De acordo com o psicólogo Abraham Maslow, cada pessoa tem uma capacidade limitada de aprendizado por dia. Isso significa que conhecimento é um exercício diário e constante.
Aqui na Stone, acreditamos no poder da educação para nos tornarmos melhores no que fazemos. É por isso que um dos pilares da nossa cultura é investir no desenvolvimento de pessoas, incentivar o crescimento acelerado e dar a oportunidade para cada um trilhar sua jornada.
Quando falamos de conhecimento, nos referimos ao ato de se dedicar a ele. A busca por conhecimento precisa ser algo diário, um hábito e um processo que jamais termina, e demanda uma série de atitudes que devem partir de você.
Mas como é possível potencializar o conhecimento? Investir na melhoria contínua do aprendizado pode transformar sua vida. Não sabe por onde começar? Vem conferir nossas dicas:
1- Onde buscar
Hoje, muito do que adquirimos vem de experiências que vivemos ou ouvimos de outras pessoas. Não se apegue somente aos modelos tradicionais. Além de livros, workshops, palestras, podcasts, aposte em apps que promovem o aprendizado de forma leve, cursos online e conversas com quem pode ampliar sua visão, por exemplo. O importante é buscar conhecimento e aumentar seu repertório.
Na área profissional, dê preferência a oportunidades em organizações que estimulam o conhecimento e o desenvolvimento das pessoas pode ser um excelente incentivo para sua evolução. Antes de se candidatar a uma vaga, verifique se a empresa compartilha do mesmo propósito que você, se oferece benefícios relacionados à educação, promove treinamentos, cursos (presenciais ou online), faz vídeos didáticos ou possui programas de mentoria.
Encontrar um ambiente profissional com uma cultura e um plano de carreira que você se identifique é um ótimo caminho.
2 – Seja um especialista
Um especialista é aquele que possui habilidades, tem domínio e experiência em algum tema. Mas como se tornar essa pessoa?
Em primeiro lugar, descubra sobre qual tema você se interessa e acredite estar mais próximo de se especializar. Ser uma referência em qualquer assunto é uma tarefa contínua de aperfeiçoamento que requer tempo, dedicação, aprendizagem e experiência.
Uma ótima forma de expandir conhecimentos específicos e manter-se atualizado é se conectar em redes sociais voltadas para a temática profissional. Através de uma ferramenta como o LinkedIn, por exemplo, você consegue buscar pessoas que são referências em nichos pelos quais você se interessa e acompanhar informações e vivências que são compartilhados ali.
Quanto mais conteúdo souber, mais você agregará ao assunto e se tornará referência nele.
3 – Você nunca sabe demais
Como o professor Marcelo Gleiser diz: nosso conhecimento sobre o mundo é necessariamente incompleto e isso nos torna ainda mais humanos. Pensando desta forma, expandir seu repertório para assuntos fora da sua área de formação pode te dar liberdade e criatividade para encontrar soluções diversificadas.
Restringir o conhecimento apenas às áreas de interesse ou atuação nos levam ao mesmo lugar que a maioria. É “pensar fora da caixa” que o torna diferente!
Ler e pesquisar sobre vários assuntos, ver filmes de gêneros distintos, ser proativo e curioso são algumas formas de buscar novos caminhos. Mas não é somente isso. Experimentar coisas que nunca fez, praticar exercícios que nunca praticou, até alterar sua rotina, como fazer um caminho diferente para casa ou trabalho, faz com que seu repertório cresça constantemente.
Quanto mais conhecimento e experiências você tiver e conseguir acumular na sua mente, melhor e mais inteligentes serão suas ações e soluções.
Dica: Seja uma pessoa questionadora e curiosa. Procure entender os motivos, resolver problemas e buscar soluções. Questionar vai além do “por que”, é preciso ter conhecimento, experiência e contribuir para a resolução da questão de forma positiva.
4 – Ensine e aprenda com os outros
Ensinar cria um efeito multiplicador e transmitir conhecimento garante discussões mais ricas, além de te ajudar a fixar melhor os pontos principais. Quando você fala em voz alta, explica para alguém, faz anotações, pratica o que foi aprendido e desenvolve a habilidade de formular com suas próprias palavras o que aprendeu.
À medida que o tempo passa esse exercício fica mais fácil de ser executado, o seu pensamento se torna mais ágil e o conteúdo estudado mais fixo na sua mente.
Conforme você ensina, podem aparecer novos questionamentos e ao pensar nas respostas para eles, você ainda se atenta a detalhes que de primeira não teria notado. Além disso, ao ensinar, a dúvida do outro pode ser sobre algo que teria passado despercebido por você num primeiro momento.
Acreditar não saber sobre determinado assunto, não deve ser uma desculpa para não passar adiante o conhecimento que já tem. Você sempre terá mais conhecimento que alguém e vice-versa.
Dica: Criar um grupo de leitura com amigos ou colegas de trabalho é uma ótima forma de promover integração e compartilhar conhecimento. Participar de fóruns e grupos online também são ótimas opções.
5 – Busque melhorar
Se você deixar de estudar um assunto porque já é excelente nele,provavelmente, você pode perder a “fluência”, assim como acontece com os idiomas que não pratica. Hermann Ebbinghaus, definiu esse ato como a curva do esquecimento que aponta que quanto mais o tempo passa, mais nos esquecemos do que foi estudado. Isso porque o nosso cérebro fica sobrecarregado e quando o conteúdo não é revisitado, ele se torna cada vez menos relevante e é descartado permanentemente.
Para não entrar nessa curva, você precisa estimular a memória constantemente para que as informações não sejam esquecidas. Revisar e reforçar esses conteúdos auxiliam na fixação e as mantêm ativas na sua mente. Mas também é preciso colocar em prática, por isso, participar de projetos e pesquisas, fazer freelas, investir na própria formação, fazer parte de grupos temáticos e se manter sempre atualizado, por exemplo, são maneiras de exercitar o que aprendeu.
Excelência é relativa e nada é tão bom que não precise de melhoria contínua. Invista no seu conhecimento, sempre há algo mais para aprender em qualquer momento da vida. Seja para desenvolvimento pessoal ou profissional, o mundo precisa de pessoas motivadas e inovadoras.
Portanto, nunca se acomode e seja protagonista da sua jornada. Se quiser uma ajudinha para isso, acesse nossa biblioteca on-line, a Biblioteca Stone! Lá compartilhamos insights e resumos de livros essenciais para o seu crescimento pessoal e profissional.
O que você achou deste conteúdo?
Obrigado pela sua avaliação