para os consumidores. Existem aplicativos específicos para isso, como o Rappi, mas você pode montar uma estrutura própria para fazer as entregas.

Durante a quarentena, a opção que os consumidores tinham era usar os serviços de entrega disponibilizados pelas empresas, mas isso acabou se tornando um hábito. A tendência é de que continue no longo prazo. Assim, se você adotar o delivery estará explorando mais oportunidades de vendas e mercado. Alcançará um público maior.

Aposte em aluguéis

Já pensou em alugar equipamentos ou espaço? Essa é uma boa opção para empresas que têm uma estrutura além daquela que utiliza no dia a dia. Com essa estratégia, pode conquistar uma fonte de renda extra.

Aluguel de espaço

Se você tem uma cozinha, por exemplo, ou uma oficina, e encerrou as operações que aconteciam ali, pode alugar seus equipamentos ou até mesmo o espaço para outra empresa ou profissional. Além disso, pode oferecer essa estrutura para armazenagem e estoque de materiais ou equipamentos.

Aluguel de equipamentos

Você tem máquinas ou equipamentos parados ou com pouco uso, talvez que tenham sidos substituídos por modelos mais novos? Em vez de vender e ter apenas uma renda com eles pode alugar e conseguir um faturamento maior. Independentemente do seu nicho, a ideia é procurar oportunidades para não deixar as máquinas sem uso ou descartar por um valor irrisório quando poderiam gerar lucro.

Faça um bom planejamento

Momentos de crise costumam revelar as lacunas do negócio ou deixá-las ainda mais evidentes, porém, em qualquer época o planejamento é fundamental. No momento agudo da crise, você pode aproveitar para estruturar e organizar seu negócio e fazer um plano mais detalhado para o futuro.

Trace alguns cenários possíveis para o seu negócio, levando em conta as perspectivas e quedas nas vendas, as suas reservas de emergência e possíveis renegociações com fornecedores e locadores. A partir disso, você consegue traçar estratégias com objetivos específicos, rever custos e pensar em alternativas.

Um dos pontos importantes do planejamento é o seu estoque. Uma opção aqui é reduzir o seu mix de produtos e operar com os que oferecem mais margem de lucro. Assim, você evita o desperdício de itens e o abarrotamento do estoque.

Uma dica importante e que envolve o planejamento é anotar os aprendizados que épocas difíceis trazem. Além de dar mais clareza sobre as suas estratégias, essa prática é valiosa para evitar erros no futuro. Assim, seu negócio fica menos vulnerável aos momentos imprevisíveis.

Observe o mercado

Um erro muito comum é olhar apenas para questões internas do negócio. As oportunidades nem sempre estão naquilo que já é feito, na verdade, na maioria das vezes precisamos olhar para fora e verificar o que o mercado está exigindo agora, o que os clientes estão procurando.

Esse tipo de análise é muito importante para que você consiga pensar fora da caixa e trazer algo diferente para o seu negócio. Portanto, procure oportunidades onde muitos veem problemas, dificuldades e desafios. Você pode encontrar soluções inteligentes e atrativas para o seu cliente observando o cenário sob um novo ângulo.

A observação do mercado é importante, ainda, para que você veja o que os seus concorrentes estão fazendo. Confira quais ações eles estão adotando e que tipo de entrega estão oferecendo para o consumidor. Assim, pode encontrar falhas no atendimento que eles prestam e aproveitar oportunidades que eles não estão aproveitando e desenvolver diferenciais.

Traga inovação

Uma das vantagens que os pequenos negócios têm em relação a grandes empresas é maior agilidade para mudanças. Nesse cenário, os pequenos podem testar novos métodos com muito mais facilidade e ter aprendizados rapidamente. Por isso, pensar em soluções inovadoras é uma ótima forma de crescer.

Grandes empresas também estão inovando. O grupo LVMH, de perfumes, passou a produzir álcool gel para alimentar um mercado carente desse produto durante a pandemia. O Magazine Luiza, por exemplo, doou mil colchões para ajudar os mais vulneráveis na época do coronavírus. É claro que você não precisa tomar as mesmas ações, mas esse tipo de história pode inspirar a criar estratégias inovadoras.

Uma forma de não perder nem prejudicar seus clientes é dar vouchers para que eles utilizem quando for mais conveniente. Negocie com eles para evitar cancelamentos e incentive a remarcação de serviços. Com isso, você aumenta sua credibilidade e gera fidelização.

Pensando em inovação, vale também repensar as formas de trabalhar. Se o seu modelo de negócio permitir, adote o home office para minimizar custos. Essa estratégia exige uma boa organização por parte do time e pode ser uma excelente oportunidade para rever processos e eliminar tudo aquilo que atrapalha a operação.

