Antes mesmo da pandemia pela qual temos passado, a presença online para pequenos negócios já era um elemento extremamente importante. No entanto, agora, nós podemos afirmar com segurança que ela é fundamental para manter as operações das empresas dos mais diversos nichos.

Justamente por isso, neste post, trouxemos algumas dicas para você expandir e profissionalizar a sua presença no meio digital. Contudo, primeiro, vamos falar um pouco sobre a relevância desse processo, abordando o seu conceito, a sua finalidade e outros tópicos igualmente pertinentes. Vamos lá?

Quais serão os quatro principais aprendizados deste post?

A expansão da presença digital do seu negócio promove inúmeras vantagens, como o aumento das vendas e o fortalecimento do relacionamento com o cliente. Diante do período pandêmico, o consumidor brasileiro passou a comprar mais em plataformas online e, consequentemente, as vendas nesse meio dispararam.

Entretanto, nós precisamos dizer que essa é uma tendência que veio para ficar. Por isso, os negócios precisam se preparar para aumentar a sua presença online e continuar vendendo.

Nesse sentido, a nossa primeira dica é focar a geração de demanda. Essa estratégia tem como objetivo atrair mais clientes para a sua empresa. Assim, é possível tornar a sua receita maior e mais consistente a partir do monitoramento da jornada de compra dos consumidores e dos indicadores de vendas.

A nossa segunda dica para expandir a sua presença online, por outro lado, é investir em gestão de tráfego. Nesse caso, vale contar com um especialista no assunto, pois ele assumirá a responsabilidade de criar ações para que as suas campanhas virtuais tenham mais sucesso (e terá a expertise necessária para fazê-lo). A ideia é administrar o fluxo de visitantes que chegam até as suas redes sociais, o seu site ou o seu e-commerce.

A nossa terceira dica já envolve planejar uma estratégia digital para a sua empresa. Para tanto, você precisa contar com objetivos específicos e dispor de algumas métricas para fazer o acompanhamento dos resultados.

Uma delas, inclusive, é a conversão dos seus anúncios nas redes sociais. Assim, é viável fazer testes mais frequentes para entender quais são as táticas que mais funcionam com o seu público-alvo.

A quarta e última dica para expandir a presença online de pequenos negócios é utilizar o Google Meu Negócio. Essa ferramenta ajuda os seus clientes a encontrarem sua empresa na Internet mais facilmente.

A solução permite cadastrar as informações mais importantes, como o telefone de contato, o horário de funcionamento e o endereço. Assim, quando o consumidor pesquisa quaisquer termos que tenham relação com o seu empreendimento, ele acessa esses dados com facilidade.

Parece interessante? Então, mantenha a atenção às próximas linhas, pois nós vamos detalhar cada um desses pontos.

O que realmente se pode entender por presença digital?

Até aqui, nós falamos bastante sobre a necessidade de trabalhar a presença digital do seu negócio, mas o que realmente isso quer dizer, na prática? Considerando que vivemos na era da transformação digital — ou na era da informação, como também costumamos nos referir ao tempo presente —, migrar a sua empresa para a Internet deixou de ser uma vantagem competitiva perante as demais e se tornou, na verdade, uma necessidade.

Entretanto, é muito importante pontuarmos que, quando falamos de presença digital, não nos referimos exclusivamente à manutenção de um site institucional. Na realidade, uma presença online bem trabalhada abarca a utilização estratégica de ferramentas digitais com a finalidade de colocar a sua marca "no radar" da sua audiência. Ou seja, o seu negócio deve se fazer presente onde o seu público-alvo está.

Qual é a importância de marcar presença online para pequenos negócios?

Marcar presença online para pequenos negócios, como dito, envolve diversas vantagens para o seu empreendimento. Mais recentemente, inclusive, em razão da pandemia e do consequente distanciamento social — medida preventiva predominantemente adotada para reduzir o contágio por Covid-19 —, o consumo nesse universo digital subiu expressivamente.

De acordo com um levantamento feito pela Ipsos, 47% dos entrevistados afirmam fazer mais compras online do que antes. Só em 2020, na verdade, as vendas nos e-commerces brasileiros cresceram 41%, segundo uma pesquisa realizada pela Ebit|Nielsen. Ao que tudo indica, mesmo com a gradual retomada das atividades pela maior parte dos estabelecimentos comerciais, essa é uma tendência que chegou para ficar (e crescer)!

Assim, buscar ser notado no meio virtual representa uma ótima forma de atrair novos clientes e de, por conseguinte, vender mais. Além disso, o digital permite escalar o negócio e alcançar um número muito alto de pessoas, o que não aconteceria apenas com uma loja física, que somente atingiria os prospects que residem em áreas próximas.

Contudo, a grande questão é que uma estratégia digital verdadeiramente eficiente viabiliza traçar ações mais eficientes de fidelização. Afinal, uma das vantagens do universo online é a possibilidade de automatizar os processos e de enviar mensagens personalizadas para os consumidores, segmentando-os, por exemplo. Mas como você pode expandir a sua presença online? É exatamente o que vamos ver, a seguir!

Quais são as dicas-chave para expandir a sua presença online?

Chegamos ao momento mais aguardado: vamos tratar, de fato, da parte mais prática da construção da sua presença digital. Nesse contexto, a nossa ideia é trabalhar algumas estratégias que, geralmente, retornam excelentes resultados.

