Com a pandemia, vender no e-commerce se tornou uma realidade para muitos pequenos negócios. É o seu caso?

As vendas online explodiram nesse período, com um aumento de 68% no ano de 2020, em comparação com 2019. 

Quer aproveitar o momento para faturar com a sua loja online? No post de hoje, vamos trazer 6 dicas para você vender mais no e-commerce e fortalecer os laços com os seus clientes. Vem ler!

Três principais aprendizados de hoje 

  1. A primeira dica de hoje é otimizar o seu site, que funciona como a sua loja em ambiente virtual. Aposte em um design responsivo e na rapidez de carregamento das páginas. A experiência online do cliente precisa ser positiva para que ele não abandone o seu site. A segunda dica da lista é caprichar nas fotos e nas descrições dos produtos. Esses elementos são fundamentais para o sucesso de um e-commerce, porque oferecem ao cliente uma visão mais completa sobre os seus produtos. Então, garanta que as fotos estejam nítidas e mostrem todos os ângulos dos itens. As descrições devem ser objetivas e trazer o máximo de informações úteis sobre os seus produtos para o consumidor. 
  2. A terceira dica da nossa lista é enviar uma newsletter com promoções para os seus clientes. Ela pode ser semanal ou mensal, por exemplo, e é enviada por e-mail para a sua base. O importante é que a news traga as novidades e ofertas mais quentes do seu negócio, para manter o consumidor sempre atualizado e engajado com a sua marca. Os links devem direcionar o consumidor  para o seu blog ou site a fim de que ele mantenha o contato com a empresa. A quarta dica de hoje é definir metas de crescimento para o seu e-commerce. Estabeleça objetivos muito específicos e trace um plano de trabalho que deverá ser executado com constância e disciplina. Tenha também um mecanismo de controle para acompanhar o progresso do negócio e a eficiência das ações para atingir a meta. 
  3. A quinta dica de hoje é criar anúncios que vendem. Faça campanhas nas redes sociais que vão direcionar o seu cliente até o seu site. Avalie os resultados de cada campanha e anote os aprendizados para entender o que mais funciona com o seu público. A sexta e última dica de hoje é fortalecer o relacionamento com o cliente. É preciso garantir uma excelente experiência para o consumidor mesmo depois da compra. Por isso, o pedido deve ser entregue dentro do prazo combinado e chegar com qualidade até a casa do cliente. Além disso, disponibilize seus canais de atendimento para tirar dúvidas mesmo no pós-venda. Esses pontos são fundamentais para ter um relacionamento duradouro com os seus consumidores.
  1. Otimizar o seu site

No caso de um e-commerce, o seu site corresponde a sua loja no ambiente virtual. Por isso, é preciso dedicar boa parte dos seus esforços para ter um site eficiente e que não afaste os clientes. 

Nesse caso, aposte em um design atrativo e responsivo, diminua a quantidade de pop-ups e garanta a rapidez no carregamento das páginas. Todos esses pontos vão fazer com que a experiência do seu cliente no site seja melhor e ele passe mais tempo explorando a sua loja online. 

Você também deve prestar atenção às informações do site. Elas são claras e objetivas ou podem causar alguma confusão de entendimento? 

Por fim, deixe seus dados de contato evidentes para que o cliente fale com a empresa, caso precise esclarecer uma dúvida. 

  1. Caprichar nas fotos e descrições

As fotos e descrições dos produtos compõem um dos mais importantes pilares de um e-commerce. Isso acontece porque esses elementos são a forma que o cliente tem de saber como são os seus produtos, já que ele só tem acessos aos itens virtualmente. 

Por isso, garanta que suas fotos estejam nítidas e mostrem os produtos em diferentes ângulos, para uma visão mais completa. 

Já as descrições precisam ser objetivas e trazer o maior número de informações úteis sobre os itens, como cores disponíveis, tamanho e composição.

  1. Enviar uma newsletter com promoções 

Para que os seus clientes fiquem sempre por dentro das suas ofertas e das novidades do seu e-commerce, que tal enviar uma newsletter para eles? 

Ela é enviada por e-mail para a sua base de consumidores e traz os novos conteúdos e promoções da sua marca para manter os clientes sempre atualizados e atentos ao que a sua empresa está fazendo. 

A frequência é você quem decide, a newsletter pode ser semanal, quinzenal ou mensal, por exemplo. 

A ideia aqui é que os seus clientes cliquem nos links do e-mail e sejam direcionados ao seu blog ou site para que possam explorar os conteúdos e produtos. Com isso, suas chances de vendas crescem, porque a sua empresa está sempre em contato com o consumidor a cada vez que a newsletter é enviada. 

  1. Definir metas

As metas são um dos elementos mais importantes de qualquer estratégia. No caso das vendas por e-commerce, não poderia ser diferente. 

Pense em quanto você quer que seu negócio cresça dentro de determinado período de tempo, como um mês ou um semestre. Aqui, vale olhar para o histórico de crescimento da empresa e para o mercado com o objetivo de traçar previsões que ajudem na hora de definir as metas. 

As metas precisam ser bem específicas. Por isso, ao invés de ter o aumento de vendas como objetivo, defina um número ou uma porcentagem para isso, por exemplo, crescer o volume de vendas em 45% no próximo mês.

Mas não adianta apenas estabelecer metas sem ter um plano de trabalho ou disciplina para cumprí-las. Faça um planejamento para alcançar cada resultado esperado e crie uma rotina de trabalho junto com a sua equipe para que vocês consigam atingir os objetivos estabelecidos. 

Além disso, não esqueça de criar um mecanismo de controle de metas para acompanhar o progresso da empresa e a eficiência do plano de trabalho. 

  1. Criar anúncios que vendem 

Uma ótima forma de atrair mais público para o seu e-commerce e aumentar suas chances de vendas é a criação de anúncios

Promova campanhas nas redes sociais, como Instagram e Facebook,  que direcionam o cliente até o seu site. O importante aqui é avaliar a eficiência de cada campanha, analisando a conversão dos anúncios. 

Assim, você pode testar diferentes textos e artes para entender quais são os que recebem mais cliques e têm alto potencial de conversão.  

Anote os aprendizados e crie uma base de dados sobre os anúncios para refinar suas estratégias. Com isso, sua empresa vai entendendo cada vez mais o que funciona para o seu perfil de cliente. 

  1. Fortalecer o relacionamento com o cliente

A experiência de compra do cliente não acaba quando ele fecha o carrinho e realiza o pagamento. Ela se estende até o momento da entrega e também no pós-venda. Por isso, para conquistar um público fiel para o seu e-commerce, garanta que os consumidores terão uma boa experiência depois do pagamento. 

A entrega do pedido precisa acontecer dentro do prazo e os produtos devem manter a qualidade durante o transporte até a casa do cliente. Por isso, aposte em embalagens adequadas e insira uma mensagem personalizada para que o consumidor se sinta especial. 

Além disso, é preciso disponibilizar os seus canais de atendimento para que o cliente consiga falar com a sua empresa mesmo depois da venda. Assim, o seu negócio fortalece o relacionamento com o consumidor ao longo de toda a jornada de compra dele.

E aí, já está preparando o seu e-commerce para vender mais? 

Para ficar por dentro de todas as novidades do Papo de Balcão, participe do nosso grupo exclusivo no Telegram. É só utilizar o seu celular e clicar aqui: grupo PDB.

Obrigada pelo papo e conte com a gente!