O que você pensa sobre o Pix? Entre os dias 4 e 6 de novembro, a Stone entrevistou 1.065 lojistas para entender qual a percepção dos empreendedores em relação ao Pix.
A pesquisa envolveu participantes de todas as regiões do Brasil e de diferentes setores:
- 34% do varejo
- 23% do setor de alimentação(restaurantes, lanchonetes e bares)
- 10% do comércio de roupas e acessórios
- 7% dos serviços de saúde
- 16% de outros setores
No post de hoje, trouxemos os principais resultados da pesquisa, que mostra o que os lojistas acham do Pix, se já se consideram preparados para adotar a novidade e quais as suas principais dúvidas sobre o assunto. Vem ler!
Três principais aprendizados de hoje
- A pesquisa da Stone descobriu que 36% dos lojistas não sabem o que é Pix. Assim, a maioria dos entrevistados (64%) já tinha algum conhecimento sobre o assunto. Ao mesmo tempo, embora muitos saibam do que se trata a novidade, a maioria dos participantes (77%) ainda não estão ou não sabem se estão preparados para incorporá-la em suas empresas. A principal razão para isso é a falta de estudo sobre o assunto.
- Apenas 37% dos entrevistados afirmam estar prontos para adotar o Pix. Isso demonstra a necessidade de informar melhor os lojistas a respeito do novo meio de pagamento.
- O levantamento feito pela Stone demonstrou também que 37% dos empreendedores se sentem inseguros em relação ao Pix. As principais dúvidas nesse sentido são sobre a segurança (38,8%), a usabilidade (34,9%), as funcionalidades (30%) e os custos/taxas (47,1%) da novidade. Assim, apenas 16,2% dos entrevistados responderam não ter dúvidas em relação ao Pix.
Os lojistas sabem o que é Pix?
De acordo com a pesquisa da Stone, 36% dos lojistas não sabem o que é o Pix. O motivo principal para isso acontecer é porque esses empreendedores não pararam para estudar sobre o assunto.
Ao mesmo tempo, segundo o levantamento, a maioria dos lojistas (64%) já está informado sobre o assunto e afirma saber o que é o Pix. Mas será que quem tem um negócio já se preparou para adotar a novidade dentro da própria empresa? É o que vamos descobrir a seguir. Se você ainda não sabe o que é, confira esse artigo.
Quem está preparado para o Pix?
Embora, como vimos, a maioria dos lojistas saibam o que é o Pix, grande parte dos entrevistados (77%) pela Stone ainda não está ou não sabe se está pronta para fazer e receber pagamentos por esse novo meio.
Os motivos que explicam essa falta de preparação foram apontados pelos empreendedores:
- 87,3% não pararam para estudar sobre a novidade
- 12,7% disseram que não sabem do que se trata o Pix
- 3,1% consideram que não foram impactados pelo assunto
- 0,3% não têm interesse em saber sobre o Pix
- 2,3% se identificaram com todas as alternativas anteriores
Assim apenas 37% dos entrevistados se sentem prontos para receber vendas e realizar pagamentos por meio do Pix. Isso mostra que ainda é necessário informar melhor os lojistas sobre o assunto.
Mas quais as principais dúvidas dos empreendedores em relação ao Pix? É o que vamos ver agora!
Quais as principais dúvidas sobre o Pix?
Para entender o que os lojistas pensam em relação ao Pix, a Stone perguntou aos seus entrevistados:
As comunicações sobre Pix te fazem sentir seguro em relação a esse novo meio de pagamento?
De acordo com as respostas, 37% dos participantes não se sentem totalmente seguros em relação ao Pix com base nas informações divulgadas sobre o assunto.
As maiores dúvidas dos empreendedores são em relação a:
- segurança 38,8%
- usabilidade 34,9%
- velocidade 5%
- tecnologia 9,1%
- funcionalidade 30%
- custos/taxas 47,1%
Apenas 16,2% dos participantes responderam que não têm dúvidas sobre o Pix.
Como o Pix é uma novidade que envolve meios de pagamento, é natural que ainda haja questões em relação a ele, principalmente ligadas à segurança.
Já a incerteza sobre os custos pode ser explicada pelo fato de que as instituições ainda não informaram o valor das taxas a serem cobradas pelas transações feitas pelo Pix.
E você, ainda tem dúvidas sobre o Pix? Não se preocupe, temos uma série de artigos no nosso blog que falam sobre o assunto, vem conferir!
Obrigada pelo papo e conte com a gente!