Você faz um planejamento orçamentário para controlar gastos e ter previsibilidade de receita do seu negócio? Esse documento centraliza informações financeiras importantes em um único lugar, trazendo mais clareza para você e permitindo tomar decisões melhores com base em dados.

No post de hoje, vamos explicar o que é um planejamento orçamentário, para que ele serve e como esse documento funciona. Você também vai entender por que é importante contar com um planejamento orçamentário no seu negócio e como um aplicativo financeiro pode ajudar nesse planejamento. Vem ler!

O que é um planejamento orçamentário?

O planejamento orçamentário envolve definir quais são os recursos investidos pela empresa, bem como as prováveis entradas e saídas em um determinado período de tempo.

A ideia é planejar como será o orçamento do negócio no futuro, considerando os custos, as vendas e a receita da empresa. Esse planejamento pode ser feito pensando no período de um mês, um trimestre, um semestre e até de um ano. O importante é que se faça um documento detalhado, com boa previsibilidade dos valores mobilizados.

Além disso, talvez não seja possível adiantar todos os números desse planejamento, mas é necessário realizar um trabalho de revisão desse documento, para entender se ele está alinhado com a realidade do negócio.

O planejamento orçamentário deve ser um aliado da empresa na organização financeira de todos os meses.

Para que serve um planejamento orçamentário?

O planejamento orçamentário pode assumir muitas funções diferentes dentro do seu negócio. Ele é uma forma muito eficiente de organizar o orçamento da empresa, ter uma visão ampla a respeito dos investimentos e das receitas mensais, além de permitir a análise detalhada dos resultados.

Esse documento também aumenta a transparência do negócio, uma vez que você tem clareza sobre quanto está sendo investido e onde os recursos estão alocados, evitando o desperdício de dinheiro.

Então, o planejamento orçamentário não é apenas um documento de contabilidade, mas uma poderosa ferramenta que ajuda você e outros gestores nas tomadas de decisão.

Como funciona um planejamento orçamentário?

O planejamento orçamentário pode variar de empresa para empresa e de setor para setor, e não há um padrão pré-estabelecido para esse documento.

Mas, de forma geral, é interessante definir:

  • metas orçamentárias;
  • o período a ser considerado no planejamento (para pequenos negócios, pode ser mais interessante realizar planejamentos mensais);
  • projeção de vendas no período estabelecido (você pode se basear em meses e anos anteriores e também na previsibilidade do seu mercado);
  • gastos fixos (como internet e aluguel);
  • gastos variáveis (como água);
  • custos com os produtos e serviços (matéria-prima dos produtos, salário dos funcionários, treinamento da equipe);
  • impostos mensais e anuais;
  • custos com fornecedores e fretes (você pode considerar um aumento no volume das demandas em datas comemorativas, por exemplo);
  • custos de manutenção de equipamentos e limpeza;
  • reserva de emergência (para cobrir situações inesperadas, como a quebra de um computador, por exemplo);
  • dívidas ou empréstimos (considerando quantas parcelas a pagar).

Você pode dividir o seu planejamento orçamentário por temas ou áreas da empresa, por exemplo. A ideia é que esse documento faça sentido de acordo com o seu modelo de negócio. Então, você deve personalizá-lo tendo isso em mente.

A partir desse levantamento, a ideia é que você consiga traçar diferentes cenários para o seu negócio, tanto mais otimistas, quanto mais pessimistas, e esteja mais preparado para enfrentar as situações que se apresentarem.

Se quiser, pode contar com a ajuda de profissionais especializados para fazer o seu planejamento orçamentário, como contadores.

E quais os principais benefícios do planejamento orçamentário para o seu negócio? Confira no próximo tópico!

Qual a importância de ter um planejamento orçamentário?

Separamos 4 motivos para você adotar o planejamento orçamentário. Vem ver!

Otimizar a saúde financeira

Ter um planejamento orçamentário é uma ótima estratégia para pequenos negócios que estão começando e para empresas que já têm tempo de mercado.

O planejamento otimiza a gestão e facilita a criação de relatórios importantes para a saúde financeira da empresa, como o DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício) e o DFC (Demonstrativo de Fluxo de Caixa).

Tudo isso contribui para organizar as entradas e saídas do negócio e evitar que você fique no vermelho. Mas, mesmo no caso de dívidas, o planejamento orçamentário é importante para que você consiga ter mais previsibilidade sobre quando e como quitar o que deve.

