Uma pesquisa publicada pela da RD Station, plataforma digital de marketing e vendas, mostra que 79% dos brasileiros são usuários ativos de redes sociais. O tempo médio por dia de navegação gira em torno de 3 horas e 49 minutos, 53% maior que a média global.

Agora, quando o assunto é compras, um estudo da CupomValido expõe que o Brasil lidera o ranking mundial de crescimento em vendas online registrando um aumento de 22,2% no ano de 2022. De acordo com o estudo, o Brasil possui uma expectativa de crescimento quase duas vezes maior que a média mundial (11,35%).

Nesse sentido, inserir a sua marca no meio digital pode ser a mudança de estratégia que faltava para alavancar as suas vendas em 2023. Pensando nisso, trouxemos no artigo de hoje 5 estratégias de marketing digital para você implementar na sua loja e tornar o seu modelo de negócio um verdadeiro sucesso!

Mas, afinal, o que é o marketing digital?

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet e outros meios digitais, para divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, alcançando seu público alvo.

O objetivo do marketing digital é:

  • Criar visibilidade para sua marca;
  • Atrair tráfego qualificado;
  • Envolver os consumidores;
  • Gerar leads;
  • E finalmente, converter esses leads em clientes.

Lembrando que, antes de criar qualquer tipo de estratégia de marketing digital, é necessário analisar e conhecer o comportamento do seu consumidor. Para se conectar com ele, você precisa saber que tipo de conteúdo o interessa, quem é o potencial comprador de seus serviços ou produtos e qual faixa etária é mais acessível para vender.

Listamos abaixo algumas estratégias para a sua empresa começar a investir hoje mesmo:

1. Redes sociais

Hoje em dia, muitas redes sociais estão disponíveis para ampliar o alcance da sua marca na divulgação de produtos e serviços. Dito isso, ao contrário do que muitos pensam, você sabia que não é necessário estar em todas elas?

Conhecer seu público alvo, identificando quem são os seus clientes ideais e onde eles estão ativos nas mídias sociais, permitirá que você escolha as plataformas certas para direcionar seus esforços. A pesquisa inicial da RD Station diz que mais de 90% dos entrevistados consideram o Instagram a rede social mais relevante atualmente.

Além de entender onde seu público está, defina objetivos claros para as suas estratégias de mídia social. Isso pode incluir aumentar o reconhecimento da marca, gerar leads, impulsionar as vendas ou melhorar o atendimento ao cliente. Ter metas claras ajudará a orientar suas ações e estratégias de comunicação.

Por fim, crie um plano de comunicação que inclua postagens regulares e relevantes para seu público, podendo incluir fotos, vídeos, artigos, infográficos e outros formatos de conteúdo.

Além disso, estabeleça uma voz consistente para construir a sua identidade de marca nas mídias sociais e mantenha um diálogo com os seus consumidores, recebendo críticas abertamente e implementando melhorias para assegurar uma boa experiência de compra aos seus clientes.

2. Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma metodologia que prevê a criação e o compartilhamento de conteúdo altamente relevante para o seu público-alvo. Seguindo essa noção, a sua marca constrói um relacionamento de confiança com o cliente, ganhando credibilidade e possivelmente virando referência no segmento.

O conteúdo produzido através desta metodologia pode ser abrangente, trazendo informações sobre o produto ou serviço e até mesmo o mercado ou segmento de atuação. Desta forma, é possível atrair um público mais qualificado, o que aumenta as chances de conversão em novos clientes.

Para começar, é fundamental conhecer os canais mais utilizados pelo seu público e manter um fluxo constante de compartilhamento de conteúdos!

Estabeleça uma jornada de conteúdo consistente onde os interessados continuem se nutrindo de informações. Prepare essa jornada para que a pessoa tenha um objetivo claro após a imersão no assunto, que pode ser: contratar seu serviço, experimentar seu produto, notar o impacto da sua marca ou até visitar sua loja.

3. Mídia Paga

Assim como observamos na publicidade convencional de anúncios em mídia urbana, na Internet você também pode pagar para que seus anúncios sejam exibidos.

As formas mais comuns de se fazer isso são através de banners em portais de conteúdo, links patrocinados no Google Ads, e anúncios nas redes sociais, em especial através do Facebook Ads (ferramenta também responsável por veicular anúncios no Instagram).

A mídia paga permite que você realize testes de engajamento e conversão com anúncios sem ter que investir um montante alto em um primeiro momento, tornando esta uma ótima alternativa para quem deseja investir em marketing digital.

Ao rodar o seu primeiro anúncio, avalie a resposta do público e realize adaptações constantes para otimizar as publicações e aumentar aos poucos o investimento.

4. E-mail Marketing

Uma boa campanha de e-mail marketing deve contar com listas de e-mail segmentadas, nas quais os clientes são classificados de acordo com seus interesses e características.

Uma das melhores formas para conseguir uma boa lista de e-mails, é através de uma página de captura. Essas páginas, também conhecidas como landing pages, são abas ou páginas online desenvolvidas para cumprir uma única finalidade ou objetivo. Tipicamente, elas levam o usuário a executar uma ação específica, como participar de uma campanha preenchendo um formulário, clicando em um link ou baixando um arquivo!

Através destas estratégias, só quem realmente está interessado no conteúdo da sua marca se inscreverá para receber mais informações sobre os seus produtos e serviços.

Além disso, os resultados de uma campanha de e-mail marketing são mensuráveis a partir do momento que se utiliza uma ferramenta de automação. É possível saber quantos e-mails foram disparados, quantas pessoas receberam, quantas pessoas visualizaram e até quantas pessoas clicaram no conteúdo.

5. SEO (Search Engine Optimization)

É uma estratégia de marketing para otimizar um site e torná-lo mais fácil de ser encontrado pelos buscadores, como o Google, por exemplo.

O uso de palavras-chave para alcançar mais usuários e impactar ainda mais pessoas com o seu conteúdo é uma das estratégias mais eficazes de SEO. Basta entender quais termos os seus clientes mais pesquisam nos sites de buscas e inserir essas palavras nos textos do seu site. O objetivo é demonstrar para os motores de busca a relevância do seu conteúdo e proporcionar aos seus visitantes uma experiência virtual positiva, respondendo suas dúvidas compartilhando informações relevantes.


Quero investir em marketing digital, e agora?

Antes de começar a investir em qualquer estratégia, lembre-se de que é importante compreender quando e por que os clientes estão interagindo, impulsionar a criação de conteúdo mais eficiente para cada perfil e ajustar seu alcance para ter o máximo impacto em vendas.

Ao tomar esses primeiros passos, aprofunde o seu conhecimento nos tópicos acima, e não tenha medo de trabalhar com uma consultoria de marketing digital para evitar investimentos desnecessários em estratégias menos eficientes. Além de poupar seu tempo e recursos financeiros, um parceiro especialista pode te mostrar o caminho das pedras, potencializando ainda mais as suas vendas, em um curto espaço de tempo.

Aqui no Stone Partner Program, queremos ajudar nossos parceiros a criar e potencializar suas estratégias de marketing digital por meio de benefícios, treinamentos e ferramentas especializadas, como a MLabs.

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