O mercado está se tornando cada vez mais digital. Por isso, migrar do ambiente físico para o online deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade para diversos negócios. As empresas que desejam vender mais no e-commerce já estão implementando mudanças e melhorias para potencializar a experiência dos clientes.
Isso significa que é preciso estar em constante transformação para acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor e nos padrões de consumo. Assim, sua empresa consegue se adaptar e utilizar as melhores ferramentas do mercado.
Por esse motivo, preparamos este post para apresentar as melhores maneiras de bombar suas vendas no e-commerce. Vamos lá?
1. Otimize seu site
No online, a porta de entrada para o seu negócio é o site. Por isso, ele precisa ter boa usabilidade e estar preparado para o cliente conseguir navegar com facilidade.
Caso você esteja fazendo alguma promoção, deixe isso muito claro para os usuários, usando pop-ups chamativos e que passem a mensagem. Não é recomendado saturar a sua página com muitos deles, mas um ou outro para indicar ações diferenciadas tem impactos positivos na conversão.
É importante adequar o seu site ao mobile, ou seja, oferecer a possibilidade aos seus clientes de navegarem pela sua loja online usando o smartphone. Hoje, as compras no e-commerce podem ser feitas por esse meio. Assim, não disponibilizar essa opção faz você perder vendas em potencial.
O catálogo é outro ponto de atenção no seu e-commerce. Isso porque ele funciona como uma vitrine online dos seus produtos e exige cuidados. Portanto, invista um tempo maior organizando o seu catálogo para garantir que nada fique de fora.
Além disso, aposte em descrições bem completas de cada um dos itens vendidos e fotos de qualidade. E não deixe de incluir os preços atualizados dos produtos ou serviços nem de segmentar os itens em categorias que ficam expostas na primeira página do seu site. Assim, o usuário tem mais facilidade para encontrar o que procura.
2. Use múltiplos canais
Usar múltiplos canais para se comunicar com os seus clientes já é uma exigência do mercado para atender às suas expectativas. Isso porque as preferências de cada consumidor são diferentes.
Alguns gostam de um contato mais próximo e querem falar ao telefone com um atendente, outros são mais independentes e práticos, preferindo resolver suas dúvidas apenas com as respostas para as perguntas mais frequentes.
Por isso, ofereça diferentes opções para os usuários e garanta uma experiência fluida em cada um dos canais. Afinal, não adianta nada o cliente iniciar uma conversa com a sua empresa no seu canal de preferência, como o WhatsApp e depois, tentar continuar falando com um agente por telefone e o atendimento ter que começar do zero.
Além disso, no seu site, o cliente precisa achar facilmente os canais de contato com a sua empresa, para tirar dúvidas sobre produtos e serviços, fazer uma reclamação ou dar uma sugestão. Por isso, deixe muito claro no seu site por onde o usuário pode se comunicar. O ideal é que ele clique no ícone do canal e já consiga falar diretamente com a sua empresa, seja por e-mail, WhatsApp, telefone ou chat.
3. Faça o planejamento de marketing
As ações de marketing são fundamentais para o seu negócio vender mais no e-commerce. Aqui, você precisa deixar claro para o cliente quais são as promoções do momento e as vantagens que ele vai receber ao comprar da sua empresa.
Por isso, utilize as redes sociais e estratégias de e-mail marketing para fazer essa divulgação. As redes também funcionam como uma vitrine do que você vende e estão presentes no dia a dia dos consumidores. Aproveite esse espaço para construir o nome da sua marca e mandar os clientes para o seu site.
As técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca, em português) para ranquear no Google também são bem-vindas nesse cenário. Faça uma pesquisa de palavras-chave nos seguintes sites para descobrir tendências e possibilidades de atuação:
4. Tenha um atendimento de excelência
Já vimos a importância de oferecer diferentes canais de contato para o seu cliente e deixá-los acessíveis no seu site. Agora, vamos falar sobre a importância de oferecer um atendimento de excelência para você vender mais no e-commerce.
Um bom serviço resolve os problemas dos clientes de maneira rápida e, muitas vezes, supera as expectativas que eles tinham ao entrar em contato com a sua empresa. Mas, para atingir esse nível de excelência no atendimento, é preciso qualificar a sua equipe e orientá-la a cuidar, verdadeiramente, dos consumidores.
Algumas práticas nesse sentido envolvem:
- não deixar o cliente sem resposta;
- ouvir o cliente com paciência e simpatia;
- entender o cenário do consumidor e buscar a melhor solução para o problema dele;
- não abandonar o cliente no pós-venda;
- buscar conexão com o consumidor.
