Você sabe o que é newsletter? Ela é uma estratégia de marketing bastante eficiente para os negócios que querem construir um contato mais direto com seus clientes. 

De acordo com a pesquisa “Perspectivas para o Mercado Digital 2021”, realizada pela mLabs, em parceria com a Social Media Week SP FuTeCH, 53% das empresas pretendem investir mais em seus blogs e na divulgação dos conteúdos por e-mail. Isso significa que os negócios estão cada vez mais atentos para a importância do marketing de conteúdo.

E você, já está divulgando os materiais produzidos pela sua marca, como blog posts e ebooks? Saiba que uma ótima forma de fazer isso é, justamente, por meio de uma newsletter. No post de hoje, vamos falar mais sobre o assunto. Vem ler!

Três principais aprendizados de hoje

  1. A newsletter funciona como um “jornal” virtual que você envia por e-mail para os inscritos. Ela pode ser semanal, quinzenal ou mensalmente, por exemplo. Nela, é possível incluir as novidades da marca e quais os últimos artigos publicados no seu blog. A newsletter é uma ótima oportunidade para ficar mais perto dos seus clientes e aumentar suas vendas. A newsletter é importante para o pequeno negócio fortalecer os laços com os clientes. Além disso, ela é um canal só seu. Assim, você não depende dos algoritmos para que o seu conteúdo seja distribuído e chegue aos seus clientes. Além disso, como são os visitantes do seu site que se inscrevem para receber sua newsletter, ela acaba funcionando como um filtro que mostra quem realmente está interessado pela sua marca. 
  2. A primeira dica para potencializar seus resultados com uma newsletter é escolher uma plataforma para distribuir os e-mails para a sua base de inscritos na newsletter. Duas opções nesse sentido são o mailchimp e a RD Station. A segunda dica é divulgar sua newsletter. Deixe claro no seu site como o visitante pode se inscrever. É interessante também divulgar para os seguidores das suas redes sociais que o seu negócio agora tem uma newsletter. A dica número 3 é estabelecer uma periodicidade para o envio da sua newsletter. Ela vai ser semanal, quinzenal ou mensal? É importante definir isso de acordo com as possibilidades do seu negócio, sem sobrecarregar a equipe. Também não vale demorar muito para enviar o e-mail, para que os clientes não esqueçam da sua marca. 
  3. A quarta dica é definir a arte e o modelo da sua newsletter. Ela precisa estar de acordo com a imagem da sua marca. Você pode contar com a ajuda de um designer ou de sites especializados que permitem customizar seus e-mails. A quinta dica é fazer testes para entender quais as estratégias que mais funcionam nos seus e-mails para os clientes, como títulos e o próprio conteúdo da mensagem. A sexta dica é se inspirar nas newsletters de marcas que você admira. Essas referências alimentam a sua criatividade e te ajudam a estabelecer o modelo ideal para a sua newsletter. 

O que é a newsletter?

A newsletter é uma espécie de “jornal” virtual que você envia por e-mail para os inscritos periodicamente, semanal, quinzenal ou mensalmente, por exemplo. Nela, as empresas costumam incluir as novidades da marca, as promoções do momento e quais os últimos materiais publicados no blog da marca

O mais interessante é que cada negócio pode customizar sua newsletter da forma que quiser e deixá-la com a cara da marca.

Ela é uma poderosa ferramenta de marketing que te deixa ainda mais perto dos seus clientes e aumenta suas chances de converter os visitantes do seu site em novos consumidores. Isso porque a inscrição normalmente é feita pelo site próprio da marca, em que há um espaço para os visitantes que quiserem se inscrever para receber a newsletter deixarem seu e-mail. 

A newsletter faz parte de uma estratégia maior de Inbound Marketing, que tem como objetivo atrair clientes. De acordo com a pesquisa da mLabs, 63% das empresas entrevistadas pretendem investir mais nessa frente ao longo deste ano. Você não vai ficar de fora, né? 

Mas qual a importância dessa estratégia de newsletter para o seu negócio? É o que vamos ver a seguir. Confira!

Qual a importância da newsletter para o pequeno negócio?

