Como você faz a sua gestão de tempo? A gente sabe como o dia a dia de quem tem um negócio é cheio! São milhares de itens para equilibrar: gerenciamento dos colaboradores, controle de estoque, supervisão do atendimento ao cliente, estratégias de vendas e por aí vai!
Pensando nisso, separamos algumas dicas para você gerir melhor o seu tempo e se tornar alguém mais produtivo, sem se estressar. Vem conferir!
Três principais aprendizados de hoje
- Se você tem um negócio, sabe que tem que dar conta de muitas atividades todos os dias. Durante nosso post, vamos trazer algumas dicas para você gerir melhor o seu tempo e otimizar a produtividade. Confira quais são elas: 1) organize as atividades; 2) priorize as tarefas; 3) busque o equilíbrio mental; 4) teste diferentes metodologias de produtividade; 5) apoie-se na tecnologia.
- Para uma gestão de tempo eficiente, primeiro, é necessário anotar todas as tarefas que você precisa fazer e o tempo para cada uma em um único lugar, como uma agenda. Depois, é hora de priorizar o que tem que ser feito. Para decidir o que vem em primeiro lugar, estabeleça alguns critérios, como prazo da tarefa, sua importância e se ela pode ser delegada a alguém. A partir disso, comece pelos itens urgentes e vá descendo na hierarquia que você estabeleceu. O terceiro ponto para melhorar a gestão de tempo é manter a sua saúde mental. Para isso, faça atividades que aliviam a mente e tragam uma sensação de paz e conforto, como exercícios ao ar livre, yoga e meditação. Assim, você se prepara para enfrentar os desafios do negócio com mais clareza.
- Nossa quarta dica é que você teste diferentes técnicas para otimizar sua produtividade e a do seu time. Duas delas são a pomodoro e o Kanban. A primeira trabalha com pequenos ciclos que intercalam 25 minutos de produtividade com pequenos intervalos. Já o Kanban é baseado em um quadro visual que permite identificar o progresso das atividades do time. Por fim, conte com aplicativos focados em controle de horas e gerenciamento de tarefas. Hoje, há opções para monitorar tanto a produtividade individual (Atracker e Rabbiit) como a da equipe (Asana, Monday e Trello). Teste as alternativas e descubra a que funciona melhor para você.
Organize as atividades
O primeiro passo para otimizar a sua gestão de tempo, é saber o que deve ser feito. Então, organize todas as atividades. Para isso, utilize uma agenda física ou online. Inclua nela tudo o que você tem que fazer no dia, na semana e no mês. Coloque também o tempo que será dedicado a cada uma das tarefas.
O ideal é concentrar as atividades em um lugar só, para não se perder. Então, nada de ficar anotando os seus compromissos em papéis espalhados que você nunca mais vai olhar.
É claro que, se você lembrar de algo e não tiver como anotar diretamente na agenda, pode usar um post-it ou o seu celular para fazer anotações. Mas, depois, tente passar esses compromissos para a agenda.
Escrever as atividades que devem ser feitas alivia a mente e abre espaço apenas para a execução do trabalho, sem que você tenha que se preocupar em lembrar de tudo.
Na hora de organizar suas tarefas, separe também um tempo de lazer e com a família. A gestão de tempo no negócio não tem o objetivo de fazer você trabalhar 24 horas por dia sem descanso e dar conta de tudo de uma vez.
Pelo contrário, gerir bem os seus compromissos significa escolher e priorizar o que tem de ser feito dentro do tempo disponível para isso de acordo com o que você estabeleceu.
Priorize as tarefas
Agora que você já sabe tudo o que deve ser feito, é preciso escolher o que vem antes e o que vem depois. Isso significa priorizar as tarefas.
A gente sabe que nem sempre é fácil definir o que é mais importante, mas esse exercício contribui muito para a sua gestão de tempo.
