Você já pensou no impacto que a produtividade em vendas pode ter na sua empresa? Esse é um fator que é muito ignorado por alguns gestores, mas que impacta diretamente a habilidade de um negócio conseguir atingir as suas metas. Quanto mais o time de vendas é produtivo, maiores serão as chances de ele conseguir converter leads.

O investimento em produtividade em vendas, em outras palavras, é estratégico. Ele permite que a empresa alcance um número maior de leads sem comprometer a qualidade do trabalho executado em seu tratamento. Afinal de contas, é importante manter padrões de desempenho e eficiência mesmo quando há mais atividades sendo feitas em menos tempo.

Para te ajudar a otimizar os padrões de produtividade em vendas, preparamos o texto a seguir. Continue a leitura e veja como garantir que as equipes sempre consigam lidar com as suas demandas com qualidade!

Como o setor de vendas pode ajudar o negócio a lucrar mais?

O setor de vendas é um dos mais relevantes entre aqueles que ajudam uma marca a ter lucros. Ele é responsável por identificar leads em potencial e trabalhá-los para que eles se convertam em clientes. Desse modo, a empresa pode manter a sua lucratividade em alta sem que seja necessário realizar um grande gasto com marketing.

Portanto, o time de vendas precisa ser tratado com um carinho especial, para que as suas rotinas sempre estejam em alto nível de qualidade. As equipes desse setor muitas vezes são o primeiro contato que alguém terá com o negócio após receber uma peça de marketing. Diante disso, qualquer erro que acontecer nesse momento influenciará diretamente todo o relacionamento da pessoa com a marca no médio e longo prazo.

Como potencializar a produtividade do time de vendas?

Para ter ganhos na sua produtividade em vendas, alguns cuidados precisam ser tomados pela equipe. Eles ajudarão o time a otimizar a sua rotina e, ao mesmo tempo, manter a qualidade do tratamento de leads, sem que isso comprometa a competitividade e a capacidade operacional dos profissionais da área. Confira como fazer isso a seguir!

1. Tenha uma agenda

A agenda é a maior aliada dos profissionais de vendas. Ela ajuda o trabalhador a organizar a sua rotina e, ao mesmo tempo, reduz a chance de algum atraso ocorrer. Como todas as atividades diárias estarão organizadas e centralizadas em um único local, a sua verificação será mais precisa e ágil.

O ideal é que o time de vendas tenha uma agenda online, que possa ser integrada com tablets, smartphones e computadores. As principais soluções do mercado podem ser integradas a aplicativos e fornecem recursos para ajudar os times a organizarem atividades, como reuniões, de maneira colaborativa. Além disso, facilitam a personalização de alertas e o convite de outras pessoas, maximizando a capacidade de manter o seu dia a dia bem organizado.

2. Priorize leads com maior potencial

O time de marketing tem como meta sempre direcionar leads de alto potencial para a equipe de vendas. Mas, infelizmente, nem sempre é possível identificar leads ruins durante o processo de captação. Nessa hora, o time de vendas deve estar atento para não perder tempo ou produtividade com pessoas que não atendem ao perfil desejado pelo negócio.

O trabalho prolongado com um lead ruim deve ser evitado não só pelo seu impacto na produtividade em vendas, mas também pelo potencial que ele terá em prejudicar a credibilidade da marca diante do mercado. Afinal, mesmo que a equipe de vendas consiga fechar negócio, é pouco provável que o novo consumidor fique satisfeito com o que for entregue.

Portanto, instrua o time de vendas a ter o foco necessário para validar o potencial de leads com rapidez e garantir que os de maior potencial sejam priorizados. Esse é o caso dos consumidores com dores que podem ser atendidas pela marca por meio dos seus produtos e serviços. Quando eles fecharem negócio, a sua satisfação sempre será maximizada.

3. Faça uma boa gestão dos e-mails

Os e-mails são uma das principais ferramentas de comunicação do ambiente corporativo. Eles podem ser utilizados para agendar reuniões, organizar projetos e confirmar informações. Mas, ao mesmo tempo que essa versatilidade ajuda a equipe a ter uma ferramenta de trabalho que se adapta a várias situações, ela também pode causar um grande impacto na produtividade dos times.

Muitas pessoas sabem como isso funciona. O fluxo de e-mails, se excessivo, pode rapidamente se tornar um problema para a empresa, com pessoas gastando um tempo muito maior do que o adequado para a resposta e a leitura de mensagens não urgentes. Portanto, saber gerir o e-mail é uma ótima forma de ganhar produtividade em vendas.

