Quer atualizar seu site no próximo ano ou começar um site próprio do zero em 2021? Então, este artigo vai te ajudar! Ter um lugar online só para a sua marca é uma ótima forma de divulgar o seu negócio e atrair clientes. Afinal, cada vez mais as compras pela internet vêm conquistando os consumidores. 

Hoje, trouxemos algumas dicas para otimizar os seus resultados com um novo site! Vem com a gente e prepare a sua empresa para 2021!

Três principais aprendizados de hoje 

  1. Uma boa estratégia para otimizar os seus resultados é apostar em banners de saída com alguma oferta especial para os visitantes que estiverem prestes a deixar a sua página. Eles têm o objetivo de manter o usuário navegando no seu site, o que aumenta a chance de vendas. Só não exagere na quantidade de mensagens que aparecem para o visitante do seu site, já que isso compromete a experiência que ele tem. Outra dica é disponibilizar um lugar no seu site para que os clientes se inscrevam na newsletter da sua marca, um e-mail periódico com as novidades da empresa (como ofertas e posts de blog). Essa é uma maneira eficiente de estar sempre em contato com os consumidores e estimulá-los a comprar da sua marca.
  2. A facilidade de navegação é um dos pontos de maior atenção na hora de construir um site. É importante que as páginas sejam responsivas e rápidas no carregamento, se adaptando a qualquer dispositivo, como smartphones e tablets. Já para garantir a estabilidade do site, aposte em um provedor de hospedagem eficiente. Focar em alguns detalhes do seu site é importante para melhorar os seus resultados. Investir em uma headline e em uma imagem de início, por exemplo, pode fazer grande diferença nesse sentido. Essa headline é uma frase de impacto que traz a proposta de valor da sua marca e é, normalmente, o primeiro texto que o usuário vê quando entra no seu site. Uma ideia é testar possibilidades de texto e imagem nas suas páginas e analisar quais trazem retornos melhores. 
  3. Para otimizar o seu site, converse com seus clientes. Pergunte o que eles acham que deve ser mudado e do que eles mais gostam no site. Com isso, você consegue promover mudanças significativas com base nas expectativas e comportamentos dos consumidores. Por fim, uma dica é oferecer atendimento em tempo real aos seus visitantes. Adote um chat ou integre o WhatsApp e outras redes sociais com o site para resolver dúvidas rapidamente. Deixe o ícone de contato bem visível na sua página principal para o usuário encontrá-lo com facilidade. Outra opção é incluir um formulário de contato no seu site para o cliente preencher com a solicitação dele. 
  1. Banners de saída 

Sabe quando você está saindo de um site e, de repente, aparece um banner com alguma promoção que te faz clicar nele? 

Então, essa é uma boa estratégia de marketing para manter os visitantes no seu site e estimulá-los a realizar alguma ação, como clicar em uma oferta limitada. 

O nome oficial desse banner é exit intent, um pop-up de intenção de saída que pula quando o site identifica que o visitante está prestes a deixar a página. 

O importante aqui é não bombardear os clientes com muitos pop-ups, porque isso compromete a experiência que os usuários têm no site. 

  1. Inscrição na newsletter

Incluir um espaço no seu site para os clientes se inscreverem na newsletter da sua marca é uma excelente ideia. Essa estratégia permite identificar clientes em potencial e nutrir os inscritos com conteúdos relevantes e promoções. 

A newsletter funciona como um e-mail periódico que traz as principais novidades do seu negócio, desde a última postagem do seu blog até uma oferta personalizada. 

Ela é uma maneira de se manter em contato com os atuais clientes e atrair a atenção de novos consumidores que se interessaram pelos seus conteúdos. 

Por isso, faça uma chamada dentro do seu site pedindo para que os visitantes se inscrevam na sua newsletter e fiquem por dentro das novidades da marca

  1. Facilidade de navegação

Um dos pontos mais importantes para o seu site é garantir a facilidade de navegação aos usuários. Por isso, preste atenção para não deixar as páginas pesadas, com imagens que não carregam. 

O site precisa ser responsivo e se adaptar ao dispositivo utilizado pelo usuário, inclusive smartphones e tablets. 

Os clientes estão cada vez mais realizando compras online pelo celular, então, é fundamental permitir que eles fechem o carrinho onde quer que estejam. Com isso, você não perde vendas e ainda otimiza a experiência dos usuários, aumentando a satisfação que eles têm com a sua marca, bem como a sua credibilidade no mercado. 

Aposte também em um bom provedor de hospedagem para garantir a estabilidade do site. 

  1. Atenção aos detalhes  

Alguns detalhes do seu site são fundamentais para manter o visitante navegando pelas páginas. Um deles é a headline, uma frase de impacto que carrega a proposta de valor da sua empresa e que, muitas vezes, vem acompanhada de uma imagem.  

A partir desse texto e dessa imagem, o cliente identifica se o seu site pode ou não atender as expectativas que ele tem. Assim, esses elementos passam uma primeira impressão ao seu visitante e não podem ser negligenciados. 

Uma ideia aqui é testar diferentes possibilidades para avaliar qual oferece o melhor resultado. Anote os aprendizados para repetir o que funcionou e refletir sobre o que não funcionou. 

  1. Opinião dos clientes

Já pensou em pedir a opinião dos seus clientes para montar o seu site? Se você já tem um, pergunte aos consumidores o que eles acham que deve ser mudado, quais problemas eles já tiveram na hora de fechar um pedido e do que eles mais gostam no seu site. 

Ninguém melhor do que os seus clientes para dizer o que eles preferem e do que sentem falta. Esse processo de pedir a opinião dos consumidores beneficia ambos os lados e fortalece a conexão entre vocês. 

  1. Atendimento em tempo real

Você já oferece atendimento em tempo real para os seus clientes? Essa forma de serviço evita a perda de vendas e é uma ótima maneira de oferecer uma boa experiência aos visitantes do seu site. 

Adote um chat online ou integre o seu site com o WhatsApp ou outras redes sociais para falar com seus clientes em tempo real. Não esqueça de deixar o ícone do chat ou WhatsApp bem visível para que os seus consumidores saibam claramente que essa é uma forma de contato com a sua empresa. Se o usuário tiver uma dúvida enquanto navega pelo seu site, ele pode tirá-la imediatamente. 

Hoje, os clientes estão mais exigentes e imediatistas, então, oferecer prontidão no atendimento faz a sua empresa ganhar pontos junto a esses consumidores.

Uma boa pedida também é incluir um formulário de contato no seu site. Assim, o seu cliente só precisa preencher com as informações necessárias para a solicitação. 

E aí, o que achou deste conteúdo? Para arrasar com o seu site novo no próximo ano, dá uma olhada em outras dicas aqui: 5 dicas para ajudar o seu site a ser encontrado na Google!

Obrigada pelo papo e conte com a gente!