Assim, ele é importante tanto a curto como a longo prazo, uma vez que você tem clareza sobre as despesas mensais, mas também pode ter uma visão mais clara sobre o futuro das finanças da empresa.

Entender a situação econômica do negócio

Como falamos, o planejamento orçamentário traz mais transparência para a área financeira do negócio. Isso é fundamental para que você entenda a real situação econômica da empresa.

Além disso, com esse maior controle, é mais fácil passar com clareza as informações importantes para as equipes e alinhar todos do time na mesma página.

A partir do planejamento orçamentário, você pode antecipar cenários e evitar perdas financeiras que prejudicam a saúde da empresa. Com os times alinhados, as ações podem ser feitas com mais rapidez e os cenários negativos podem ser revertidos antes.

Melhorar a tomada de decisões

Vimos que o planejamento orçamentário traz uma visão mais ampla para o seu negócio, além de clareza a curto e a longo prazo.

Com isso, é possível agilizar e melhorar as tomadas de decisão a partir de informações precisas sobre o seu comércio.

O planejamento orçamentário também é uma ferramenta estratégica para encontrar oportunidades de redução de custos e para entender onde você está investindo. Assim, é possível analisar se os investimentos estão trazendo o retorno esperado ou não.

Isso é fundamental para tomar decisões embasadas e defender seu ponto de vista para os times. Uma vez que os funcionários entendem o que está acontecendo, o direcionamento é mais claro.

Maior controle

A organização do orçamento em um planejamento garante maior controle das finanças e uma gestão mais eficiente desse aspecto.

Esse documento facilita o acompanhamento de resultados e facilita fazer alterações e ajustes quando necessário. Além disso, você pode decidir se o planejamento é estático ou flexível. Ou seja, se é possível ter uma certa flexibilidade no que será gasto ou se isso é um aspecto fixo e não pode ser mudado, independentemente da situação enfrentada.

Com o planejamento orçamentário também é possível estabelecer uma margem de recursos para serem usados em situações inesperadas, como a necessidade de uma contratação de urgência ou uma reforma.

A seguir, vamos ver como um app de gestão traz benefícios valiosos para a saúde financeira do seu negócio. Confira!

Como um app de controle financeiro ajuda no planejamento orçamentário?

O app de controle financeiro é muito útil para ajudar no planejamento orçamentário e na gestão das suas finanças. Alguns benefícios que ele traz são:

  • conhecimento profundo do seu negócio;
  • análise precisa dos cenários;
  • insumos valiosos para tomadas de decisão estratégicas.

Você pode contar com o aplicativo Stone para facilitar o dia a dia no seu negócio. O app permite gerenciar as suas vendas em qualquer lugar e a qualquer hora. Os dados estão sempre atualizados de acordo com a sua realidade, facilitando muito seu planejamento orçamentário.

As principais informações sobre as suas vendas, recebimentos e transações ficam registradas no app e você pode acessá-las tanto pelo aplicativo quanto pelo computador.

O aplicativo também é uma ótima forma de identificar cobranças ou taxas indevidas, facilitando o processo de reversão desse cenário e evitando prejuízos financeiros.

O app possui integração com as maquininhas de cartão e vouchers para uma gestão ainda mais completa e uma análise aprofundada da performance do seu negócio.

Outras funcionalidades do app Stone incluem:

  • cartão Stone grátis, sem mensalidade, nem anuidade;
  • fazer transferências bancárias para qualquer conta (ideal para pagamentos de fornecedores e funcionários);
  • realizar agendamentos de pagamentos;
  • pagamentos de boleto, recargas de crédito para celular e recargas para jogos e transporte;
  • acompanhamento das maquininhas e taxas.

Com o cartão Stone, o dinheiro das suas vendas é transferido para o cartão e você pode utilizá-lo nas suas compras e sacar o dinheiro em qualquer unidade do Banco24Horas. Além disso, você pode utilizar o cartão tanto para fazer compras pela internet como em lojas físicas.

Além disso, é possível realizar transferências por Pix e você tem direito a fazer até 20 TEDs gratuitamente todos os meses.

E aí, o que você achou desse post sobre planejamento orçamentário?

Entre em contato com a gente para saber mais sobre como a Stone pode ajudar a seu negócio a crescer com saúde financeira!

Obrigada pelo papo e até a próxima!