Faça networking

Você já reparou que grandes empresas sempre fazem parcerias? Elas não atuam sozinhas no mercado porque os contatos que têm com outras organizações contribuem para que, juntas, possam atender o mercado de uma forma mais satisfatória para ambas, gerando valores para o consumidor.

Mesmo sendo um pequeno negócio, você também pode fazer isso. O networking traz excelentes oportunidades para que você possa crescer e alcançar um público diferenciado. Afinal, muitas vezes conseguimos atrair uma boa quantidade de clientes por meio de indicações.

Sendo assim, procure por empresas de ramos similares aos seus, ou que sejam diferentes, mas de interesse do seu cliente. Dessa forma, vocês podem combinar ações, estratégias e promoções que incentivem que os clientes de um negócio consumam os produtos ou serviços do outro.

Quanto mais contatos você tiver, maiores serão as chances de encontrar oportunidades de novos fornecedores, produtos diferenciados ou até mesmo para participar de eventos e movimentos que ajudem a colocar a sua marca em destaque.

Invista em fidelização

Muitas vezes existe uma grande preocupação no pequeno negócio de buscar cada vez mais clientes. É comum que as ações e campanhas sejam direcionadas para atrair pessoas com o objetivo de trazer aquelas que estão na concorrência ou captar as que ainda não tomaram uma decisão.

É verdade que é muito importante direcionar esforços para captar o público, mas não podemos esquecer as pessoas que já fecharam negócio antes. Isso porque esses clientes antigos podem voltar a fazer compras e trazer novos ganhos para a sua empresa. Logo, tão importante quanto fazer a captação de clientes é trabalhar em ações que gerem fidelização.

Não se esqueça de cultivar um bom relacionamento com os seus clientes antigos. Essas pessoas já confiaram no seu negócio, apostaram no seu atendimento, nos seus produtos e serviços, por isso, elas precisam receber atenção e um tratamento especial.

Procure sempre oferecer uma boa experiência e desenvolver ações que façam com que esses clientes deem preferência para o seu negócio nas próximas compras. Pode ser, por exemplo, um programa de fidelidade que faça com que acumule pontos para serem trocados por produtos ou serviços no futuro.

Você também pode investir no relacionamento para se fazer presente na vida dessas pessoas. É o caso de enviar e-mail ou mensagens apresentando dicas, informações úteis e outros conteúdos úteis e atrativos.

Pós-venda

As ações de pós-venda são uma forma de você trabalhar a fidelização dos seus clientes. Isso envolve as estratégias de relacionamento que citamos, de se manter sempre em contato com essas pessoas, lembrar delas em datas especiais e até mesmo oferecer descontos específicos.

Também é importante que você mantenha os canais sempre abertos para esclarecer dúvidas, e até mesmo disponibilizar materiais instrutivos que ajudem aproveitar da melhor forma o produto ou serviço que foi adquirido.

Tudo isso é um diferencial interessante que mostra a preocupação da sua empresa em oferecer uma experiência mais agradável para o cliente. Esse tratamento diferenciado faz com que ele se torne fiel.

Busque qualificação

Boas oportunidades também podem ser geradas a partir de novas qualificações para você e sua equipe. Hoje, existem muitos institutos e faculdades importantes que disponibilizam cursos gratuitos para as pessoas que querem investir no próprio conhecimento, e ainda a distância, o que facilita mais.

Então, oriente o seu time sobre as opções disponíveis e indique um curso que todos deveriam fazer. Vocês podem, inclusive montar um grupo para discutir os principais assuntos abordados e fixar os aprendizados.

Para os donos de negócio, também há vários cursos relevantes que contribuem para ter uma visão mais estratégica da empresa e do mercado. Aproveite para adquirir esse conhecimento e se preparar ainda mais para a gestão da sua empresa. Esse tipo de prática traz ideias para gerar oportunidades.

Aqui, você encontra algumas plataformas que disponibilizam cursos gratuitos interessantes:

Com essas ações e estratégias você conseguirá gerar boas oportunidades para o seu negócio mesmo em épocas incertas, garantido uma melhor presença de mercado e entregas mais atrativas para o público. Vai aproveitar os momentos de alta e passar pelas fases desafiadoras com mais tranquilidade, se adequando às necessidades do momento sem sofrer grandes impactos negativos que possam comprometer a sobrevivência da sua empresa.

Gostou do artigo e quer saber de mais dicas para aumentar os seus lucros? Então, confira nossas 11 dicas para alinhar metas de vendas com a realidade dos vendedores.