Afinal, o que é inbound?
De forma resumida, o inbound é uma metodologia responsável por priorizar as necessidades e objetivos do cliente, atuando de maneira consultiva e personalizada ao longo de todo o processo de vendas focado em construir uma parceria duradoura.
O conceito de inbound está atrelado à jornada de um potencial cliente, do meio até o topo do funil, alinhando e customizando sua oferta de forma que seja atendida a necessidade específica daquele consumidor.
Mas então, qual a importância de um processo de inbound?
A cultura do inbound é imprescindível para o sucesso das estratégias comerciais, já que os vendedores não têm como papel somente vender produtos, mas sim se tornarem especialistas em entender as necessidades, questões e problemas relacionados ao cliente procurando as melhores formas para solucioná-los.
4 motivos pelos quais é importante que o processo seja bem estruturado:
1- Otimização do funil de vendas
O inbound oferece velocidade no processo pois os leads passam de forma mais rápida pelo funil de vendas e tendem a avançar na jornada de compra de forma mais eficiente já que são atendidos somente pessoas que já têm interesse na solução e até um certo nível de conhecimento de como funcionaria.
2- Melhor controle de leads e resultados
É importante para estruturação do processo de inbound uma atenção especial nos principais KPIs para que se tenha um melhor controle dos leads, dos resultados e até mesmo para definir planos de ação e estratégias de melhoria.
3- Redução do tempo de resposta ao cliente
Outro ponto importante é a questão da agilidade no tempo de resposta ao cliente. A velocidade é fundamental para garantir a conversão em vendas. Por isso, é necessário oferecer um bom atendimento em um tempo ideal para que as chances de fechar negócio aumentem.
4- Entender as necessidades do consumidor
Com um processo bem estruturado e uma venda mais consultiva, o inbound quebra o modelo tradicional de vendas de “embutir produtos” no cliente, pois a forma de consumir e o processo de compra mudou. Dessa forma, existe uma preocupação genuína dos vendedores em solucionar os problemas agregando valor ao cliente e vendendo de forma qualificada.
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