Sabia que, com a Stone, agora você pode receber pagamentos pelo WhatsApp? Essa é mais uma ferramenta para aumentar suas vendas e melhorar o relacionamento com o seu cliente.

O pagamento no WhatsApp é um recurso habilitado pelo Meta Pay e que está disponível para os clientes Stone desde o dia 7 de junho. Como o app é muito utilizado no Brasil, o pagamento no WhatsApp acaba se tornando um poderoso canal de vendas para o empreendedor brasileiro.

No post de hoje, vamos explicar o que é o pagamento no WhatsApp, como você pode habilitar esse recurso para a sua loja on-line e como gerar pedidos para receber pelo app e aumentar suas vendas. Vem ler!

O que é o pagamento no WhatsApp?

O pagamento no WhatsApp foi criado pela Meta Pay, com o objetivo de facilitar as compras dos consumidores e ajudar os pequenos negócios a vender mais. Tudo isso utilizando o WhatsApp como plataforma de pagamento. A ideia é que os clientes consigam realizar suas compras sem sair da plataforma, agilizando o processo.

Na prática, depois que o cliente realiza o pagamento no WhatsApp, o valor da venda é enviado diretamente para a Stone. Isso significa que você consegue gerenciar todas as suas vendas de maneira integrada e centralizada, a partir do nosso aplicativo.

Como funciona o pagamento do WhatsApp?

Agora que você já entendeu o que é o pagamento do WhatsApp, vamos trazer algumas dicas para você utilizar essa ferramenta e aproveitar todos os benefícios que ela traz para o seu negócio!

Como se cadastrar para receber pela Stone

O primeiro passo é se cadastrar para receber pela Stone por meio do WhatsApp. Mas não se preocupe, porque habilitar esse modelo de pagamento é bem simples. Vamos explicar o passo a passo para você se cadastrar diretamente no WhatsApp Business:

  1. Entre no WhatsApp Business e clique em "..."
  2. Em seguida, selecione o botão "Pedidos"
  3. Em "Adicionar parceiro de pagamentos", selecione a "Stone"
  4. Digite o seu CPF ou CNPJ e confirme suas informações

Pronto! Agora, você pode começar a receber suas vendas diretamente pelo WhatsApp. Vale lembrar que você só precisa fazer essa integração uma única vez, sem se preocupar em repetir o processo toda vez que receber um pagamento pelo aplicativo.

Você pode criar um catálogo com todos os seus produtos ou serviços dentro do WhatsApp para facilitar suas vendas e profissionalizar o seu negócio on-line. Para isso, siga este passo a passo:

  1. Acesse "Mais opções > Configurações > Ferramentas comerciais > Catálogo"
  2. Clique em "Adicionar Item" para incluir um produto ou serviço
  3. Clique em "Adicionar imagens"
  4. Acesse a sua Galeria ou a sua Câmera para incluir as imagens
  5. Inclua as informações sobre o produto (nome, preço, descrição, link, código)
  6. Clique em "Salvar"

Uma vez que as imagens forem aprovadas pelo WhatsApp, os produtos e serviços vão aparecer no seu catálogo. Assim, seu cliente poderá consultá-lo e pedir os itens desejados.

Como enviar o primeiro pedido

O próximo passo para receber um pagamento diretamente pelo WhatsApp é enviar um pedido a um cliente. Para isso, siga este passo a passo:

  1. Toque em 📎 (anexos) na conversa e selecione "Pedidos"
  2. Para criar um pedido, clique em "Adicionar item"
  3. Adicione um produto ou serviço do seu catálogo, ou um item personalizado
  4. Clique em "Enviar pedido"

Pronto! Com isso, o seu cliente vai receber o link para realizar o pagamento do pedido sem sair do WhatsApp. Assim que o pagamento for concluído, você receberá uma notificação automática.

Como cancelar uma venda

Com o WhatsApp, também é possível cancelar uma venda, se for necessário. Para isso, você deve acessar o aplicativo da Stone, localizar a venda e seguir o cancelamento da mesma forma que faz um cancelamento de venda pela maquininha.

Se você quer aproveitar todos os benefícios do pagamento no WhatsApp para o seu negócio, não deixe de conhecer essa ferramenta!