Com a chegada e a disseminação do Coronavírus no Brasil, os pequenos negócios ficaram mais focados em trazer soluções inovadoras para superar a crise. Uma delas é estabelecer parcerias com outras empresas para estimular a solidariedade entre os líderes e colher os benefícios de atingir e atrair novos clientes para todos os interessados.

Estamos passando por um momento delicado para os empreendedores iniciantes, que precisam lidar com a crise decorrente da pandemia. Por isso, as parcerias são uma forma de ajudá-los a se manter ativos e a retomar os lucros. Muitas ações ainda podem ser feitas em conjunto, como produção de conteúdos ricos, lives nas redes sociais, promoções, descontos e sorteios.

Fazer parcerias com outros pequenos negócios pode ser bastante vantajoso para a sua empresa porque aumenta a lucratividade e possibilita a troca de experiências positivas. Ao longo do post, vamos falar dos benefícios que essa estratégia traz para você, como visibilidade de marca, ampliação da carteira de clientes, relacionamentos duradouros e aplicação de ideias inovadoras.

Gostaria de saber um pouco mais sobre esse assunto? Continue a leitura e aproveite as nossas dicas!

Qual a importância de formar boas parcerias?

A parceria entre pequenos negócios permite que as habilidades dos gestores sejam desenvolvidas de acordo com as suas necessidades. A estratégia traz economia e facilita a execução eficiente de projetos, já que competências e especialidades diferentes podem ser reunidas em favor de ambos.

Encontrar um bom parceiro também favorece a expansão das atividades e a criação de novas soluções para o mercado. As parcerias são importantes por possibilitar o compartilhamento de conhecimentos sem que haja custos adicionais. Afinal, a comunicação entre os parceiros elimina a necessidade de cursos para o aperfeiçoamento profissional.

Quais são os tipos de parcerias mais relevantes?

Existem dois tipos de parcerias que são relevantes para pequenos negócios. A parceria de marca é uma espécie de união entre empresas para a criação de ofertas de valor que servem para a base de clientes conjunta. Já a parceria de produto ou serviço refere-se ao uso de conhecimentos e recursos para a construção de uma novidade.

Descubra como formar parcerias de sucesso

O sucesso de um negócio pode depender da formação de boas parcerias que melhorem as relações comerciais. Parceiros bem-sucedidos geralmente são aqueles que conseguem somar qualidades, unir forças e trazer oportunidades exclusivas para o público. Adiante, forneceremos algumas dicas para encontrar bons parceiros que agreguem valor ao seu empreendimento!

Busque parceiros complementares

Escolha parceiros com base na mensagem que o negócio deles transmite para a sociedade. As parcerias funcionam melhor se os gestores têm pensamentos parecidos e se as atividades das empresas se complementam. Analise com calma as soluções ofertadas pelo outro empreendedor para se certificar de que não haverá concorrência.

Alinhe expectativas

Avalie quais são os objetivos do parceiro ao estabelecer a relação e revele a ele as suas metas para alinhar as expectativas. Os negócios têm mais chances de gerar bons frutos se os gestores fizerem um bom planejamento conjunto para a busca de resultados favoráveis. Defina os efeitos esperados e reflita sobre as necessidades das empresas.

Tenha tudo esclarecido

Seja sempre honesto na atuação e esclareça todos os pontos desde o início do relacionamento. A honestidade é um aspecto de grande relevância para a formação de parcerias promissoras. A ética deve ser um dos pilares da relação, para evitar que um dos parceiros seja prejudicado e o outro perca a sua credibilidade.

Confira dicas importantes na hora de fechar parcerias

O primeiro passo para trabalhar em parceria com outros negócios é traçar metas e estratégias para alcançar os seus objetivos em comum. Para isso, você e seu parceiro devem pensar no que pretendem com as ações em conjunto e no tipo de público que querem conquistar. Veja a seguir outras ideias interessantes para desenvolver o seu negócio!

Procure obter benefícios para todos

Pense em como beneficiar os dois lados envolvidos. Não foque apenas nos benefícios que a parceria pode trazer para o seu negócio, pois é preciso olhar também para os objetivos da outra empresa. Ainda, pense em como você pode contribuir para fortalecer a marca do seu parceiro e em como melhorar os resultados dele para que se mantenha motivado.

Busque alternativas

Em tempos de crise, os pequenos negócios precisam buscar alternativas para preservar a saúde da empresa. Você já pensou em estabelecer parcerias com outros pequenos? Essa é uma ótima opção para superar momentos difíceis, encontrar apoio e ampliar o seu público.

Crie ações conjuntas

Estabelecer parcerias nada mais é do que criar ações em conjunto com outras empresas. Essas ações podem ser de marketing ou vendas, por exemplo, e visam oferecer um conteúdo ou promover um produto para um público compartilhado, tanto para os seus seguidores e clientes quanto para os dos seus parceiros.

Por exemplo, você faz doces e costumava vender trufas em uma loja física. Então, por que não propor uma parceria com um restaurante que está no Rappi ou no iFood?

Assim, o restaurante incluiria suas trufas no cardápio disponível no app e, depois, repassaria uma parte do valor das vendas da trufa para você. Essa é uma forma simples e eficiente de trabalhar, que oferece ganhos para os dois lados.

