Você sabe qual a importância de adotar ferramentas de gestão de marketing digital na sua empresa? Utilizar a internet para divulgar a sua marca é uma ótima estratégia. Afinal de contas, isso permite ao negócio ter acesso a um número maior de consumidores, sem ter que executar grandes gastos.

Nesse sentido, escolher a tecnologia e as ações adequadas às suas necessidades é algo muito importante. Quando isso é feito, a empresa tem mais facilidade para atingir os resultados que busca e evitar prejuízos. Além disso, passa a ter decisões mais robustas e alinhadas com os seus objetivos.

Se você quer saber em detalhes que ferramentas de gestão de marketing digital utilizar, veja o texto a seguir!

O que é o marketing digital?

Marketing digital é o termo utilizado para as estratégias que envolvam o uso da internet e da tecnologia para divulgar produtos, ações e diferenciais de uma empresa ou marca. Essa abordagem ganhou força nos últimos anos, com o avanço das redes sociais e a criação de soluções de marketing direcionado.

Afinal de contas, elas permitem que empresas tenham acesso ao seu público-alvo, gastando menos e obtendo alto retorno.

Como a tecnologia ajuda profissionais nesse trabalho?

O marketing digital tem muitos ganhos quando é associado com as ferramentas corretas. A empresa passa a ter uma visão abrangente sobre os processos. Além disso, passa a tomar decisões muito mais robustas.

Isso se dá pela facilidade que o time terá para avaliar o resultado das suas escolhas e aproveitar os dados disponíveis. Além disso, as ferramentas de gestão de marketing digital conseguem otimizar o direcionamento de mensagens e a aplicação de estratégias mais complexas.

Desse modo, o retorno sobre o investimento na busca e na fidelização de clientes e parceiros comerciais será muito maior. Em outras palavras, essas soluções podem auxiliar o pequeno negócio em diversas frentes, como:

  • gerenciamento e produtividade da equipe: os times conseguirão entender melhor as suas tarefas e o planejamento do setor, evitando atrasos e garantindo maior agilidade nas entregas diárias;
  • gestão de leads: cada consumidor em potencial conseguirá passar por sua jornada de compra com um apoio de qualidade dos vendedores, sempre tendo acesso aos produtos que melhor atendem ao seu perfil e a opções de compra alinhadas com as suas necessidades;
  • automação de e-mails: mensagens poderão ser enviados automaticamente conforme o comportamento dos clientes, ajudando na melhoria das taxas de conversão e fidelização;
  • segmentação da base de clientes para melhorar a comunicação: com a segmentação automatizada dos consumidores, os leads poderão ser trabalhados de uma maneira mais efetiva e as campanhas de marketing apresentarão um maior ROI;
  • acompanhamento e análise dos resultados das estratégias de marketing: a partir do melhor aproveitamento dos dados de marketing, a empresa pode criar um fluxo de melhoria contínua das suas estratégias de marketing digital e sempre tomar decisões que sejam seguras e efetivas;
  • desenvolvimento de conteúdo para blog: soluções de marketing digital ajudam na criação e gestão de um fluxo de produção de materiais alinhado com a marca e as suas metas;
  • ranqueamento no Google: a partir da análise automatizada de peças de marketing, times podem encontrar formas de otimizar as suas posições em mecanismos de pesquisa;
  • análise e otimização da experiência do usuário: a experiência do seu público pode ser melhorada a partir de uma avaliação que prioriza pontos críticos e ajuda o negócio a determinar o melhor caminho a ser tomado.

Esses benefícios contribuem para aumentar sua visibilidade no mercado, atrair mais clientes para a sua loja e fortalecer a autoridade da sua marca.

Que ferramentas utilizar para a estratégia de marketing digital?

Mas com tantas opções disponíveis no mercado, quais ferramentas de gestão de marketing digital implementar? Para ajudar você nesse ponto, trouxemos 8 soluções eficientes para suportar as suas estratégias. Leia!

1. Google Analytics

O Google Analytics é uma das soluções mais utilizadas no marketing para acompanhar métricas e resultados. Essa ferramenta permite identificar o tráfego para o seu site ou blog, o número de visitantes que cada uma das suas páginas recebeu em determinado período, qual a origem desses visitantes (ou seja, de onde eles são e como chegaram ao seu site) e quais campanhas performam melhor.

Você também pode extrair informações valiosas sobre o seu público com essa ferramenta, como idade, segmento e interesses. Além disso, o Google Analytics permite personalizar dashboards para monitorar as métricas mais relevantes para o seu negócio, além de gerar relatórios essenciais para a sua estratégia de marketing.