Isso pode ser feito a partir de medidas muito simples. A criação de filtros de mensagens e a realização de pausas controladas para a leitura da caixa de entrada são duas das mais efetivas. Elas melhoram o tempo gasto com as mensagens e ajudam os times a só priorizarem os e-mails que envolvam assuntos urgentes.

4. Tenha metas

Metas são um grande mecanismo de gestão. Elas dão a base para as equipes entenderem o que a empresa demanda dos seus profissionais e quando as entregas devem ocorrer. Desse modo, os times podem ser organizar para sempre se manterem dentro das expectativas existentes.

Metas efetivas se adaptam às demandas do negócio e são moldadas de acordo com o perfil dos times. Isso garante que cada objetivo poderá ser alcançado sem colocar a competitividade da empresa em risco. Ainda, facilitam a identificação de problemas e a sua correção.

5. Adote ferramentas de vendas modernas

O uso da tecnologia deve ser priorizado no ambiente corporativo. A TI pode auxiliar profissionais a se manterem integrados e, ao mesmo tempo, com um fluxo de trabalho com alto nível de automação. Com isso, a empresa pode maximizar a sua produtividade, evitar erros e reduzir custos.

Na área de vendas, a TI ajuda equipes a organizarem melhor os seus dados e a terem uma comunicação mais efetiva com possíveis clientes. Além disso, permite que informações se tornem mais acessíveis e que reuniões possam ser realizadas em qualquer lugar. Por isso, não deixe de tratar a tecnologia como a sua parceira!

6. Utilize dados a seu favor

Ferramentas de Big Data e Business Intelligence estão mudando radicalmente a forma como empresas resolvem os seus problemas e conseguem otimizar as suas atividades. Elas aprimoram os processos de análise de informações e facilitam a identificação de tendências e de espaços para melhoria. Com isso, os times conseguem avaliar de maneira inteligente o que deve ser feito ou replicado.

7. Treine a equipe

O treinamento de equipes é uma prática que precisa ser incorporada no fluxo de trabalho de qualquer empresa. Eles são adotados para que as equipes possam atualizar as suas atividades, corrigir processos feitos de maneira inadequada e alinhar conhecimentos. Assim, o negócio consegue manter o seu padrão de qualidade e produtividade de maneira contínua no médio e longo prazo.

Por que é preciso ficar atento ao pós-vendas?

Entre as rotinas de vendas, uma das mais importantes no médio e longo prazo é o pós-vendas. Esse é o momento em que o negócio trabalha para tirar dúvidas de clientes, solucionar problemas e garantir que eles fiquem fidelizados à marca. Assim, será possível criar vendas no futuro sem precisar realizar o mesmo investimento feito durante as etapas de captação.

O pós-vendas, em outras palavras, ajuda o negócio a ter clientes que se mantêm engajados nas ações da marca mesmo após comprarem os seus produtos. Eles poderão divulgar o seu negócio para outras pessoas de maneira orgânica, por exemplo, e não migrar para a concorrência caso alguma falha ocorra. Nesse sentido, os cuidados com o pós-vendas podem envolver ações como:

  • realizar pesquisas de satisfação para avaliar se aconteceram problemas na entrega dos produtos;
  • otimizar o serviço de entregas para que ele tenha pouca ou nenhuma falha;
  • capacitar a equipe de suporte para que ela sempre consiga encontrar boas soluções para as demandas existentes.

Toda empresa busca vender produtos e serviços no nível máximo da sua capacidade operacional. Quando isso ocorre, o time de vendas está em uma situação em que ele consegue converter leads em consumidores em uma quantidade grande o bastante para que o time de gestão de estoque não tenha que se preocupar com o longo armazenamento de itens. Ao mesmo tempo, haverá a certeza de que a marca está com um bom nível de competitividade e estratégias de marketing funcionais.

Nesse sentido, um dos caminhos para otimizar os níveis de produtividade é garantindo que os times sejam produtivos. Quando há uma boa produtividade em vendas, as equipes podem captar um número maior de leads e, consequentemente, converter mais pessoas. Portanto, não deixe de investir nas nossas dicas para garantir que a sua equipe sempre saiba aproveitar ao máximo o tempo disponível em sua rotina.

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