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Você sabe qual a importância de adotar ferramentas de gestão de marketing digital na sua empresa? Essas soluções podem auxiliar o pequeno negócio em diversas frentes, como:

  • gerenciamento e produtividade da equipe
  • gestão de leads
  • automação de e-mails
  • segmentação da base de clientes para melhorar a comunicação
  • acompanhamento e análise dos resultados das estratégias de marketing
  • desenvolvimento de conteúdo para blog
  • ranqueamento no Google
  • análise e otimização da experiência do usuário

Esses benefícios contribuem para aumentar sua visibilidade no mercado, atrair mais clientes para a sua loja e fortalecer a autoridade da sua marca. 

Mas com tantas opções disponíveis no mercado, quais ferramentas implementar? Para ajudar você nesse ponto, trouxemos 8 soluções eficientes para suportar as suas estratégias de marketing digital. Vem ler!

  1. Google Analytics

O Google Analytics é uma das soluções mais utilizadas no marketing para acompanhar métricas e resultados. 

Essa ferramenta permite identificar o tráfego para o seu site ou blog, o número de visitantes que cada uma das suas páginas recebeu em um determinado período, qual a origem desses visitantes (ou seja, de onde eles saíram e como chegaram ao seu site) e quais campanhas performam melhor.

Você também pode extrair informações valiosas sobre o seu público com essa ferramenta, como idade, segmento e interesses. 

Além disso, o Google Analytics também permite personalizar dashboards para monitorar as métricas mais relevantes para o seu negócio, além de gerar relatórios essenciais para a sua estratégia de marketing. 

  1. Hotjar

A Hotjar é uma ferramenta que permite acompanhar de que maneira os usuários interagem e engajam nas suas páginas online. 

Você consegue entender melhor o comportamento do cliente no seu site e pode descobrir pontos de melhoria para otimizar na sua página. É possível saber, por exemplo, quais os botões ou CTAs mais clicados e acompanhar o movimento do mouse na tela.

Além disso, você consegue rodar pesquisas de satisfação com os usuários e testar algumas alternativas no seu site para entender qual layout performa melhor. 

  1. Canva

O Canva é uma ótima solução para criar designs simples e criativos, de maneira intuitiva. Ele permite construir peças para redes sociais, infográficos, logotipos, anúncios, newsletters, portfólio de produtos, além de oferecer muitas outras possibilidades. 

Com templates personalizáveis e facilmente editáveis, você pode aplicar a cartela de cores da sua marca a todas as peças, escolher a fonte dos textos e o estilo de imagem. Assim, é possível criar um design único para o seu negócio e aumentar a visibilidade da sua marca

  1. Hubspot

Se você busca uma ferramenta robusta de automação de marketing, o Hubspot pode ser uma solução adequada para o seu negócio. 

Com ela, é possível integrar toda a sua operação de marketing digital, desde o envio e o controle de e-mails, até a criação e a gestão do blog da sua marca. 

Além disso, a plataforma permite acompanhar o seu funil de conversão de leads para mensurar se as estratégias escolhidas estão sendo eficientes, emitindo relatórios com os números mais importantes do marketing.

A Hubspot também oferece cursos gratuitos de marketing digital para qualificar sua equipe  e treinamentos também gratuitos para ajudar o time a utilizar a plataforma. 

Outra ferramenta que atende muito bem os processos de automação de marketing e é uma excelente alternativa ao Hubspot é a RD Station, plataforma brasileira com recursos semelhantes. 

  1. Asana

O Asana é uma ferramenta de gestão de projetos que pode ser utilizada por praticamente qualquer segmento de negócio. 

É uma ótima solução para o time de marketing organizar e priorizar as tarefas, além de definir as responsabilidades e os prazos de cada um dentro da equipe, contribuindo para o aumento da produtividade de todos. 

O Asana é uma plataforma intuitiva, que trabalha com alguns templates de projeto personalizáveis para uma visão mais clara sobre o andamento de cada tarefa. 

Com ela, o gestor de marketing consegue acompanhar o status de cada atividade e pode tomar decisões mais rápidas e efetivas com base nesse gerenciamento. 

Algumas alternativas de soluções focadas em gestão de projeto para testar além do Asana são: Trello e Monday.

  1. Mailchimp

O Mailchimp é uma solução eficiente de automatização de e-mails, ideal para negócios que desejam trabalhar com e-mail marketing e newsletters.

Com essa ferramenta, é possível criar e-mails personalizados com base em templates prontos, programar o horário de envio das mensagens e segmentar a sua base de clientes. Assim, você consegue construir uma estratégia de marketing focada na necessidade dos seus consumidores, entregando aquilo que faz sentido para eles. 

Se, por exemplo, seus clientes são da área de cosméticos e saúde, é possivel enviar e-mails diferentes para cada um desses nichos, aumentando as chances de abertura e de clique no e-mail. 

Além disso, o Mailchimp também ajuda a acompanhar suas métricas de e-mail, para entender quais as estratégias que mais funcionam. 

  1. WordPress

Você quer ter um blog e ranquear em primeiro lugar no Google? Então, o sistema de gerenciamento de conteúdo mais recomendado para a sua empresa é o WordPress.

Com ele, é possível criar conteúdos, categorizar seus posts, administrar comentários, acompanhar métricas sobre o seu conteúdo, verificar se os posts se enquadram nas melhores práticas de SEO e deixar o seu site ou blog com a cara da sua marca.

Tudo isso sem precisar saber programação. Hoje, a ferramenta já conta com alguns modelos de página no estilo arrasta e solta, além de templates facilmente personalizáveis. 

  1. SEMRush

Complementando sua estratégia de marketing de conteúdo, o SEMRush é uma ótima ferramenta para o planejamento de SEO. 

Ele é uma solução para identificar as melhores palavras-chave para o seu negócio, além de ajudar na análise de concorrentes e no acompanhamento dos resultados das suas campanhas de marketing. 

O que você achou do post de hoje? Se você quiser saber mais sobre o universo do marketing digital e alavancar seus resultados, não deixe de conferir o nosso podcast com Edilaine Godoi, Ex-Head Digital da Ikesaki, sobre o assunto: Como ir além do básico no marketing digital.

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