Separe os itens de acordo com a urgência. Alguns critérios que podem te ajudar nessa hora são:
- verificar quais tarefas tem prazo definido
- analisar se alguma atividade pode ser delegada a outro profissional
- entender qual a importância de cada tarefa
A partir disso, você consegue hierarquizar as atividades, separando o que é urgente do que não é. Assim, comece executando as prioridades e, conforme elas forem finalizadas, você pode partir para a próxima atividade.
Priorizar tarefas é uma das formas mais eficientes de gerir o seu tempo para resolver os desafios que o seu negócio apresenta.
Se você tem uma equipe, mostre esse método aos colaboradores para que eles também façam uma gestão eficiente do tempo e saibam estabelecer o que deve ser feito primeiro. Com isso, a produtividade do time tende a aumentar, evitando o retrabalho e atrasos de tarefas urgentes.
Busque o equilíbrio mental
Como a rotina de quem tem uma empresa pode ser bastante estressante, com muitas decisões importantes a serem feitas e riscos sendo tomados o tempo todo, é preciso manter o equilíbrio mental para não se esgotar.
Muitas cobranças, às vezes, atrapalham a produtividade. Então, tenha em mente que você não precisa dar conta de tudo sempre. Por isso que falamos em priorizar tarefas e escolher o que será feito a cada dia.
Além disso, algumas atividades ajudam você a manter a saúde mental, como meditação, exercícios ao ar livre, yoga e leitura. Não é por acaso que sempre vemos matérias contando que donos e donas de negócio pelo mundo praticam essas atividades.
Escolha alguma que te traga conforto e uma sensação de paz para começar. Ter um momento no dia dedicado a olhar para dentro e respirar pode fazer uma grande diferença para a execução de tarefas importantes e que exijam clareza.
Teste diferentes metodologias de produtividade
Você já deve ter ouvido falar da técnica pomodoro, não é? Ela é uma metodologia de produtividade que divide o tempo em pequenos ciclos de intervalos curtos. Então, você passa 25 minutos focando em uma única atividade e 5 minutos em pausa e assim por diante até finalizar a tarefa.
Nos intervalos, você pode aproveitar para ir ao banheiro, tomar um café ou responder uma mensagem, por exemplo. Depois de alguns ciclos completos, o recomendado é fazer um intervalo maior antes de recomeçar a produzir. Assim, sua mente fica descansada e consegue focar 100% nas atividades.
Como a técnica pomodoro, há ainda outras metodologias que contribuem para a produtividade, não apenas individual, como do time. É o caso do Kanban. No geral, ele consiste em montar um quadro com 3 colunas: a fazer, fazendo e feito.
As atividades devem ser dispostas entre essas colunas e, conforme forem executadas, elas avançam no quadro. Esse método é eficiente, porque permite identificar lacunas e pontos de melhoria para as estratégias da empresa.
Além disso, como o Kanban é bastante visual, todo o time consegue saber o progresso de cada projeto e traçar um plano para otimizar os resultados.
O ideal é que você e a sua equipe testem diferentes metodologias de produtividade para entender quais são as que mais funcionam para o negócio.
Apoie-se na tecnologia
Hoje, existem diversos aplicativos que ajudam os empreendedores e empreendedoras a fazer um melhor gerenciamento do seu tempo.
Alguns apps para otimizar a produtividade individual são: Atracker e Rabbiit. Eles permitem categorizar tarefas e cronometrá-las, gerando relatórios a respeito da sua produtividade. Assim, é possível saber onde o seu tempo está sendo gasto e rever prioridades.
Já para auxiliar na gestão de tempo do time, que tal testar apps como Asana, Monday e Trello? Com esses aplicativos, é possível priorizar e delegar tarefas, com a ajuda de quadros visuais semelhantes ao Kanban. Eles também oferecem opções gratuitas que atendem bem às necessidades de gerenciamento de atividades.
E aí, qual dica é a sua preferida para fazer uma gestão mais eficiente do seu tempo?
Obrigada pelo papo e conte com a gente!
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