A fraude no cartão de crédito é cada vez mais recorrente no comércio eletrônico. Ela se refere a toda forma de crime que utiliza indevidamente os dados financeiros do titular por meio desse tipo de pagamento Segundo dados do Mapa da Fraude, em 2021, o Brasil registrou 69 mil tentativas de fraude em vendas diretas. Por mais que você tome cuidado, o seu negócio pode ser vítima desse tipo de crime.

Em geral, os criminosos fazem compras em nome da vítima, que se endivida sem ter adquirido nenhum produto. Por outro lado, o empreendedor também é prejudicado, pois fica com a sua imagem comprometida, além de levar à perda de clientes e ter que pagar uma taxa adicional à operadora. Por isso, é importante proteger o seu negócio com ferramentas adequadas e adotar boas práticas.

Neste artigo, vamos mostrar os tipos mais comuns de fraude em cartões de crédito e como você pode proteger o seu negócio deles. Continue a leitura para saber mais!

Quais são os principais tipos de fraude no cartão de crédito?

Há diversos tipos de fraude que envolvem o cartão de crédito. Veja, a seguir, algumas das mais recorrentes e como elas funcionam.

Chargeback

O chargeback – ou “estorno”, em tradução livre – acontece quando o titular do cartão verifica o extrato do cartão e identifica uma transação que não reconhece como sua, efetuando uma reclamação junto à operadora do cartão de crédito.

Se o emissor do cartão entender que o titular não realizou a compra e a transação foi efetuada com um cartão roubado, ou se o produto não foi recebido, o valor da transação é reembolsado. Nesse caso, é cobrada uma taxa adicional do comerciante.

Troca de máquina

Essa fraude se refere à adaptação de PIN PAD, ou seja, da máquina utilizada para efetivar as operações com uso de senha. Embora os dispositivos que usam assinaturas digitais sejam seguros, ainda assim, há possibilidades de realizar alterações para desviar os valores recebidos. Dessa forma, o valor da compra é encaminhado para a conta dos golpistas.

Clonagem

Apesar de ter diminuído no Brasil, o crime de clonagem ainda é comum. Em geral, envolve skimmers, conhecidos como “chupa-cabras”. Eles são pequenos dispositivos eletrônicos inseridos em leitoras de cartões para roubar os dados dos clientes. A clonagem também pode ocorrer no ambiente virtual, no qual os dados podem ser roubados para usos indevidos.

Ligações de roubo de dados

Essa fraude acontece quando criminosos entram em contato, passando-se por um negócio ou um banco, e solicitam uma suposta confirmação de dados sensíveis, como o número do cartão de crédito e código de segurança. Com essas informações, eles conseguem realizar compras pela Internet.

Geradores de números de cartão

Os criminosos utilizam uma ferramenta que produz diversas combinações numéricas, até obter determinada numeração que seja equivalente à de um cartão de crédito real. Dessa forma, eles efetuam diversas compras.

Como proteger o negócio das fraudes em cartões de crédito?

Sabemos que os criminosos criam meios de fraudar na mesma velocidade em que novas formas de proteção surgem. Mas há algumas medidas que podem ser adotadas para inibir essas ações fraudulentas e proteger tanto o seu negócio quanto os seus clientes. A seguir, veja algumas das principais ações.

Invista em tecnologia

Os sistemas de automação financeira inibem golpes por exigirem a confirmação dos dados, evitando a ocorrência de chargebacks. Isso é possível por meio da conciliação financeira. Com a integração dos pagamentos recebidos, fica muito mais fácil analisar os valores.

Faça análise de crédito

Os cancelamentos são algumas das principais fraudes de cartão de crédito. Por isso, é importante investigar a reputação do cliente. Para isso, você deve utilizar ferramentas especializadas que permitam:

  • consulta do histórico do consumidor;
  • verificação de anotações no órgão de proteção ao crédito;
  • análise de documentos;
  • limite de comprometimento financeiro que a pessoa pode ter (score);
  • conferência do status na Receita Federal, no caso de Pessoa Jurídica.

Atualize o banco de dados

O banco de dados com as informações dos clientes é fundamental para garantir uma boa análise do perfil do cliente. Mas não basta ter as informações estáticas, elas devem ser atualizadas, já que o score do cliente muda, assim como o seu comportamento, dependendo da situação que ele pode passar.

Exemplo dessas mudanças no perfil é quando ocorre uma perda de emprego, podendo gerar inadimplência em seus compromissos financeiros. Nesse caso, mesmo que ele tenha um histórico de bom pagador, é conveniente evitar as vendas a prazo.

Além disso, o banco de dados atualizado evita as fraudes no cartão de crédito. Dessa forma, você deve utilizá-lo no momento das vendas, conferindo os dados do cartão e outras informações do consumidor para garantir a veracidade.

Conte com um negócio especializado

Uma dica muito valiosa é buscar parcerias qualificadas em soluções antifraude, pois conseguem entender o contexto de cada caso e mapear as ações criminosas em seus detalhes.

Os negócios que trabalham com sistemas antifraude são eficazes, pois contam com sistemas robustos e tecnologia de ponta, como a Inteligência Artificial (IA) e o Machine Learning (aprendizado de máquina), entre outras.

Oriente os seus clientes

Os criminosos costumam atacar primeiro as pessoas físicas, já que eles necessitam de dados pessoais e dos cartões de crédito para cometer a maioria dos tipos de fraudes. Dessa forma, você deve orientar claramente os seus clientes sobre:

  • busca por fontes confiáveis de informação (não clicar em links duvidosos);
  • manter os sistemas de antivírus atualizados;
  • não compartilhar dados;
  • utilizar apenas senhas fortes.

Quais são os benefícios de proteger o negócio contra a fraude no cartão de crédito?

A segurança e comodidade de acesso para o consumidor são fatores fundamentais para que o seu negócio ganhe visibilidade e se torne uma referência de mercado em seu segmento.

Por isso, é importante considerar que prevenir as fraudes com medidas como as que comentamos é também a melhor maneira de proteger o seu próprio empreendimento e promover um acesso seguro para obter maior lucro e rentabilidade.

Como você pôde verificar, há diversos tipos de fraude no cartão de crédito, mas também há várias medidas para proteger o seu negócio, evitando esse tipo de crime. Ao aplicar ações de prevenção, como as que apontamos em nossas dicas, você conseguirá proporcionar mais segurança ao seu empreendimento e melhorar a experiência dos seus clientes.

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