Todos os negócios (de todos os segmentos) estão buscando maneiras de fidelizar seus clientes. Isso porque o consumidor fidelizado, ou seja, aquele que volta sempre na sua loja, costuma ter um ticket médio mais alto e uma frequência de compras maior. Basicamente, é aquele cliente que escolhe sempre almoçar ou jantar no seu restaurante — independente de pequenas variações de custo.

Por isso, investir em sistemas que facilitem essa fidelização é essencial. Os programas de fidelidade são versões tecnológicas dos famosos cartões fidelidade, que contam com cadastros, CRMs e, geralmente, aplicativos para o cliente.  Cada programa funciona de uma maneira, mas costuma ter uma proposta semelhante ao cartão fidelidade: a cada visita, o cliente soma pontos, cashback ou descontos para gastar nas próximas compras.

Neste artigo, vamos apresentar tudo sobre programas de fidelidade: o que você precisa saber para criar, implementar e ter sucesso no seu negócio.

Tipos de Programa de Fidelidade


Existem diferentes modelos de programas de fidelidade que podem ser implementados no seu negócio. Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens e seu negócio deve escolher o que mais se encaixa com o público-alvo.

Cartão fidelidade


Por ser um sistema manual, é muito utilizado em restaurantes e lojas físicas. A ideia é simples: a cada visita, o cliente ganha um carimbo e, ao conquistar um determinado número, ganha um desconto ou prêmio. Ele não necessita de nenhum software de controle, apenas da impressão recorrente.

Programa de cashback


Cashback significa dinheiro de volta. Mais modernos, esses sistemas dependem de um cadastro e são totalmente digitais. Diferente do cartão, a cada compra o cliente recebe uma porcentagem de desconto para voltar ou uma parcela do dinheiro de volta. Podem ser utilizados também por e-commerces, por exemplo.

Programa de pontos


Assim como os programas de cashback, eles exigem algum tipo de cadastro. Mas, em vez de oferecer descontos para as próximas compras, esses programas dão pontos referentes ao valor gasto pelo cliente, ou seja, o estabelecimento define quantos reais correspondem a cada ponto — que depois podem ser trocados por outros produtos ou serviços. É muito comum entre companhias aéreas.

Programa de coalizão


Um grupo de empresas se reúne para oferecer cashback ou pontos que possam ser conquistados e trocados em qualquer uma delas. É uma boa opção para oferecer produtos e serviços complementares ao seu. Por exemplo, um pet shop que oferece descontos para clientes que frequentam uma padaria ao lado e vice-versa.

Como criar, implementar e gerenciar


Depois de definir qual será o tipo de programa de fidelidade ideal para a sua empresa, é hora de criar as regras, benefícios, implementar e treinar sua equipe e, finalmente, acompanhar os resultados.

Criando o programa de fidelidade


A primeira etapa é definir quais serão as regras do seu programa de fidelidade.

‍Considerando essas regras predefinidas, é o seu papel definir então: quais serão os prêmios que cada cliente receberá, quantas compras ele deve fazer ou qual valor ele deve gastar, entre outros. Um ponto importante é decidir se as promoções terão validade ou não, ou seja, se o cliente precisa resgatar o cashback ou o prêmio até uma certa data — como forma de incentivá-lo a voltar mais rápido.

Se você tem interesse em saber mais sobre esse tema, conheça outros produtos financeiros que ajudam a fidelizar clientes, como cashback, carteiras digitais e buy now pay later.