No entanto, antes disso, é fundamental que você tenha alguns aspectos em mente muito bem esclarecidos, que são:

Necessidade de entender quem compõe o seu público-alvo

Não é possível traçar qualquer estratégia sem, previamente, conhecer quem você deseja atingir. Isso porque as ações, via de regra, sempre são voltadas às necessidades e às dores dos seus consumidores — então, sem conhecê-los, você também não saberá identificá-las.

Relevância de manter perfis nas redes sociais que os seus potenciais clientes utilizam

Essas mídias representam uma das maiores tendências dos dias de hoje. Apenas lembre-se de que não é necessário estar presente em todas elas, mas somente naquelas mais populares entre a sua audiência — nessas, inclusive, é fundamental que você não apenas mantenha um perfil, mas seja ativo, procurando interagir com os usuários tanto quanto possível.

Validade de investir em marketing de conteúdo

Entregue para o seu público publicações com temáticas relevantes — e que não necessariamente direcionem, ao final, para a compra e/ou a contratação dos seus produtos e/ou serviços. Mantenha em mente que ninguém está na Internet com o intuito de visualizar propagandas, embora, eventualmente, elas sejam uma consequência.

Então, primeiramente, priorize a entrega de materiais que efetivamente agregarão valor aos potenciais consumidores. A partir da compreensão desses aspectos, agora, vamos às dicas-chaves para você marcar presença no universo digital, atraindo mais consumidores para o seu negócio e, consequentemente, impulsionando as suas vendas. Confira!

Aposte na geração de demanda

O principal objetivo da geração de demanda é atrair consumidores interessados em comprar do seu negócio. A ideia, basicamente, é aumentar a sua receita de forma consistente e com o acompanhamento dos indicadores de vendas.

O monitoramento da jornada de compra do consumidor também é um elemento importante para a geração de demanda. Com isso, é possível fortalecer o relacionamento com o cliente em longo prazo, de forma que ele não pare de comprar do seu negócio. Assim, você conta com uma procura constante por parte daqueles que já são consumidores fiéis, além dos novos clientes captados.

Invista na gestão de tráfego

A gestão de tráfego é importante para garantir que as suas campanhas nas redes sociais tenham sucesso. O tráfego nada mais é do que o fluxo de pessoas que visitam os seus canais, como o site, o e-commerce e as redes sociais. Assim, a gestão corresponde ao controle, à organização e à estratégia por trás desse fluxo.

Nesse sentido, capriche nos seus anúncios. Crie artes e textos persuasivos com o objetivo de conversão e acompanhe os resultados das campanhas para incorporar as melhores estratégias no seu negócio.

Para tanto, você pode optar por contratar um profissional especializado em tráfego para ajudar nesse quesito. Um especialista vai se dedicar a atrair os clientes certos para os seus canais digitais, com o propósito de vender os seus produtos e/ou serviços.

Com isso, você tem a chance de refinar o seu posicionamento no meio digital e de fazer ofertas que realmente agreguem valor para os seus clientes. O resultado é composto de um maior engajamento do seu público no ambiente virtual e de um consequente aumento do número de vendas.

Defina uma estratégia digital

Ter uma estratégia digital é um dos elementos que profissionalizam a ação online do seu negócio. Para fazer o planejamento estratégico com a intenção de expandir a sua presença digital, é imperativo ter metas objetivas e específicas.

Assim, fica mais fácil fazer um acompanhamento dos resultados do dia a dia e entender se as suas ações estão trazendo o retorno esperado. Com uma estratégia digital, na realidade, você tem mais clareza sobre onde quer chegar e em quanto tempo pretende fazer isso. A partir disso, é possível destrinchar o objetivo em metas menores e criar planos de ação específicos para cada uma delas.

Nesse caso, é bastante recomendável contar com métricas que indiquem se você está no caminho certo. Os seus propósitos devem estar relacionados a essas métricas, que viabilizam o acompanhamento dos seus resultados e a verificação de quão próximos eles estão das metas estabelecidas.

Um exemplo é a métrica de conversão dos seus anúncios no Instagram. Por meio dela, você consegue saber quantas pessoas clicaram na imagem. Assim, a sua empresa pode testar vários tipos de anúncio para entender qual gera um número maior de conversões.

Faça uso do Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ótima ferramenta gratuita de marketing e de vendas para pequenas empresas locais. A solução ajuda os seus clientes a encontrarem a sua empresa na Internet com facilidade. Então, se um consumidor estiver andando nas proximidades da sua rua, por exemplo, e digitar “confeitaria” no Google, o seu negócio pode aparecer como um dos resultados da busca por conta da localização.

Além disso, com a ferramenta, é possível divulgar diversos dados do empreendimento (e até mesmo imagens). Então, quando o seu negócio aparece como uma sugestão para o cliente, ele já consegue ter acesso a todas essas informações. Quer testar o Google Meu Negócio para expandir a sua presença online e aumentar as suas vendas? É só clicar aqui: site oficial GMN.

Como visto, a presença online para pequenos negócios é extremamente importante — não apenas no período pandêmico que ainda estamos atravessando, mas como uma tendência que veio para ficar. Portanto, independentemente do seu nicho de atuação, se o seu intuito é não somente manter a operabilidade da sua empresa, mas potencializar os seus ganhos e se tornar escalável, não deixe de se fazer presente onde o seu público-alvo está presente.

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