futuro de jovens brasileiros
Carreira e Trabalho

Um projeto em prol do futuro de potenciais jovens brasileiros

Conheça o projeto Conexão Profissional do ISMART, que busca conectar jovens bolsistas a profissionais e a ambientes de trabalho das áreas em que eles desejam atuar no futuro.

Quem nunca se pegou reclamando da má qualidade da educação pública brasileira e da desigualdade de oportunidades profissionais entre as classes mais altas e as mais baixas. De fato, este é um dos maiores e mais importantes problemas da nossa sociedade. Mas quantos de nós fazem efetivamente algo a respeito? Já parou para pensar sobre isso?

Pois o pessoal da ISMART sim! Criado em 1999, o ISMART, Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos, é uma entidade privada, sem fins lucrativos. Ele identifica jovens talentos de baixa renda, de 12 a 15 anos de idade, e lhes concede bolsas em escolas particulares de excelência e o acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional, do ensino fundamental à universidade. Como parte do programa de orientação profissional, é realizado anualmente o Programa Conexão Profissão. Nele, os bolsistas do ISMART realizam visitas a profissionais e a ambientes de trabalho de algumas áreas em específico, em que eles desejam atuar no futuro. E é com muito orgulho que nós da Stone recebemos visitas desta turma em nossos escritórios do Rio de Janeiro e de São Paulo!

 

Apoiando o futuro de jovens brasileiros

Na manhã do dia 20 de Julho, sexta-feira, recebemos cerca de 20 jovens bolsistas da instituição. Eles conversaram com mais de 20 dos nossos profissionais, formados em diversas áreas como Administração, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Direito, Economia e Engenharias, e atuante nos mais variados times da companhia.

A troca foifuturo de jovens brasileiros muito produtiva. Ao compartilharem suas experiências, relatando o seu percurso e como se prepararam para fazer suas escolhas e atingirem seus objetivos, os profissionais mostraram que há múltiplas formas de atuação a partir do curso escolhido para a graduação. Além disso, eles ouviram e esclareceram as dúvidas dos estudantes e os provocaram a refletirem acerca da área de interesse e da sua escolha profissional.

Na Stone, acreditamos que se conhecer e se questionar sobre seu propósito e objetivos pessoais e profissionais é essencial para se tomar uma decisão de carreira acertada. Por isso, reforçamos como tudo o que fazemos na Stone é por uma única razão: o cliente. É por ele que construímos um negócio muito baseado em pessoas e em transformar tecnologia humana em resultados. Queremos incentivar o empreendedor, esteja onde ele estiver, a correr atrás do seu sonho e auxiliá-lo nos seus principais desafios de pagamento. Por isso, para nos ajudar nesta missão, buscamos trazer e esticar pessoas que se identifiquem com esse propósito e também queiram gerar um impacto e legado positivo no mercado e emprendedorismo brasileiros. Foi um pouco desse alinhamento entre formação, trabalho, missão e prazer que tentamos mostrar aos alunos neste dia.

 

A reação da turma

Depois do encontro e a partir de tudo o que falaram e ouviram, os jovens escreveram suas principais percepções e sentimentos. Leia abaixo alguns depoimentos deles:

“A visita foi produtiva, valeu a experiência de conhecer como funciona a empresa e a importância de cada profissional na constituição de uma entidade competente. O que mais gostei foi saber que os profissionais que nos receberam têm esperança em um país melhor e acreditam que podem, através de suas respectivas profissões, mudar a vida das pessoas. Senti que nós jovens não estamos sozinhos nessa luta. Continuem assim! E obrigado pelos ensinamentos :)”

– Caio Souza Lopes Da Silva

 

“Gostaria muito de agradecer pela visita. A experiência foi bastante enriquecedora para o momento de escolha de carreira e esclarecedora, não só sobre a vida profissional, mas também pessoal. Além disso, gostei muito dos valores da empresa, que são bem transmitidos pelo ambiente e pelos funcionários. Vocês parecem realmente gostar e se envolver com o que fazem, o que me ensinou e inspirou muito sobre a importância de se identificar com aquilo que se faz. ”

Melissa Sayori Mendes Yasunaka

   

“Muito obrigada pela visita! Me ajudou muito a entender o funcionamento de uma empresa e o trabalho de cada funcionário dentro dela. Os relatos das experiências e conselhos também foram de grande ajuda.”

– Julia Teixeira Leite

 

“A visita foi muito interessante, tivemos a oportunidade de interagir e conversar, diferente de muitas atividades onde apenas ouvimos o profissional falar. A conversa certamente esclareceu algumas dúvidas que eu possuía e hoje me sinto mais seguro em minha escolha.”

– Vagner Messias da Costa Junior

 

“Primeiramente gostaria de começar com a importância de uma visita a uma empresa assim, pois compreendo que traz aos alunos a dimensão de que o mercado de trabalho é extremamente extenso e variado, e, no caso do direito, que vai além do tribunal ou escritório de advocacia. Com essa observação, parabenizo a Stone e seus valores, pois no momento atual do país, onde há uma elevada descrença no potencial das pessoas, é gratificante saber que existe uma empresa com propostas tão importantes e raras.”

– Laura Maria Almeida Pinheiro

 

 “A visita a Stone foi muito interessante, principalmente pelo fato de que a empresa possui bastante amplitude nas áreas de trabalho. Ver como cursos totalmente distintos se relacionam foi enriquecedor. Particularmente para mim, que pretendo cursar direito, foi uma surpresa ver em quantas áreas o profissional de direito pode atuar, fugindo do ambiente padrão de escritório/tribunal. Foi importante para sanar algumas questões em mente. A visita realçou a minha certeza pelo curso, mostrando-me as dificuldades que vou enfrentar e como será o dia-dia em que desejo seguir.”

– Marcos Freire

 

E você, está fazendo sua parte para ajudar a potencializar o futuro de nossos jovens brasileiros?

por Carol Lafuente,

Analista de Atração de Talentos da Stone