A newsletter funciona bem para empresas de todos os tamanhos, mas, especialmente para o pequeno negócio, ela é uma ótima pedida por ser uma alternativa barata e bastante eficaz para fortalecer os laços com os clientes e conquistar novos consumidores. 

Ela é um canal só seu e, diferentemente do que acontece nas redes sociais, como Instagram e Facebook, você não fica refém dos algoritmos. No caso da newsletter, como ela funciona por e-mail, você tem a garantia de que o seu conteúdo está, de fato, sendo distribuído e chegando até os inscritos. 

Além disso, como a newsletter é enviada periodicamente, isso, de alguma forma, cria um compromisso com os seus clientes que desejam recebê-la no prazo combinado. Isso estimula você a sempre pensar em conteúdos novos e interessantes para incluir no e-mail e manter seus inscritos engajados. 

Outra vantagem desse modelo é que você consegue saber quem realmente está interessado na sua empresa e nos seus conteúdos. Afinal, se o visitante do seu site se inscreveu para receber a newsletter da sua marca, esse é um forte indicativo de que ele está interessado naquilo que você produz. Assim, é possível refinar suas ofertas e aumentar suas chances de vendas.

Agora que você já entendeu o que é a newsletter e como ela contribui para o seu negócio, que tal conferir algumas dicas para ter ótimos resultados com essa estratégia? Confira no próximo tópico! 

Dicas para ter bons resultados com a sua newsletter

Veja 6 dicas incríveis para colocar em prática hoje mesmo e engajar os clientes com a sua newsletter!

  1. Escolha uma plataforma

Atualmente, existem diversas plataformas e ferramentas que te ajudam na confecção e na distribuição da sua newsletter. Uma delas é o mailchimp, que permite enviar (e programar) e-mails automáticos para uma extensa base de contatos. A automação de marketing, aliás, é uma das frentes nas quais 60% dos entrevistados na pesquisa “Perspectivas para o Mercado Digital 2021” pretendem investir mais neste ano

Outra alternativa para o envio de e-mail automáticos é contar com plataformas mais robustas de integração de Marketing, como é o caso da RD Station.

  1. Divulgue sua news

Não adianta muito você ter uma newsletter bonita e com conteúdo bacana se ninguém está vendo. Por isso, é importante deixar claro no seu site como o visitante faz para se inscrever e receber seus e-mails. 

Quando você lançar sua newsletter, divulgue para os seguidores nas suas redes sociais. Você pode, inclusive, deixar o link para a inscrição na bio do Instagram ou utilizar a opção “arrasta para cima” dos stories para atrair mais inscrições.  

  1. Estabeleça uma periodicidade

A sua newsletter vai ser semanal, quinzenal ou mensal? Escolha uma periodicidade com base nas condições de produção da sua empresa. Não adianta se comprometer com um envio toda semana se você não tem braço para isso. Da mesma forma, não é interessante demorar muito ou não ter uma periodicidade para enviar o e-mail com as novidades, porque o cliente acaba se esquecendo da sua marca. 

  1. Defina a arte e o modelo

Qual vai ser a cara da sua newsletter? Quais conteúdos você pensa em incluir no e-mail? Quais serão as cores escolhidas? Pense em um modelo para a sua newsletter que esteja de acordo com a imagem da sua marca. 

Nesse caso, você pode contratar um profissional especializado, como um designer, ou se aventurar por sites como o Canva, que trazem diversas opções de arte para criar a sua newsletter. 

  1. Faça testes

Muitas plataformas de automação de e-mail permitem fazer testes A/B de título e conteúdo. Com isso, você aprende sobre as preferências do cliente e descobre aquilo que mais funciona para fazê-lo abrir os e-mails. Por isso, capriche nos títulos e anote os aprendizados para não esquecer. 

  1. Inspire-se

Siga marcas que você admira e se inscreva em suas newsletters para se inspirar em diferentes modelos e criar o seu. Quanto mais referências você tiver, mais saberá o que gosta e o que não é o ideal para a sua marca.

E aí, o que você achou das nossas dicas de hoje? Para arrasar ainda mais nas suas estratégias de marketing, confira também este artigo: 6 dicas de marketing para pequenos negócios.

Obrigada pelo papo e conte com a gente!