Trace metas e estratégias claras

O que vocês querem alcançar com essa parceria? Ao responder isso, é possível definir melhor as ações a serem realizadas. Por exemplo, se o público de vocês quer saber mais sobre como vender online para ter uma renda extra, vale montar uma live sobre o assunto.

Por isso, é válido uma pesquisa prévia para entender as necessidades do momento e montar ações de marketing e vendas em conjunto e adequadas ao cenário atual. Mantenha o foco nas necessidades dos clientes dos dois negócios e seja criativo para conquistar o público.

Invista em marketing digital

Uma excelente oportunidade para os empreendedores no mundo dos negócios é o marketing digital. Produza conteúdos em conjunto com seu parceiro e publique artigos, e-books, vídeos e posts em redes sociais e no blog para atrair novos clientes e fidelizar os antigos.

Faça entrevistas nas lives do Instagram de cada marca e fale sobre as estratégias de negócio para alcançar as metas. Ainda, conte como vocês estão adaptando os processos da empresa e como tem sido a experiência de trabalhar em equipe. Aceite a divulgação recíproca nas redes sociais e a repostagem de conteúdos.

Ofereça promoções e descontos

A técnica de oferecer promoções com os produtos dos dois, como kits e vouchers pode melhorar os resultados de forma significante. Divulgue descontos para clientes em comum, por exemplo, o cliente compra um batom e ganha 15% de desconto no produto da outra marca.

Realize sorteios que levem o cliente a comprar um produto com você e a participar de um sorteio promovido pelo seu parceiro. Essa é uma maneira interessante de levar o público a conhecer e se familiarizar com ambos os negócios.

Entenda os principais benefícios das parcerias

As parcerias são sempre bem-vindas para promover a sua marca. Mas, em momentos de crise, elas são ainda mais importantes para favorecer os pequenos negócios e dar suporte às suas ações futuras. Separamos algumas vantagens de adotar essa ideia. Confira todas elas e lute para conquistá-las!

Visibilidade

Quando a sua marca aparece vinculada à outra, você atinge um novo público. Com isso, mais gente acaba conhecendo aquilo que você faz. Se as pessoas gostarem do seu negócio, vão começar a seguir as suas publicações nas redes sociais e a comentar sobre os seus produtos e serviços.

Caso você e seu parceiro façam uma live no Instagram, por exemplo, o público dele entrará em contato com a sua marca e pode se tornar consumidor do seu produto. Assim, você amplia a visibilidade da sua empresa, pois atinge um público maior.

Por isso, é importante também escolher seus parceiros analisando se o público deles tem a ver com aquilo que você vende. Por exemplo, se o seu produto é uma papinha caseira, faria sentido estabelecer uma parceria com uma livraria de livros infantis.

Ampliação da carteira de clientes

A parceria exige estratégias e objetivos determinados. Um deles deve ser ampliar sua carteira de clientes. Se você expande a visibilidade da sua marca, aumenta suas chances de trazer novos clientes para o seu negócio e as possibilidades de ter maior lucro.

Afinal, mais pessoas vão conhecê-lo e, se o seu parceiro tem um público interessante para você, as pessoas certas vão entrar em contato com a sua marca. Isso já é um grande passo para conquistar novos clientes sem ter que investir grandes somas em dinheiro.

Ajuda ao pequeno negócio

Como falamos no início do post, a ajuda mútua entre as pessoas e as pequenas empresas é de grande valia para os empreendimentos. Quando você oferece um espaço nas suas redes sociais ou no seu site para um pequeno negócio, passa a fazer parte de um movimento maior de solidariedade para ajudar os pequenos.

Essa ajuda é fundamental para que as empresas se mantenham ativas no mercado até a crise acabar e favorece a retomada da economia. A cooperação entre negócios tem se mostrado uma estratégia bastante positiva para empreendedores iniciantes, para quem deseja consolidar a sua marca e para aqueles que querem ganhar credibilidade.

Relações duradouras

Uma parceria que você estabelece agora pode render anos de relacionamento com a outra empresa. Assim, vocês podem pensar em ações ainda mais eficientes para fortalecer a marca de ambos no decorrer do tempo.

Isso porque, quanto mais tempo de relação, mais vocês vão saber o que funciona e o que não funciona para o público, podendo definir as estratégias mais certeiras e que vão trazer os melhores resultados. A busca por parceiras também facilita a formação de sociedades futuras para ampliar o alcance da marca.

Inovação

Quando você monta ações em conjunto, entra em contato com outras ideias, outros modelos de negócio e perfis de empreendedor. Isso pode trazer ideias relevantes para você aplicar na sua empresa, além da possibilidade de criar soluções inovadoras em que, sozinho, talvez você não pensasse. Afinal, duas cabeças pensam melhor do que uma, não é?

Pense em como cada um pode colaborar com o negócio do outro. Compartilhe informações sobre os seus clientes e dados relevantes para ações mais eficientes para os dois lados. Não vale só pensar em quais benefícios a sua empresa vai tirar dessa relação.

Enfim, agora você já sabe por que é necessário transformar parcerias em novas oportunidades e por que a solidariedade deve guiar as suas ações. Lembre-se: as parcerias de agora podem também ser as parcerias do futuro. Por isso, invista em ações em conjunto para ultrapassar a crise e fortalecer o pequeno negócio.

A Stone estabelece uma relação de parceria com seus clientes, trazendo as melhores soluções financeiras do mercado pro seu negócio! Vem descobrir suas taxas personalizadas e como podemos te ajudar a crescer mais.