Estratégias de personalização e fidelização também entram em ações de atendimento, como oferecer um cupom de desconto na primeira venda ou condições especiais de pagamento para clientes antigos.
5. Ofereça uma experiência otimizada
A experiência otimizada e o atendimento de excelência andam de mãos dadas. Aqui, é fundamental acompanhar e entender a jornada do consumidor e facilitar a compra, tornando o processo mais fluido e sem atritos.
Nesse caso, vale enviar e-mails oferecendo promoções de acordo com a trajetória do cliente no seu site, como nos casos de abandono de carrinho, ou mandar uma mensagem oferecendo ajuda para quem ainda não pagou o boleto, por exemplo. Todos os pontos da jornada precisam ser contemplados, desde o momento anterior à venda até o posterior.
Aqui, também é necessário medir o grau de satisfação do consumidor para entender se as estratégias adotadas funcionam. Uma forma de fazer isso é usando a métrica NPS, que pergunta para o seu cliente a probabilidade de ele indicar o seu negócio aos conhecidos.
6. Garanta facilidade de compra
A facilidade de compra é um dos fatores mais determinantes para a conversão no seu site. Nesse caso, estão incluídos:
- os meios de pagamento oferecidos;
- o frete;
- o prazo de entrega.
Se o cliente escolhe alguns produtos, mas a encomenda vai demorar muito tempo para chegar na casa dele ou tem um frete muito alto, isso pode fazê-lo desistir da compra e buscar por condições melhores.
É claro que você não deve prometer um prazo que não consegue cumprir, porque isso pode ter um impacto negativo ainda maior na experiência do cliente. Da mesma forma, não vale oferecer um frete que deixe o seu negócio no prejuízo.
As informações têm que ser apresentadas desde o primeiro momento em que o cliente entra em contato com os seus produtos e serviços. Deixe claro para ele quanto é o frete e qual é o prazo. Se o consumidor só descobrir essas informações quando fechar o carrinho, pode ficar bastante irritado, por perder tempo escolhendo itens que talvez não vá levar.
7. Ofereça boas formas de pagamento
Ter boas formas de pagamento é importante para vender mais no e-commerce. Além disso, é interessante que o checkout também seja facilitado. Opções como “comprar com um clique” aumentam a conversão, porque diminuem os pontos de atrito até o cliente finalizar a compra.
Disponibilizar diferentes formas de pagamento também é uma prática recomendada para vender mais no seu e-commerce. Isso envolve opções como:
- boleto;
- links de pagamento;
- pagamento em dois cartões;
- opções mais comuns de débito e crédito.
O ideal é que o seu site salve as informações do cliente (com a permissão dele, claro!) para compras futuras. Assim, o processo vai ser ainda mais rápido. Essa é, inclusive, uma forma de fidelizar os consumidores, porque eles sabem que não precisam digitar todas as informações pessoais novamente para realizar uma compra, como teriam que fazer em um site no qual nunca compraram.
8. Aposte em ferramentas de tecnologia
Para otimizar o seu e-commerce, é necessário prestar atenção em diversos pontos, como vimos ao longo deste artigo. Mas isso não quer dizer que o processo precise ser complicado. Para facilitar suas operações, você pode contar com diversos sistemas tecnológicos disponíveis, como um CRM ou um software de vendas.
O importante é que os sistemas escolhidos possam ser integrados e que todas as informações sejam centralizadas em um único lugar. Assim, você tem acesso facilitado aos dados dos seus clientes e ao seu comportamento de compra na sua plataforma de vendas.
Com isso, você aumenta a eficácia do seu e-commerce e aumenta a conversão no seu site.Os chatbots também são um importante recurso para facilitar o atendimento e auxiliar o consumidor em sua experiência. Por isso, vale configurar essa ferramenta para esclarecer algumas dúvidas do público e otimizar a comunicação.
9. Use o marketing digital
Vender online requer conhecimentos específicos do mercado digital. Diferente das estratégias de publicidade tradicional, esse mercado requer um contato mais próximo e amigável. Por isso, investir na divulgação por meio de conteúdos ricos é uma excelente maneira de orientar e qualificar a audiência.
Parte de uma boa estratégia de marketing requer que você conheça seu consumidor, ou seja, sua persona. Ao entender mais sobre ela, é possível desenvolver uma comunicação adequada, criar produtos que resolvem suas dores e desenvolver um atendimento focado em suas necessidades.
