antecipação-de-recebíveis
Maquininha

Os mitos da antecipação de recebíveis com máquinas de cartão

Sua empresa está precisando de recursos financeiros com agilidade e sem toda aquela burocracia e os altos juros dos empréstimos? A antecipação de recebíveis pode ser a melhor opção para seu fluxo de caixa. Mas, o que é, de fato, a antecipação de recebíveis com máquinas de cartão?

Antecipação de recebíveis é a ação de adiantar o recebimento dos pagamentos de seus clientes que estão previstos para datas posteriores – como nos casos de parcelamentos de compra, por exemplo -, pagando uma taxa pela transação e por parcela adiantada.

Essa opção é muito atrativa para os empreendedores, porque os mesmos podem utilizar o valor antecipado para quitar despesas, aumentar o estoque, fazer compras de equipamentos, entre outras necessidades imediatas como imprevistos no fluxo de caixa.

Mas, não pense que esta opção traz benefícios apenas para empresas que precisam de recursos para o fluxo de caixa. Também pode ser utilizada como forma de investimento em infraestrutura e ainda pagamento antecipado para os fornecedores, propiciando uma negociação mais vantajosa.

E as taxas para adiantar esses recursos são, geralmente, mais atrativas que taxas de empréstimos e outras formas de crédito, porque estão saindo do seu patrimônio futuro, reduzindo o risco de inadimplência.

Contudo, ainda existem muitos mitos sobre a antecipação de recebíveis com máquinas de cartão que são desconhecidos por muitas pessoas, e cada adquirente – empresa fornecedora da tecnologia de pagamentos – possui métodos e taxas de antecipação diferentes. Neste conteúdo, desvendamos os principais mitos sobre esse assunto.

5 mitos sobre a antecipação de recebíveis

Obrigatoriedade de antecipação

Ao contrário do que algumas adquirentes fazem, a antecipação de recebíveis com a Stone não é obrigatória ao contratar o serviço de adquirência. Ela acontece apenas quando você solicita pontualmente ou habilita a função de recebimento automático. Ou seja, sua empresa não é obrigada a utilizar o benefício e ele vem desabilitado por padrão.

Quando chegar o momento em que é necessário recorrer a este recurso, você tem a facilidade de solicitá-lo pela própria maquininha ou falando com o time de relacionamento com o cliente, caso seja um cliente Stone.

Não é possível desabilitar a antecipação depois de ter habilitado

Mito! Quando você opta pela antecipação, seja automática ou pontual, é possível reverter a ação e desabilitar a função. Para isso, basta entrar em contato com a empresa fornecedora da tecnologia de pagamentos ou acessar a funcionalidade pela maquininha e efetivar o processo de cancelamento da antecipação.

Atente-se apenas aos prazos, para que o cancelamento seja realizado antes da próxima antecipação acontecer.

IOF é obrigatório para toda antecipação

É comum haver a cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) em transações monetárias, inclusive nas antecipações. Mas existem instituições que fazem esse trâmite isentando o encargo, como as empresas que administram o Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios. Dessa forma, a antecipação se torna mais vantajosa e com menos custos para seu negócio.

Toda antecipação incide o mesmo cálculo

Cada empresa possui o seu número de clientes, faturamento e suas subjetividades. Por isso, não se torna justo cobrar taxas igualitárias de antecipação de recebíveis para todos os modelos de negócio.

Dessa forma, cada antecipação precisa ser simulada antes da efetivação, para que a taxa seja vista em cada caso e se torne justa para sua empresa. Além disso, a taxa pode variar de acordo com o tempo escolhido da antecipação, número de parcelas adiantadas e outros fatores.

Outro ponto importante é que algumas empresas que possibilitam a antecipação de recebíveis cobram taxas com juros compostos. Isso quer dizer que, no montante final, você acaba pagando muito mais do que optando por uma empresa que cobra juros simples. Por isso, é importante simular antecipadamente os valores que serão recebidos após a aplicação da taxa.

Não é possível ter flexibilidade no recebimento

É possível sim. O recebimento da antecipação acontece na data que você escolher, e não na data da solicitação em si.

Com o recebimento automático, sua empresa pode optar por antecipar todos os recursos previstos no dia 15, por exemplo, ou em outra data que seja interessante para o seu negócio. Assim, sua empresa garante maior fluxo de caixa nos momentos ideais, e pode negociar descontos nos pagamentos aos fornecedores antecipadamente.

Agora que você aprendeu sobre os principais mitos da antecipação de recebíveis, é importante ficar atento às taxas que incidem sobre a antecipação da sua máquina. O ideal é que você entenda como as taxas são formadas e como se aplicam ao montante final, e não apenas às parcelas. Utilize nossa calculadora de antecipação de recebíveis abaixo e simule o valor que sua empresa receberá após solicitar o recebimento antecipado de vendas.

ABRIR SIMULADOR DE ANTECIPAÇÃO

Porque a Stone é a melhor opção para antecipação de recebíveis?

A Stone foi criada por empreendedores para empreendedores. Por isso, entendemos suas necessidades e fazemos delas a nossa razão de trabalho. Aliamos o atendimento e o serviço mais eficientes do mercado à melhor tecnologia de pagamentos. Por isso, só a Stone proporciona para sua empresa:

  • Antecipação de recebíveis sem taxas compostas, ou seja, no fim, você acaba pagando menos;
  • Nada de encargos e IOF;
  • Flexibilidade no recebimento da antecipação;
  • Um time exclusivo de antecipação, focado no sucesso do seu negócio;
  • Portal de acompanhamento de todas as taxas aplicadas;
  • Sem obrigatoriedade de antecipação;
  • Taxas que não se multiplicam pelo total de parcelas;
  • Facilidade de antecipação, que pode ser efetuada na própria maquininha;
  • Atendimento próximo e eficiente.

Ficou com alguma dúvida sobre os mitos da antecipação de recebíveis? Clique e acesse nosso infográfico completo sobre o assunto, que traz mais mitos e verdades da antecipação de recebíveis.

 BAIXAR INFOGRÁFICO