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Você já ouviu falar em Social Selling? Esse conceito é bastante importante para aumentar a sua presença digital nas redes sociais e atrair mais clientes para a sua loja online. 

No post de hoje, vamos explicar o que é o Social Selling, quais os benefícios que ele traz para o seu negócio e como melhorar sua estratégia nas redes sociais.

Três principais aprendizados de hoje

  1. Social Selling é uma estratégia de vendas e relacionamento com o cliente por meio das redes sociais. O objetivo é prospectar clientes nos seus canais digitais e engajar no perfil dos consumidores nas redes. Assim, você cria uma relação de confiança com o seu público e estimula a compra dos seus produtos. 
  2. O Social Selling traz inúmeros benefícios para a sua empresa, como fortalecimento do relacionamento com o cliente, aumento das vendas, retenção de consumidores e redução do custo de aquisição. Com uma estratégia de Social Selling, a sua empresa consegue encontrar novas oportunidades de negócio, escalar as vendas e analisar a concorrência.
  3. Uma dica para implementar o Social Selling no seu negócio é escolher em quais redes sociais atuar. Para isso, faça uma pesquisa com a sua audiência para descobrir quais são os canais de preferência dela. Outra dica é criar objetivos para as suas estratégias de Social Selling. Aqui, é importante contar com métricas relevantes e não se impressionar pelas métricas de vaidade nas redes sociais. Uma terceira dica é oferecer o que a sua audiência procura. Você precisa ter um bom conhecimento sobre o seu público para criar ofertas irresistíveis e que realmente resolvam a dor que os clientes têm.

O que é Social Selling?

Social Selling (ou venda social) nada mais é do que vender e fortalecer o relacionamento com o cliente por meio das redes sociais.

Essa estratégia foca na prospecção de clientes nos canais digitais para aumentar as vendas do negócio. 

Assim, a sua equipe se conecta com o potencial cliente e engaja no perfil dele nas redes sociais para criar uma relação de proximidade e confiança. 

A ideia é aumentar a sua presença digital nas redes sociais e mostrar credibilidade para o consumidor, interagindo com ele por meio das ferramentas online.  

Qual a importância do Social Selling?

O Social Selling conecta os clientes com a sua marca e com o seu time. Criar um relacionamento com os consumidores pelas redes sociais abre caminho para eles confiarem no seu negócio e começarem a comprar os seus produtos.

Alguns benefícios do Social Selling para o seu negócio são: 

  • Aumento das vendas
  • Fortalecimento do relacionamento com o cliente
  • Diminuição do ciclo de vendas
  • Redução do custo de aquisição de clientes
  • Retenção de clientes

A proposta do Social Selling é utilizar as redes sociais para encontrar novas oportunidades de negócios, além de escalar as vendas e analisar a concorrência. As vendas nesse caso são o resultado da construção do relacionamento online com o cliente, já que as redes sociais permitem um contato mais próximo com o consumidor.

Os consumidores estão em peso nas redes sociais. Por isso, seu time deve aproveitar esse contexto para entrar em contato com os clientes que buscam resolver seus problemas com as soluções vendidas online.  Por isso, é tão importante entender as necessidades, os hábitos e desejos dos consumidores. 

Com essas informações, os vendedores têm mais chances de fechar uma venda, já que dedicam tempo a quem realmente precisa dos produtos ou serviços vendidos pela empresa. 

Clientes utilizam as redes sociais para consumirem e acompanharem suas marcas favoritas, mas, com tanta concorrência, como se destacar? A seguir, confira algumas dicas para melhorar o Social Selling do seu negócio!

Dicas para melhorar o Social Selling no seu negócio

Confira nossa lista com 3 dicas para otimizar suas estratégias de Social Selling!

  1. Defina os canais

Durante o processo de definir seus canais, avalie onde está a sua audiência e quantas redes sociais você consegue administrar de uma única vez. Algumas possibilidades para você escolher são:

Cada plataforma tem características próprias e você deve entender qual a mais utilizada pelos seus clientes. Você consegue descobrir isso facilmente por meio de uma pesquisa rápida com o seu público perguntando quais os canais de preferência dele. 

É importante que o cliente tenha uma experiência homogênea em todos os seus canais. Não vale a pena, por exemplo, postar todos os dias no Instagram e manter um canal no Youtube aberto em que você só posta uma vez a cada 3 meses. É melhor concentrar seus esforços apenas nos canais mais importantes para a sua empresa.

Ao mesmo tempo, você pode contar com a ajuda de especialistas em cada rede social. Tudo vai depender dos seus objetivos e do orçamento disponível para investir.

Se você não está presente em nenhum canal digital, comece com uma estratégia forte em apenas um. Conforme ele for crescendo e suas vendas aumentarem, você pode expandir a sua presença online para outras redes sociais.

  1. Crie objetivos

Depois de selecionar os canais em que você vai atuar, é hora de criar metas para o seu negócio digital. 

Para planejar suas estratégias de Social Selling, é preciso estabelecer objetivos claros em cada uma das redes sociais escolhidas. 

Se cada um dos canais está em um momento diferente de maturidade, você deve alinhar as metas de acordo com a realidade de cada um.

Além disso, é importante separar as métricas de vaidade das métricas realmente importantes para entender os seus resultados. 

As primeiras podem dizer respeito, por exemplo, a um grande número de pessoas que curtiram sua publicação ou que viram seus stories. Mas se os seguidores não se engajaram com os posts ou não tomaram nenhuma ação, você não deve se impressionar com o número.

Como o seu objetivo maior é criar relacionamento e vender mais por meio das redes sociais, é isso que precisa ser avaliado. Então, na hora de definir suas metas, pense em crescer sua audiência e melhorar o engajamento nas redes sociais. 

Além disso, é importante entender o fluxo de pessoas direcionado por esses canais até o seu site e quantos clientes de fato fecham a compra.  

  1. Ofereça o que a sua audiência quer

Como você precisa engajar sua audiência nas redes sociais, é preciso oferecer um conteúdo valioso e alinhado às necessidades dos clientes. 

Faça uma pesquisa com o público para entender o que ele espera dos seus posts e como ele acha que as suas páginas podem melhorar para atender aos desejos dele. Dessa pesquisa, você consegue tirar várias ideias para melhorar sua performance de Social Selling. 

Afinal, para abordar os consumidores nas redes sociais e criar um relacionamento verdadeiro com eles, você precisa saber quais são as principais dores que eles têm e como a sua empresa pode ajudar a resolver esses problemas. 

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