Esse tipo de cuidado contribui para potencializar as vendas e também ajuda a explorar mercados por meio da internet. Utilizar a possibilidade de vender para todo o Brasil, permite que você se proteja em um pequeno nicho e se diferencie pelo atendimento. Isso permite cobrar um bom preço e ainda evita uma grande concorrência.
10. Recorra aos marketplaces
Para quem precisa tornar seu negócio mais conhecido, utilizar o marketplace é uma excelente alternativa para potencializar as vendas. Atualmente, existem diversas oportunidades como Magazine Luiza, Americanas, Submarino, Mercado Livre e Amazon, por exemplo.
Como o marketplace é um site com vários lojistas, você precisa apenas se diferenciar desse tipo de concorrente direto. Dessa forma, é possível captar clientes nesse ambiente e levá-lo para o seu site nas próximas compras.
Conquistar esse tipo de fidelização faz com que a sua loja adote uma estratégia de captação de público nesse grande mercado e, posteriormente, mantenha esses consumidores por meio do seu próprio canal de compras.
Para que esse recurso seja eficiente, alguns cuidados são necessários. Investir em boas fotos e descrições é o primeiro passo para conquistar os consumidores. Além disso, é importante ter um bom atendimento por meio do espaço de comentários e esclarecer as principais dúvidas da audiência.
11. Invista em mídia paga
A publicidade paga ainda é pouco explorada pelos e-commerces. Isso significa que há um baixo custo em relação às estratégias de publicidade tradicional. Diferente do que muitas pessoas acreditam, o tráfego pago não é um substituto do orgânico. Inclusive, essas estratégias são complementares para um planejamento sólido de longo prazo.
Enquanto o trabalho nas redes sociais está associado a um vínculo duradouro com a audiência, o trabalho de tráfego se refere às estratégias focadas no curto prazo. Seja para divulgar promoções ou para captar novos clientes, esse tipo de recurso é especialmente útil para atrair pessoas e converter vendas.
As campanhas de tráfego pago podem ser criadas por um gestor de tráfego ou por alguém que conheça um pouco sobre Google Ads ou Facebook Ads. Ao utilizar essas ferramentas, é possível anunciar para pessoas com o perfil alinhado com o seu cliente ideal, tornando a venda ainda mais provável.
12. Aposte nas redes sociais
Atualmente, é incomum encontrar alguém que não utiliza nenhuma rede social. Dessa forma, uma boa forma de vender mais no e-commerce é apostar em boas estratégias de marketing utilizando essas mídias.
Por exemplo, você pode fazer conteúdos de qualidade ensinando como os produtos que você vende podem solucionar algum problema do seu público-alvo. Ou então, divulgar promoções para aumentar sua taxa de conversão. Outra boa forma de usar as redes sociais é para atender seus clientes e gerar um relacionamento mais próximo.
Por exemplo, é possível abrir caixinhas de perguntas no Instagram para esclarecer as dúvidas que os consumidores têm sobre o e-commerce. Assim, você aumenta seu engajamento e consegue melhorar os resultados do negócio. Portanto, não deixe de aproveitar todo o potencial dessas ferramentas para lucrar ainda mais.
13. Preze pelo tráfego orgânico
É comum as pessoas procurarem por uma solução por meio do Google ou de outros buscadores. Assim, ter boas estratégias para alcançar esses clientes também é uma excelente maneira para melhorar seus resultados e vender mais no e-commerce.
Para isso, é necessário investir em boas técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Por meio desse recurso, é possível posicionar o seu site nos primeiros lugares no Google. Com isso, o número de visitas no e-commerce aumenta e, consequentemente, suas vendas também tendem a ser elevadas.
14. Aproveite datas comemorativas
As datas comemorativas representam uma excelente oportunidade para aumentar as vendas em qualquer nicho. Elas são distribuídas ao longo do ano e, desse modo, você pode aproveitar para garantir a entrada de receitas e melhorar seu fluxo de caixa.
Porém, é necessário entender como aproveitar essas datas para fazer suas vendas explodirem. Por exemplo, vale a pena tematizar o seu site para torná-lo mais atrativo e, desse modo, chamar a atenção dos seus clientes e otimizar seu lucro.
Você também pode fazer campanhas promocionais, investindo em um bom mix de produtos e em estratégias como upsell e crossel. Por meio de boas ações, fica mais simples colher bons frutos desses eventos comemorativos e, desse modo, garantir a sustentabilidade da sua empresa no longo prazo.
Portanto, não deixe de aproveitar nossas dicas para vender mais no e-commerce. Por meio delas, você aumenta a entrada de dinheiro, otimiza seu capital de giro e, consequentemente, pode adotar mais ações que vão ajudar a sua empresa a aumentar os lucros.
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