A partir do cruzamento de informações públicas com os números transacionais de milhões de clientes do grupo StoneCo., o relatório apresenta um panorama completo do mercado varejista brasileiro
A Stone é a grande parceira do empreendedor brasileiro. Além de produtos e serviços para todos os momentos da sua jornada de negócios, a gente tem também pesquisas super relevantes para quem atua com vendas. E uma delas é justamente o Índice do Varejo Stone, que acaba de ser relançado!
Com uma nova identidade visual e uma linguagem ainda mais acessível, o Índice do Varejo Stone (IVS) é desenvolvido a partir do mapeamento mensal de dados de pequenos, médios e grandes varejistas e tem como objetivo divulgar um retrato do setor nacional, que pode orientar estratégias empresariais e decisões de investimento, fornecendo insights valiosos sobre o ambiente econômico.
Essa análise detalhada ajuda os empreendedores a tomar decisões estratégicas mais embasadas, seja para identificar tendências ou ajustar as operações do seu negócio.
Nesta 22ª edição do Índice, a equipe de economistas e cientistas de dados responsável pelo IVS analisou o status da atividade econômica em outubro de 2024 e os dados são bastante otimistas.
Após instabilidade em setembro, as vendas do comércio brasileiro cresceram 2,5% em outubro, de acordo com Índice do Varejo Stone (IVS). Em relação ao mesmo período do ano anterior, o aumento foi de 4%.
“Outubro foi um mês muito positivo para o varejo, com crescimento tanto nas lojas físicas quanto online. O setor também teve um bom desempenho no recorte regional e entre os segmentos analisados, recuperando boa parte da queda no mês passado. Com as expectativas altas para o segundo semestre, esses resultados podem ser um impulso extra para que os empreendedores intensifiquem a preparação para datas estratégicas como a Black Friday e o Natal.”, comenta Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da Stone.
O IVS tem como base a metodologia proposta pelo time de Consumer Finance do Federal Reserve Board (FED), que idealizou um modelo de indicador econômico similar nos Estados Unidos. São consideradas as operações via cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo.
Para acessar as edições mensais do Índice do Varejo Stone na íntegra, clique aqui.
O que você achou deste conteúdo?
Obrigado pela sua avaliação