Os programas tradicionais de trainee você já conhece: processos feitos por grandes empresas com o objetivo de atrair jovens no fim da graduação ou recém-formados com o objetivo de treiná-los para assumirem grandes projetos, geralmente em um cargo de gerência ou coordenação. É daí que vem o termo trainee, alguém que está em treinamento para algo, normalmente, por um período determinado. Mas se o Recruta é diferente, o que ele é?

Agora que você já sabe o que é um trainee, vamos te explicar melhor o que é o Recruta Stone. Você já viu por aqui que esse é o nosso maior ritual de cultura, e é também o maior processo seletivo da Stone! Para começar, o Recruta não é um cargo, é um reconhecimento. Reconhecimento para quem passou no maior e mais difícil processo seletivo da empresa. E como o objetivo do processo é encontrar os melhores talentos do Brasil, as pessoas que passam já provam logo de cara o seu potencial e têm uma chance maior de assumir grandes projetos. Uma vez Recruta, sempre Recruta, não importa a sua trajetória na Stone.

Mas ser um Recruta não garante que você terá um cargo de gerência ou coordenação garantido. Aqui na Stone Co., acreditamos na meritocracia e, independentemente da forma de ingresso, você só assume uma posição de liderança se atingir resultados acima da média.

O talento pode estar em qualquer lugar

Outro fator que nos diferencia de trainees comuns é a não obrigatoriedade de diploma ou experiência de mercado. No Recruta, ter uma formação superior não é pré-requisito para participar do processo. Para nós, é mais importante conhecermos a sua história, conquistas e motivações, do que o seu currículo. Mas isso não significa que o processo é fácil!

Além disso, outra característica do Recruta é que temos um número ilimitado de vagas. Ao longo dos oito anos de processo, já fizemos 14 edições e contratamos mais de 3500 pessoas que não passaram como recruta, mas tiveram a oportunidade de nos conhecer através dele e foram contratados para vagas específicas.

E depois de entrar na Stone?

O que é o Recruta Stone

Uma novidade recente do Recruta é que os candidatos são contratados ainda na metade do processo. Eles são convidados a participar de uma etapa de imersão na empresa por cerca de seis semanas. O objetivo é que eles vivenciem e entreguem projetos reais e sejam avaliados na prática.

Nessa etapa, buscamos entender o momento de vida de cada candidato e adaptamos o regime de contratação e as expectativas de entregas para cada caso. Se a pessoa não tem formação acadêmica ou já se formou, seu contrato é de CLT. Mas, se ela ainda está em formação, o contrato pode ser de estágio.

No fim do processo, os novos Recrutas passam pelo que chamamos de onboarding. Nesse momento, eles são alocados em projetos de alto impacto para a empresa - e já conseguem mostrar na prática o porquê de terem passado no nosso maior ritual -, além de ter a oportunidade de conhecer outras áreas da Stone e conversar com as nossas principais lideranças.

O grande objetivo dessa etapa é que os Recrutas façam entregas importantes para a empresa, ao mesmo tempo que entram diretamente em contato com nosso time, nossa cultura e os nossos desafios

Outro ponto que também consideramos muito importante para auxiliar no desenvolvimento dos Recrutas é a mentoria com um de nossos líderes durante todo esse período. Além disso, os Recrutas têm direito a fazer parte da Comunidade dos Recrutas. Por meio dela, oferecemos uma série de ações com o objetivo de promover trocas que incentivem o aprendizado dos Recrutas e a integração entre eles ao longo dos seus desafios diários.

Mais que um processo seletivo

O Recruta é mais que um processo seletivo, é uma jornada de desenvolvimento. Ao longo de cada etapa, estimulamos a busca pelo autodesenvolvimento por meio de ferramentas de autoconhecimento e de conteúdos valiosos. Além disso, incentivamos essa busca, sugerindo livros que nos ajudaram a construir o que somos hoje.

Desde a primeira edição do Recruta em 2014, aproveitamos as etapas mais avançadas do processo para treinar as pessoas do nosso time em Recrutamento, Seleção e Cultura. Isso acontece porque queremos sempre trazer gente melhor do que a gente para elevar a barra do time e garantir cada vez mais excelência nas nossas entregas. Por este motivo, o Recruta se tornou o ritual de cultura mais importante da Stone!

E agora, já sabe nos diferenciar de um processo tradicional? Para nós, transformar o mercado inclui cuidar dos nossos candidatos como cuidamos dos nossos clientes: valorizando suas histórias e oferecendo meios que os tornem versões melhores de si mesmos. Se identificou? Então, corre no nosso site e faça sua inscrição para a próxima edição!

Não perca essa chance. Estamos te esperamos!