Jeito Stone

Uma jornada de evolução: conheça o Recruta Stone

Processos seletivos são como uma espécie de commodity, não é mesmo? Mas já há aqueles que querem fazer a diferença neste mercado, promovendo uma jornada diferenciada aos candidatos.

 

Hoje em dia, uma das grandes tendências é o Marketing de Experiência. Basicamente, ele traz a ideia de que o consumidor não mais se satisfaz apenas com a compra de produtos e serviços, ele quer mais. Graças à chegada dos Millenials, os novos consumidores desejam vivenciar toda uma jornada com as marcas, algo marcante e memorável que os faça sentir especiais e que possam compartilhar com seus amigos e conhecidos.

Ainda muito atrelado aos produtos e serviços, este movimento, no entanto, tem começado a inspirar outras marcas e categorias de negócio a repensarem a experiência que oferecem a seus públicos. Nesse sentido, estão saindo de um padrão commoditizado para tornarem-se únicas e diferenciadas da concorrência. Um bom exemplo é o mercado de trabalho ou as chamadas marcas empregadoras.

Na intensa e exigente disputa pelos talentos, as empresas estão percebendo a necessidade de repensarem suas estruturas, cargos, escritórios, etc., para conseguirem atrair, selecionar, contratar e reter os melhores novos profissionais do mercado. Isto está atrelado aos resultados de um estudo da consultoria de comportamento Box 1824. Ele mostrou que, para os jovens da Geração Y (os millenials), a definição de sucesso na carreira está relacionado mais a aproveitar a jornada do que a compensações financeiras ou status social. Isso quer dizer que: eles esperam vivenciar uma experiência de trabalho diferenciada com as empresas. E ela começa bem antes, desde o processo seletivo! Quer entender melhor como isso pode ser feito? Trazemos abaixo um dos nossos cases internos: o Recruta Stone.

 

Recruta Stone: uma jornada de evolução

O Recruta Stone, maior processo seletivo da Stone, é um exemplo disso. Bem mais que um programa de seleção, ele se propõe a promover uma verdadeira jornada de autoconhecimento e desenvolvimento a todos – todos – que participam do processo. Para isso, são ofertados aos candidatos um feedback detalhado de seus testes de perfil e alguns conteúdos exclusivos, pelos quais podem entender melhor suas habilidades e potencialidades. Assim, ao longo do processo, eles têm as informações necessárias para se superarem e alcançarem uma versão melhor de si mesmos. (Entenda mais jornadaaqui)

A ideia é que o candidato aproveite os aproximadamente quatro meses de seleção e as etapas ao máximo, não apenas dando insumos para a empresa, mas também, e principalmente, dando insumos a si mesmo para decidir o que quer para a sua carreira e vida.

Veja abaixo o que alguns aprovados no processo relatam da sua experiência como candidatos:

 

João Vitor Denardi Bosa, 25 anos, de Bebedouro-SP, formado em Engenharia de Produção pela UNESP: “(O Recruta) é um mix de sentimentos e de aprendizados muito grande. Com certeza será algo que todos que participarem lembrarão pro resto da vida. (…) Mudei meu jeito de pensar. Nunca realmente tinha parado para refletir sobre minha vida e o impacto que posso fazer na sociedade. Durante o Recruta fui construindo aos poucos meus pilares para utilizar durante a vida.“

Ingrid Carraro, 23 anos, de Recreio – MG, formada em Jornalismo pela UFV: “O mais legal é poder ter contato com várias pessoas super inteligentes e que estão ali para te avaliar, sim, mas também para te ajudar e dar toques que podem fazer toda a diferença em sua vida.”

Rodrigo Edington, 26 anos, de Salvador-BA, formado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP: “Aqui na Stone, temos um valor que é o Live the Ride, aproveite a caminhada. O processo do Recruta é uma jornada de autoconhecimento, em que você irá aprender, ler, conhecer pessoas e se conhecer. Por isso, se entregue e aproveite a jornada vivendo cada etapa de cada vez.” 

 

Ficou curioso(a) para descobrir como é essa experiência na prática? Então, aproveite que a próxima edição Recruta Stone 2019.1 já está com as inscrições abertas! Se quer vivenciar uma jornada de desenvolvimento como eles, inscreva-se aqui!

por Carol Lafuente,

Analista de Atração de Talentos da Stone