Tempo de leitura: 6 minutos

Quais são as boas práticas para os pequenos negócios durante a pandemia? Se você está com o seu estabelecimento físico aberto ou se a sua cidade tem a perspectiva de reabrir o comércio em breve, é preciso garantir que seus funcionários e seus clientes fiquem protegidos. Mas como evitar a contaminação?

Há algumas formas que aumentam a segurança da sua loja e passam mais credibilidade para a equipe e para os consumidores. Pensando em ajudar você a aumentar a proteção do seu negócio nesse contexto, separamos uma lista com 5 dicas. Vem ler!

Três principais aprendizados de hoje

  1. A primeira boa prática de hoje é a higienização do ambiente. Garanta que todas as superfícies da sua loja sejam limpas com frequência e, se você trabalha com cozinha, dobre a atenção com a limpeza. Já se o seu negócio é de estética, faça a higienização dos espaços a cada cliente. A segunda boa prática que você deve adotar na sua loja é a utilização de equipamentos de proteção. Disponibilize máscaras, luvas e protetores faciais para os seus funcionários e espalhe frascos de álcool em gel pelo seu estabelecimento. Assim, você aumenta a segurança da equipe e dos clientes. 
  2. A terceira boa prática da nossa lista é o distanciamento social, uma das medidas de proteção mais importantes contra o novo coronavírus. Garanta que, no caso de filas, os consumidores fiquem a, pelo menos, 2 metros de distância um do outro para evitar a contaminação. A mesma regra vale para os membros da equipe, que devem ficar distantes. Uma dica para evitar as filas na sua loja é trabalhar com delivery. 
  3. A quarta boa prática é ter mais atenção às condições de trabalho. Os funcionários que fazem parte do grupo de risco não devem trabalhar presencialmente. Você pode repensar as atividades de cada um e realocar algumas pessoas para funções que podem ser exercidas remotamente, por exemplo. Além disso, se algum funcionário estiver com sintomas de coronavírus, não deve se deslocar até o estabelecimento durante o tempo necessário para a completa recuperação, de acordo com as recomendações médicas. A quinta e última boa prática da nossa lista de hoje é promover uma conversa com algum especialista da saúde. Você pode acionar o profissional para um treinamento da sua equipe sobre as melhores medidas de proteção. Com isso, você garante que os funcionários saibam o que deve ser feito para evitar o contágio, como lavar as mãos e não tocar a boca ou os olhos.
  1. Higienização do ambiente

Um dos protocolos mais importantes a serem seguidos na hora de abrir o seu negócio durante a pandemia é a higienização do ambiente. Se você tem um restaurante ou um bar, a cozinha deve ser um grande ponto de atenção. 

Já se você trabalha na área de estética ou saúde, é interessante higienizar as salas, mesas, cadeiras e macas a cada novo cliente. 

Se você tem balcões na sua loja, também precisa limpá-los com frequência. Use álcool para as superfícies e também para higienizar as embalagens e pacotes recebidos por fornecedores. 

  1. Utilização de equipamentos de proteção

Para proteger sua equipe e seus clientes, forneça os equipamentos de proteção aos funcionários, como máscaras, protetores faciais e luvas. Além disso, deixe frascos de álcool em gel espalhados pela sua loja e estimule todos a utilizarem o produto com frequência. 

Uma dica é colocar avisos pelo estabelecimento sugerindo o uso do álcool e também reforçando a importância da utilização de máscaras por todos. 

Pelas suas redes sociais, mostre aos clientes quais medidas estão sendo tomadas na sua loja física e divulgue informações de proteção contra o vírus. 

  1. Distanciamento social

O distanciamento social é outra importante medida de proteção contra o novo coronavírus. Na sua loja física, garanta que os clientes fiquem a pelo menos 2 metros de distância um do outro em filas. 

Já na cozinha ou no ambiente de trabalho, os funcionários também devem manter o distanciamento entre si. Nesse caso, fazer turnos entre grupos é uma boa ideia para proteger a equipe

Da mesma forma, faça um controle mais rígido para o atendimento aos clientes. Estabeleça um limite de pessoas que podem entrar na loja de uma vez só. Além disso, em caso de filas do lado de fora, vale o que falamos, é preciso garantir o distanciamento entre os consumidores. 

Uma dica para evitar as filas no seu estabelecimento é trabalhar com delivery. O sistema de entrega pode desafogar a quantidade de consumidores que procuram a sua loja física para fazer compras ou buscar os pedidos. 

Se você adotar o modelo de entrega à domicílio, deixe isso claro para os clientes. Você pode colocar avisos na porta da loja, enviar e-mail ou WhatsApp com essa informação para as pessoas e publicar posts sobre isso nas suas redes sociais.

  1. Condições de trabalho

Para proteger o seu time, você deve manter afastados os funcionários que fazem parte do grupo de risco. 

Repensar as atividades de cada um pode ser uma solução. O que pode ser feito em home-office e quais funções precisam ser exercidas presencialmente? Você pode realocar as pessoas que devem trabalhar de casa em funções administrativas, por exemplo.  

Outra recomendação é, todos os dias, medir a temperatura dos funcionários que trabalham presencialmente. 

Além disso, na presença de qualquer sintoma de coronavírus, o funcionário não deve ir para o trabalho e precisa ficar em casa durante o tempo estabelecido pelas organizações de saúde. 

Deixe essas coordenadas muito claras para a sua equipe para evitar o contágio pelo coronavírus. 

  1. Conversa com especialista

Procure um médico ou um especialista da área da saúde para saber o que mais pode ser feito para proteger sua equipe e os seus consumidores. 

Você pode até contratar o profissional para oferecer um treinamento para os funcionários sobre as boas práticas nesse momento. 

Com isso, você promove o conhecimento entre o time e garante que todos saibam quais são as medidas de proteção mais eficientes, como lavar as mãos com frequência e não tocar os olhos ou a boca.  

Para acompanhar todas as novidades do Papo de Balcão, participe do nosso grupo exclusivo no Telegram. É só clicar aqui pelo celular: Grupo PDB. Obrigada pelo papo e conte com a gente!