2. Hotjar

A Hotjar é uma ferramenta que permite acompanhar de que maneira os usuários interagem e engajam nas suas páginas online. Você consegue entender melhor o comportamento do cliente no seu site e pode descobrir pontos de melhoria para otimizar na sua página. É possível saber, por exemplo, quais os botões ou CTAs mais clicados e acompanhar o movimento do mouse na tela.

Além disso, você consegue rodar pesquisas de satisfação com os usuários e testar algumas alternativas no seu site para entender qual layout tem melhor desempenho.

3. Canva

O Canva é uma ótima solução para criar designs simples e criativos, de maneira intuitiva. Ele permite construir peças para redes sociais, infográficos, logotipos, anúncios, newsletters, portfólio de produtos, além de oferecer muitas outras possibilidades.

Com templates personalizáveis e facilmente editáveis, você pode aplicar a cartela de cores da sua marca a todas as peças, escolher a fonte dos textos e o estilo de imagem. Assim, é possível criar um design único para o seu negócio e aumentar a visibilidade da sua marca.

4. Hubspot

Se você busca uma ferramenta robusta de automação de marketing, o Hubspot pode ser uma solução adequada para o seu negócio. Com ela, é possível integrar toda a sua operação de marketing digital, desde o envio e o controle de e-mails até a criação e a gestão do blog da sua marca.

Além disso, a plataforma permite acompanhar o seu funil de conversão de leads para mensurar se as estratégias escolhidas estão sendo eficientes. Ela emite relatórios com os números mais importantes do marketing.

A Hubspot também oferece cursos gratuitos de marketing digital para qualificar sua equipe e treinamentos, também gratuitos, para ajudar o time a utilizar a plataforma. Outra ferramenta que atende muito bem aos processos de automação de marketing, e é uma excelente alternativa ao Hubspot, é a RD Station, plataforma brasileira com recursos semelhantes.

5. Asana

O Asana é uma ferramenta de gestão de projetos que pode ser utilizada por praticamente qualquer segmento de negócio. É uma ótima solução para o time de marketing organizar e priorizar as tarefas, além de definir as responsabilidades e os prazos de cada um dentro da equipe, contribuindo para o aumento da produtividade de todos.

O Asana é uma plataforma intuitiva, que trabalha com alguns templates de projeto personalizáveis para uma visão mais clara sobre o andamento de cada atividade. Com ela, o gestor de marketing consegue acompanhar o status de cada trabalho e pode tomar decisões mais rápidas e efetivas com base nesse gerenciamento.

Algumas alternativas de soluções focadas em gestão de projeto para testar, além do Asana, são Trello e Monday.

6. Mailchimp

O Mailchimp é uma solução eficiente de automatização de e-mails, ideal para negócios que desejam trabalhar com e-mail marketing e newsletters. Com essa ferramenta, é possível criar mensagens personalizadas, com base em templates prontos, programar o horário de envio do material e segmentar a sua base de clientes.

Assim, você consegue construir uma estratégia de marketing focada na necessidade dos seus consumidores, entregando aquilo que faz sentido para eles. Se, por exemplo, seus clientes são da área de cosméticos e saúde, é possível enviar e-mails diferentes para cada um desses nichos, aumentando as chances de abertura e de cliques.

Além disso, o Mailchimp ajuda a acompanhar suas métricas de e-mail. Com essa ferramenta de gestão de marketing digital, você vai entender quais as estratégias que mais funcionam.

7. WordPress

Você quer ter um blog e ranquear em primeiro lugar no Google? Então, o sistema de gerenciamento de conteúdo mais recomendado para a sua empresa é o WordPress.

Com ele, é possível criar conteúdos, categorizar seus posts, administrar comentários, acompanhar métricas sobre o seu material, verificar se os posts se enquadram nas melhores práticas de SEO e deixar o seu site ou blog com a cara da sua marca.

Tudo isso, sem precisar saber programação. Hoje, a ferramenta já conta com alguns modelos de página no estilo arrasta e solta, além de templates facilmente personalizáveis.

8. SEMRush

Complementando sua estratégia de marketing de conteúdo, o SEMRush é uma ótima ferramenta para o planejamento de SEO. Ele é uma solução para identificar as melhores palavras-chave para o seu negócio, além de ajudar na análise de concorrentes e no acompanhamento dos resultados das suas campanhas de marketing.

O marketing digital passou por grandes mudanças nas últimas décadas. A introdução das redes sociais no nosso dia a dia foi a principal delas. Para lidar com esse novo cenário, ter as soluções adequadas é algo crítico.

Por isso, não deixe de apostar nas nossas dicas de ferramentas gestão de marketing digital. Elas ajudam o negócio a ter rotinas automatizadas, com mais dados e menos erros. Assim, os seus processos serão muito mais efetivos!

Quer saber mais sobre como aumentar as vendas da sua empresa? Então leia o nosso post sobre o tema!