Você deve ter sentido o aumento de preços no Brasil. Mas por que isso aconteceu? E como os pequenos negócios podem lidar com essa situação? Não há uma resposta única para essas perguntas. No caso da primeira, alguns fatores impactam esse aumento, como a inflação e a desvalorização do real.

Já para ajudar as pequenas empresas, algumas dicas podem ajudar, como fechar parcerias, negociar com fornecedores e falar com os clientes. Pensando nisso, neste post, vamos explicar um pouco mais por que o aumento de preços aconteceu e como você pode contornar essa situação de forma prática na sua empresa, para não desequilibrar as suas finanças. Quer saber mais sobre o assunto? Então, vem ler!

Aumento de preços: qual a explicação?

Não há uma única explicação para o aumento de preços visto no Brasil nos últimos tempos. Um conjunto de fatores pesou para que isso acontecesse.

Um dos motivos para o aumento de preços no Brasil é a alta da inflação, medida por um indicador chamado IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). O ano de 2021 viu a inflação mais alta dos últimos seis anos no Brasil, de 10,06%. Isso impacta diretamente o preço de bens e serviços, como alimentos, aluguel, transportes, educação, hospitais, entre outros.

Um segundo motivo para o aumento de preços é a desvalorização do real. Em 2021, o dólar atingiu 7,47% de alta em comparação com o real, chegando à marca de pouco mais de R$5,57. Isso significa que todos os produtos importados, pagos em dólar, ficaram mais caros, impactando o preço final dos itens vendidos no país. Além disso, itens cotados em dólar, como soja, milho, combustível e gás também tiveram um aumento de preço, sentido no bolso dos brasileiros.

Mas, diante dessa situação, o que os pequenos negócios podem fazer para driblar o aumento de preços e manter as finanças da empresa saudáveis? É o que vamos ver a seguir. Confira!

Como lidar com o aumento de preços?

Separamos 3 dicas para você lidar com o aumento de preços no seu negócio e não desequilibrar suas finanças!

Estabeleça parcerias

As parcerias de negócio são sempre uma boa pedida, ainda mais quando estamos falando em enfrentar situações de crise. Para encontrar empresas parceiras, busque por aquelas que compartilham os mesmos valores que você e que tenham um público-alvo interessante para o seu negócio.

Fechando a parceria, vocês podem pensar em estratégias de marketing e vendas criativas para driblar o momento e aumentar a receita. Afinal, as parcerias ajudam a alcançar um público mais amplo, o que, consequentemente, aumenta as suas chances de vender para mais pessoas e engordar o caixa.

Avalie as possibilidades e levante o nome de algumas marcas que você gostaria de ter como parceiras. Depois, entre em contato com os responsáveis, apresente-se, apresente a sua empresa e marque uma conversa para falar mais sobre a proposta de parceria. Essa estratégia precisa ser vantajosa para ambos os lados, então, é fundamental ouvir o que o possível parceiro tem a dizer. Exercitando a escuta durante a conversa, vocês podem descobrir afinidades e ter ideias realmente inovadoras para as suas empresas.

Faça boas negociações

Se as parcerias de negócios são importantes, o mesmo vale para o relacionamento com os seus fornecedores. Eles também podem ser verdadeiros parceiros nesse momento. Negocie preços e condições com esses fornecedores para equilibrar suas finanças.

Para aumentar suas chances de sucesso durante o processo de negociação, planeje-se com antecedência para propor as condições aos seus fornecedores. Quanto antes você conversar com eles, melhor. Afinal, eles também conseguem se planejar.

Vocês podem, por exemplo, combinar preços mais em conta para o seu negócio e prazos de entrega mais longos. Assim, o seu fornecedor gasta menos com o envio dos produtos e você reduz os custos com matéria-prima. Mas, para isso, é preciso repensar a logística de fornecimento antes, para que um maior prazo de entrega não prejudique as operações da sua empresa.

Comunique os clientes com antecedência

Se você avaliar que é necessário aumentar o preço dos seus produtos para compensar os seus gastos mensais, isso precisa ser feito com cuidado para não afastar os clientes. Para um relacionamento mais transparente com os seus consumidores, busque comunicar as mudanças com antecedência.

Para os clientes mais fiéis ou para aqueles que estão comprando pela primeira vez na sua loja, você pode estabelecer algumas políticas de desconto, a fim de diminuir o impacto do aumento de preços no bolso dos consumidores.

O importante é manter um bom relacionamento com os clientes, para não perdê-los, ainda mais nesse momento de aumento de preços. Nesse sentido, vale investir em oferecer experiências melhores aos consumidores e ouvir o que eles precisam nesse momento.

Mas, independentemente de qual estratégia você adotar, tudo precisa ser planejado e avaliado. Veja o quanto você precisa aumentar os preços, quais produtos podem sofrer esse aumento e qual o impacto que isso gera para sua empresa.

Planejar-se é fundamental. E, no próximo tópico, explicamos o porquê!

Quais são os benefícios de agir imediatamente?

Agir imediatamente sobre o aumento de preços para proteger as suas finanças é importante para não arrastar uma situação que pode ser prejudicial para o seu negócio.

Embora a queda ou a alta dos preços não dependa de você, se a sua empresa está sendo impactada por isso, é preciso tomar algumas medidas. Nesse sentido, planejar-se para enfrentar a situação com resiliência é uma saída para melhorar os resultados do negócio.

Adotando as dicas do tópico anterior, você tem ferramentas para aumentar suas vendas e negociar os preços das matérias-primas utilizadas nos seus produtos. Isso pode contribuir para equilibrar o seu fluxo de caixa, mesmo com o aumento de preços. Teste algumas estratégias e anote os aprendizados. Agir agora é importante para aprender a agir no futuro, em outras situações de crise.

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Até a próxima!