Você sabe usar o Instagram para negócios? Embora essa rede social seja uma ótima forma de manter contato com amigos e familiares e acompanhar as novidades, ela também é uma poderosa ferramenta para aumentar as suas vendas.

Usar o Instagram de forma profissional é uma ótima forma de ganhar visibilidade no mercado, expandir o nome da sua marca, atrair mais clientes e melhorar a sua lucratividade.

Mas como fazer isso? Se você já utiliza o Instagram para vender, talvez sinta que ainda não está recebendo tanto quanto gostaria. Já se você ainda não está nessa rede social, talvez ainda tenha algumas dúvidas sobre como ela pode ajudar o seu negócio.

Em qualquer um dos casos, não se preocupe! O post de hoje foi feito para ajudar você a aumentar os seus resultados no Instagram. Vamos trazer algumas dicas para aumentar o seu engajamento e as suas vendas nesse canal. Mas antes, vamos ver por que o Instagram é uma boa opção para os pequenos negócios. Vem ler!

Por que usar o Instagram para pequenos negócios?

Normalmente, os pequenos negócios trabalham com um orçamento mais enxuto e têm que tomar cuidado para não investir muito em uma frente que não vai trazer o retorno esperado.

Nesse cenário, as redes sociais em geral e, sobretudo, o Instagram, se apresentam como ótimas alternativas para os pequenos. Afinal, são ferramentas gratuitas para começar a divulgar esses negócios, construir um público fiel e conquistar mais vendas.

Então, mesmo que você tenha pouco para começar no digital, o Instagram ainda oferece muitas opções para o seu negócio crescer nesse meio. Você não precisa ter uma grande estrutura ou um grande investimento inicial. Basta ter bons produtos e um celular para divulgá-los.

Agora, como usar o Instagram para negócios? Essa é uma das principais dúvidas das pequenas empresas que já estão no digital, mas não estão atingindo os resultados desejados, ou das pessoas que desejam começar algo no digital, mas ainda não sabem como fazer isso.

A seguir, trouxemos 4 dicas valiosas para você usar o Instagram para ganhar mais visibilidade, melhorar seus índices de vendas e construir um público fiel, que sempre irá recomendar a sua marca. Confira!

4 dicas para melhorar seus resultados no Instagram

Vem ver como você pode colocar em prática hoje mesmo algumas dicas para melhorar o engajamento nas suas publicações, atrair mais atenção do seu público e fortalecer o seu negócio no digital!

1. Apareça (quase) todos os dias!

Sabe aquela máxima “quem não é visto não é lembrado”? O mesmo podemos aplicar no Instagram! Ter uma boa frequência só traz benefícios: seu público se acostuma (e fica aguardando) as postagens e o algoritmo costuma ajudar quem aparece com uma boa frequência.

Por isso, para construir a sua marca no Instagram, é preciso ter consistências nas publicações. Isso significa que não adianta muito fazer um post por mês, por exemplo, principalmente no começo.

Então, uma dica é criar um cronograma ou um calendário editorial, marcando os dias e o tipo de post a ser publicado na data. Ao mesmo tempo, não adianta publicar todos os dias e não oferecer um conteúdo realmente relevante para a sua audiência.

Se você só conseguir fazer, por exemplo, três publicações por semana, é melhor criar três posts valiosos do que tentar publicar mais vezes e perder em qualidade.  

Além disso, a consistência não se aplica apenas à frequência das publicações, mas também à identidade visual da sua marca. Tudo bem se você não tem esse aspecto muito bem definido ainda. A ideia é testar algumas opções para criar um feed que é a cara do seu negócio e que passe a mensagem para o seu público.

2. Organize o perfil do seu negócio no Instagram

Um perfil organizado no Instagram é agradável para o usuário e contribui para uma melhor experiência dele na sua página. Nesse caso, a dica é utilizar os destaques para organizar as informações.

Supondo que você venda bolos, doces e salgados de festa. Uma boa opção é ter um destaque para cada tipo, criando uma espécie de vitrine online do negócio. Isso ajuda o cliente a se achar dentro do seu perfil.

Afinal, você precisa facilitar o caminho do seu usuário na sua página, ele não quer gastar tempo e energia buscando as informações. Então, elas precisam estar muito claras e acessíveis.

Para criar destaques relevantes para o seu público, é interessante também saber quais as principais dúvidas da sua audiência. Assim, você pode priorizar essas questões na hora de criar os destaques e organizar o seu perfil no Instagram.

Além disso, a bio do seu perfil também tem que ser muito clara para que o cliente entenda de primeira o que você faz. Utilize emojis e mensagens objetivas, que vão direto ao ponto, para dizer sobre o que é o seu Instagram. Se você vende por WhatsApp ou tem uma loja física, deixe essas informações disponíveis na sua bio também.

3. Saiba se seu perfil está indo bem

Acompanhar as métricas do seu Instagram é a melhor forma de validar as suas estratégias na plataforma. Então, não negligencie esse ponto. Algumas métricas para ficar de olho são:

  • visualizações nos stories
  • cliques nos links dos stories
  • curtidas nas postagens
  • quantidade e qualidade dos comentários
  • compartilhamentos
  • salvamento das postagens

A ideia é anotar esses resultados em uma planilha e ir acompanhando as métricas ao longo do tempo. Com isso, você cria um histórico e pode fazer comparativos entre períodos para avaliar se as suas ações estão no Instagram funcionando.

Além disso, essas informações podem ser usadas para impulsionar as suas publicações e criar anúncios para vender mais. Afinal, acompanhando essas métricas, você consegue identificar qual o tipo de post que a sua audiência mais gosta e precisa.

4. Peça para o usuário tomar uma ação

Depois de avaliar qual métrica precisa ser melhorada, é hora de produzir conteúdos focados nesse objetivo.

Se você quer melhorar o índice de salvamento dos posts, a ideia é criar publicações relevantes e pedir para o público salvar a postagem para ver de novo depois.

Mas os posts para salvar devem ser realmente valiosos, com dicas que só o seu perfil daria ou com fotos únicas dos seus produtos, que despertem o desejo do público de comprá-los.  

O importante, então, é, a cada novo post, pedir para o seu público realizar uma ação, como salvar, compartilhar, curtir ou deixar um comentário, dependendo do seu objetivo.

O que você achou do post de hoje? Para mais conteúdos sobre empreendedorismo e vendas, continue acompanhando o nosso blog!